Entenda mais sobre o perfil do contador do século XXI:
A primeira imagem que vêm a cabeça das pessoas quando mencionam um profissional de contabilidade é alguém que trabalha diretamente com diversos papéis, fazendo o imposto de renda e lidando com as tributações e burocracias de alguma empresa. Mas você deve mudar essa visão, pois essa imagem já se tornou obsoleta.
O contador do século XXI tem enfrentado diversas mudanças em seu mercado por conta dos avanços da tecnologia que ajudaram a diminuir o trabalho manual e até mesmo a quantidade de papelada que o contador lidava todos os dias.
Hoje em dia, você pode encontrar um profissional focado no dinamismo e fazendo o possível para melhorar a produtividade da empresa em que trabalha, mas jamais deixando de ser importante para o mercado, já que nenhum profissional é mais eficiente para lidar com as burocracias do dia a dia do que o contador.
Neste texto, você pode conferir um pouco mais sobre o perfil do contador do século XXI e como essas mudanças tem acompanhado os avanços do mundo atual.
O PERFIL CONTADOR DO SÉCULO XXI
Para se tornar um contador, é necessário cursar ciências contábeis, isso permanece da mesma forma. Mas o processo para ser um profissional contábil que sabe como lidar com o mundo atual, exige um pouco mais conhecimento.
Com a chegada dos avanços tecnológicos, a profissão como sempre a conhecemos está enfrentando suas mudanças e readequações, o que é ótimo para quem está iniciando nela agora e aprendendo diretamente conforme as transformações ocorrem mas o profissional que está nesse ramo a anos, está enfrentando algumas dificuldade de adaptação.
Por isso, você entenderá sobre o perfil do contador atual e saber o que mudou:
Atendimento focado no cliente
Com mudanças inovadoras, os empresários também buscam por soluções inovadoras para manter a saúde de sua empresa e isso influencia diretamente no contador responsável pelo negócio. A relação entre contador e empreendedor tem que se estreitar cada vez mais, garantindo a proximidade entre eles para que essas soluções sejam efetivas.
Ao mesmo tempo que o contador deve conhecer sobre os avanços da tecnologia, ele deve estar alinhado com as necessidades de seus clientes.
Atenção ao big data
Para que o desempenho das funções estratégicas seja cada vez mais efetivo, o contador precisa ter em mente o que é big data.
Os dados que estão a disposição de diversas empresas é extremamente vasto e não é necessário entender de programação para lidar com eles, mas é importante saber como e onde eles devem ser usados para que o plano estratégico das empresas estejam sempre em dia. Todo conhecimento é válido.
Conhecimento nunca é demais
O contador do século XXI foca muito no aprendizado e busca sempre estar atualizado nos mais diversos conhecimentos. Para que isso ocorra, é sempre importante buscar por cursos que invistam na sua formação e que acrescentem informações valiosas para seu currículo.
Conclusão
O perfil do contador do século XXI é dinâmico e focado em entender como ele pode ajudar nas burocracias de seu cliente, oferecendo sempre soluções viáveis e inovadoras. Com os avanços tecnológicos, os profissionais do mercado contábil precisaram se readequar a diversas transformações mas jamais deixarão de ser essenciais na rotina das empresas.
Entendeu mais sobre o perfil do contador atual? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!