Entenda a DCTFWeb, declaração que substituirá a GFIP

Entenda a DCTFWeb, nova obrigação que agora é obrigatória a diversas empresas!

A partir da próxima segunda feira (27) estará disponível e será obrigatória a nova (DCTFWeb). Esta é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos. Se trata de uma nova declaração que irá substituir a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP).

Você conhece essa obrigação? Já ouviu falar na DCTFWeb? Se a resposta for negativa, confira essa matéria que preparamos para que você não tenha preocupações! Nesse artigo, você entenderá:

  • O que é a DCTFWeb;
  • Quem precisa declarar;
  • Qual o prazo para declarar;
  • Como declarar.

O que é a DCTFWeb?

Trata-se de uma obrigação tributária acessória, no qual o contribuinte irá confessar os débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros.

É também o nome do sistema do governo utilizado para editar e enviar a declaração, gerar as guias de pagamento, importar informações de compensação, parcelamentos, guiar de arrecadação pagas, entre outros.

Quem precisa declarar

Todas as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016 precisam entregar a declaração. Além disso, aquelas que optaram por aderir antecipadamente ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – o eSocial – também estão inclusas nessa obrigação. O site da Thomson Reuters afirmou que: “Conforme disposto no art. 2º da Instrução Normativa RFB nº 1787, de 7 de fevereiro de 2018, deverão apresentar a DCTFWeb:

  • Pessoas jurídicas que prestam e que contratam serviços realizados mediante cessão de mão de obra;
  • Pessoas jurídicas responsáveis pela retenção da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Pessoas jurídicas optantes pelo recolhimento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB);
  • Produtor rural pessoa jurídica e agroindústria quando sujeitos a contribuição previdenciária substitutiva sobre a receita bruta proveniente da comercialização da produção rural;
  • Empresa ou entidade patrocinadora que tenha destinado recursos a associação desportiva que mantenha equipe de futebol profissional a título de patrocínio, licenciamento de uso de marcas e símbolos, publicidade, propaganda e transmissão de espetáculos desportivos;
  • Pessoas jurídicas e físicas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais haja retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), por si ou como representantes de terceiros.
  • Os consórcios, quando realizarem, em nome próprio a contratação de trabalhador segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), a aquisição de produção rural de produtor rural pessoa física, o patrocínio de equipe de futebol profissional, a contratação de empresa para prestação de serviço sujeito à retenção;
  • Os fundos especiais criados no âmbito de quaisquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios bem como dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas, quando dotados de personalidade jurídica sob a forma de autarquia;
  • E mais! Confira a lista completa aqui.

Qual o prazo para declarar?

O prazo de entrega da DCTFWeb é até o dia 15 do mês seguinte ao período de apuração (competência). Como o dia 15 de setembro não é dia útil, a declaração deverá ser transmitida até o dia 14/9.

Como declarar?

A DCTFWeb é gerada, por sistema próprio do governo, a partir de dados no eSocial e na EFD-REINF. O contribuinte deverá encerrar as escriturações e, uma vez transmitidas as respectivas apurações, a DCTFWeb ficará disponível no portal do Centro Virtual de Atendimento da Secretaria da Receita Federal do Brasil (e-CAC) da Receita Federal.

A partir daí, será possível visualizar a declaração, fazer vinculações de créditos, transmiti-la e emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) correspondente.

Se você ficou com alguma dúvida, consulte o manual de Orientação da DCTFWeb. Disponível em: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/DCTFWeb


E aí, já está preparado para a DCTFWeb? Como sua empresa lida com as questões tributárias, declarações e obrigações? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta