6 dicas para você praticar a cultura de inovação no seu escritório contábil

 em Contabilidade, Gestão e Produtividade

A tecnologia automatiza processos repetitivos e transforma o profissional da contabilidade em um consultor estratégico no aperfeiçoamento da gestão. Ela não visa substituir o trabalho do auditor fiscal ou do contador e auxilia na prática da cultura de inovação.

O contador não precisa ter receio de ser substituído por um software de gestão. No entanto, se o profissional quiser atender as mudanças pelas quais a profissão passa, é preciso estar em constante atualização. Afinal, nesta transição de papéis, sai de cena o contador estritamente focado em produzir relatórios, digitar documentos e fazer fechamento.

Essas mudanças tendem a favorecer a nova geração de contadores que estão entrando ou já entraram no mercado. Colocar essa geração em serviços operacionais, repetitivos, e que podem ser facilmente substituídos por um software de gestão é matar a motivação desta equipe. Sem estímulos para desenvolver um trabalho eficiente, esses jovens partem em busca de novos desafios.

Imagem da inovação tecnológica que ajuda na cultura de inovação do escritório de contabilidade

6 DICAS PARA VOCÊ PRATICAR A CULTURA DE INOVAÇÃO NO SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL

Com o constante avanço da tecnologia e a chegada de uma nova geração de startups ao mercado, muitos empresários começaram a procurar uma forma de aproveitar as ferramentas disponíveis para transformar modelos de negócios tradicionais em ambientes que atendam às necessidades do cliente.

Alguns escritórios de contabilidade reconhecem que não acompanham essa evolução do mercado e que isso pode sim prejudicar a lucratividade do negócio.

Não é surpresa que os clientes esperam mais de seus contadores hoje, e apegar-se ao passado pode fazer com que seu escritório se torne irrelevante no futuro. Porém, criar uma cultura de inovação nem sempre é fácil.

Confira as dicas para que você consiga praticar a cultura de inovação na sua empresa:

1 – Crie um ambiente favorável

Inovar não é apenas ofertar novas tipos de serviço. É repensar como você organiza as atividades do seu escritório. Clientes e colaboradores devem ficar confortáveis para compartilhar ideias. A equipe que se sente livre para contribuir é mais produtiva e criativa.

2 – Gratifique ações inovadoras

As maiores inovações vêm de equipes que são recompensadas pelo seu esforço. Por isso, crie um programa de incentivo à inovação.

3 – Incentive a parceria entre os departamentos

Realize treinamentos conjuntos com as equipes de todos os departamentos e incentive que colaboradores de diferentes áreas, formações e habilidades trabalhem juntos na solução de falhas. Adotar atividades de inclusão entre as equipes também pode ser um passo importante para a criação de uma cultura inovadora.

4 – Intensifique processos

O sistema tributário brasileiro é muito complicado e exige uma série de obrigações que tomam muito tempo. Para contornar essa barreira, reúna uma força tarefa com especialistas de todas as áreas do seu escritório, identificando e eliminando processos desnecessários ou desatualizados. Para isso, escolha um bom sistema que otimize os processos em seu escritório.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

5 – Ajuste o relacionamento com o seu cliente

Use a tecnologia para evitar que seus clientes se tornem difíceis no seu processo de inovação. Isso pode acontecer quando eles não enviam as informações necessárias no prazo certo ou enviam de forma incompleta.

Se possível, desloque um funcionário para trabalhar por um período no escritório do cliente, crie um canal de comunicação digital ágil e efetivo, invista em pesquisas de satisfação e realize reuniões periódicas.

6 – Agregue valor aos produtos

Se antigamente o contador tinha um perfil totalmente operacional, hoje ele precisa atuar como um consultor de negócios. Portanto, não ofereça apenas números e guias de pagamento: pergunte constantemente aos seus clientes o que eles querem e encontre meios de ajudá-los a atingir suas metas.

Fonte: Blog Mastermaq


Cada vez mais empreendedores estão reconhecendo o valor da inovação em escritório de contabilidade, tornando isso um ponto fundamental da cultura do negócio.

E aí, está preparado para praticar a cultura de inovação no seu escritório de contabilidade? Ficou com alguma dúvida? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem que mostra contadores se enquandrando na certificação digital para MEIs