Skip to content

Listamos 5 dicas de atendimento ao cliente

O que você verá neste artigo:

As dicas de atendimento ao cliente são essenciais para promover um bom relacionamento e fidelizar os consumidores. Entenda!

Especialistas indicam que um cliente insatisfeito é capaz de contar sua experiência para no mínimo 11 pessoas. A história de insatisfação se espalha como um vírus e para conter a impacto negativo, a empresa terá que investir mais recursos financeiros em marketing.

Segundo Kotler, uma empresa investe de 5 a 7 vezes mais para conquistar um novo cliente do que para manter um. Por isso, é interessante que a empresa mantenha atenção em como está se relacionando com os seus consumidores.

Pensando em ajudar no processo de promover um relacionamento mais eficiente com os consumidores, decidimos compartilhar algumas dicas para atendimento ao cliente. Confira!

1. Conheça o perfil do seu cliente

Um dos pilares de uma comunicação eficiente é entender com quem se faça. Exemplificando: imagine que o seu cliente tem um perfil acadêmico. Você acha que realmente seria adequado falar com ele em uma linguagem completamente informal?

Entendeu a importância de conhecer o perfil do consumidor? É essencial compreender com que se fala para conseguir adaptar a postura e linguagem no atendimento.

A ideia é que o cliente se sinta confortável e totalmente compreendido durante o atendimento, pois isso cria uma proximidade e mais chances de um bom relacionamento.

2. Entenda as dores de quem procura sua empresa

Você realmente sabe os motivos que levam as pessoas a procurarem seus produtos/serviços? Caso não, saiba que esta informação é primordial para conseguir promover um bom atendimento.

Quando a empresa entende realmente quais são as dores se seus clientes, ela consegue resolver os problemas deles com mais agilidade. Além disso, terá um poder de convencimento muito mais eficiente.

3. Desenvolva uma política de atendimento ao cliente

A política de atendimento será como um guia no qual todos os colaboradores deverão seguir. A partir disso, a empresa conseguirá definir estratégias para um bom atendimento.

O documento ainda deve estabelecer o tipo de linguagem que o atendente deve usar, o que é admitido na conversa e o que não é. Tudo isso é importante para que haja uma padronização. Assim o cliente receberá o mesmo atendimento com todos os colaboradores.

4. Invista em marketing de relacionamento

Mais do que clientes, uma marca precisa de advogados. Eles são clientes fidelizados e que promovem a marca de maneira orgânica (gratuita). Só que para conquistar isso somente oferecer um bom atendimento inicial não basta.

A empresa precisará investir em marketing de relacionamento. O setor desenvolverá estratégias para que o cliente mantenha uma proximidade maior com a marca e tenha uma experiência realmente encantadora.

O principal objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes fidelizem com a marca e se tornem advogados. Sendo assim, é um setor indispensável em qualquer empresa.

5. Tenha um CRM

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Com ele, a empresa conseguirá desenvolver um banco de dados detalhados sobre a o cliente e ainda terá maior controle sobre a interação dele com a marca.

Com o CRM, há a centralização das informações. Desta forma, o negócio conseguirá obter mais informações sobre o seu cliente. Os dados são essenciais para entendê-lo e conseguir promover um bom relacionamento.

Agora que você já conhece as dicas de atendimento ao cliente, o que acha de entender como um CRM pode ser essencial em sua estratégia de negócio? Leia nosso artigo!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!