Contador Tradicional x Contador Digital: Entenda as diferenças

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Contador Tradicional x Contador Digital: Qual modelo devo utilizar? Conheça as principais diferenças

A automação é assunto recorrente em diversos mercados, inclusive na contabilidade. E as mudanças no setor influenciam você que é empreendedor. Um dos exemplos é o formato que o serviço do contador tem sido oferecido. Atualmente o mercado oferece o serviço do contador tradicional e também do chamado contador digital.

O assunto pode até te fazer pensar: Como assim existem dois tipos de contabilidade? A verdade é que assim como muitos setores da sociedade se transformaram com a tecnologia, chegou a vez da contabilidade também passar por esse processo de transformação. O que é muito bom para o consumidor desse serviço, porque os processos estão mais ágeis. Vamos entender primeiro o que é o contador tradicional e o que é o digital! Confira:

Quem é o Contador Tradicional?

O contador tradicional é o profissional que auxilia seu cliente na emissão de guias, folhas de pagamento, gerando relatórios como Balanço Patrimonial, o demonstrativo de resultado do exercício e dando o suporte necessário para a empresa cumprir as exigências perante a lei e manter suas atividades em dia.

Quem é o Contador Digital?

E o contador digital exerce a mesma função, mas de maneira digital. A maior diferença é que o empreendedor é mais ativo nessa modalidade. Através de uma plataforma online ele adiciona as informações sobre a empresa, como movimentação financeira e o sistema gera os relatórios e guias automaticamente.

Diferenças entre o Contador Tradicional x Contador Digital:

Ação do empreendedor

A primeira diferença é a ação do empreendedor. No caso do contador tradicional a empresa pode ter seu sistema próprio e enviar as informações ao contador. Documentos como Notas Fiscais de compra e venda, holerites, Recibos e guias pagas devem ser encaminhados ao profissional. E o contador se encarrega de lançar as informações em seu sistema e gerar as guias e relatórios.

Já no caso do contador digital é o próprio empreendedor que faz esses lançamentos na plataforma contratada. Não tem nenhuma grande dificuldade, até porque os sistemas são cada vez mais intuitivos, mas também não pode ser feito de qualquer maneira. Então se você optar por essa modalidade garanta que a pessoa que vá fazer o lançamento seja realmente responsável, para evitar possíveis erros e prejuízos. Um número a mais ou a menos pode trazer grandes problemas.

Atendimento

A segunda diferença que podemos destacar é com relação ao atendimento. Em geral, a diferença é a seguinte: o contador tradicional acompanha a sua empresa, então se você tiver alguma dúvida ele vai saber responder com base na sua realidade. Portanto, é considerado um atendimento personalizado. A desvantagem é que ele oferece esse serviço a outros empreendedores também e pode ser que ele não te dê uma resposta imediata, mas o contato via telefone, e-mail e visita ao escritório estão dentro das possibilidades.

Em compensação, o atendimento do contador digital é mais ágil. A dúvida que você tiver ele já te responde, mas acontece apenas online, não tem contato com o profissional contábil e nem um acompanhamento mais próximo da sua realidade. Algumas empresas até oferecem o contato mais humanizado em casos específicos, mas em geral as dúvidas são tiradas através da plataforma mesmo.

Valor

Agora vamos à terceira diferença, o valor! Essa diferença ficou por último pois muitos empreendedores tomam suas decisões com base no valor enquanto que é mais adequado fazer escolhas de acordo com a sua necessidade. Claro, que se a necessidade se enquadrar no serviço com melhor preço é muito vantajoso e o empreendedor economiza nas suas despesas.

No caso, o grande atrativo da contabilidade digital é o valor mais acessível se comparado com a contabilidade tradicional. Dependendo do seu faturamento este também pode ser um fator decisivo na sua escolha. Não é possível afirmar que um atendimento é melhor do que o outro. Depende da sua empresa e da necessidade dela. Mas conhecendo o seu empreendimento e tendo consciência sobre os dois formatos você é capaz de acertar na escolha.


E aí, você utiliza qual modelo: Contador Tradicional x Contador Digital? Qual você prefere atender ou ser atendido? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário