Skip to content

Cronograma de pagamento de impostos e obrigações

O que você verá neste artigo:

Entenda o cronograma de pagamento para evitar pagar multas e taxas:

Ao abrir uma empresa, o empreendedor passa a ter obrigações específicas, não apenas com relação aos colaboradores, mas também fiscais e tributárias. Mesmo com o auxílio de um contador, as guias para pagamento pode confundir muita gente, e perder os prazos de recolhimento é sinônimo de prejuízo, afinal os tributos são recalculados com acréscimo de multa e juros.

Para facilitar o seu planejamento, fizemos um cronograma de pagamento para não perder nenhum vencimento. No caso tomamos como referência uma empresa que é optante do Simples Nacional. Confira!

Cronograma de pagamento

FGTS –  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O início do mês começa com o pagamento dos colaboradores que deve ser realizado até o quinto dia útil do mês. No dia 7 vence o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que é uma espécie de depósito que a empresa faz para o funcionário contratado no regime CLT.

Nesse caso, se o dia 7 corresponder a sábado ou domingo, o imposto deve ser pago antes, na sexta-feira, por exemplo. Se deixar para pagar no próximo dia útil, que seria na segunda-feira, a guia é considerada vencida e teria que ser recalculada com multa e juros.

DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional

No dia 20 acontece o vencimento do DAS, que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O Simples Nacional é um dos regimes tributários existentes do Brasil e tem esse nome pois reúne em uma única guia o recolhimento de oito impostos, que são:

  • Imposto sobre Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)
  • Contribuição para o PIS/Pasep
  • Contribuição Patronal Previdenciário (CPP)
  • Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestação de Serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS)
  • Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza (ISS).

A guia do DAS vence no dia 20, mas se o vencimento cair no final de semana ou feriado, o pagamento é prorrogado e pode ser feito no próximo dia útil.

GPS – Guia da Previdência Social

O dia 20 também é o último dia para o pagamento do GPS (Guia da Previdência Social), em caso de finais de semana o pagamento deve ser antecipado. E por último há a DARF comum (Documentação de Arrecadação de Receitas Federais), também vencendo no dia 20, que pode corresponder a alguns tributos, entre eles o Imposto de Renda pela sua fonte pagadora.

Outros Impostos

Além dos impostos pagos mensalmente, há alguns vencimentos que são anuais, como a Contribuição Sindical que pode ser recolhida até o dia 30 de abril. O pagamento da contribuição não é mais obrigatória e fica por opção do colaborador. Se ele quiser fazer a contribuição é descontado um dia de trabalho do mês de março e o valor é repassado aos sindicatos.

cronograma de pagamento

Sabendo de cada uma das datas limites para o pagamento o empreendedor pode planejar como e quando serão pagos cada um deles. Uma dica é não deixar para o último dia! Uma cópia de todos os comprovantes pagos devem ser encaminhada ao contador todos os meses e uma outra você pode guardar caso seja necessário no futuro. Esteja sempre atento ao seu cronograma de pagamento!


Entendeu como funciona o cronograma de pagamentos? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *