Skip to content

Dois caminhos para conquistar novos clientes de Contabilidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Acompanhe comigo e entenda como, através da escolha entre os caminhos, é possível trazer os clientes mais adequados para seu escritório de contabilidade.

Imagine que você tenha duas estradas que te levam ao mesmo destino: a conquista de novos clientes. Ambas as estradas te levam para o mesmo destino, mas são bem diferentes.

A primeira estrada já está pronta, está totalmente pavimentada com todas as faixas e sinalizações de velocidade, projetada por engenheiros de primeira linha, com telefones para socorro e até mesmo guinchos preparados para trechos curtos até um local seguro.

Já a segunda estrada, você terá que criar desde o desmatamento, passando pela pavimentação, tomando todos os cuidados com as faixas e sinalizações de velocidade, num primeiro momento sem telefones e guinchos.

Em um primeiro momento, a primeira estrada parece claramente a melhor opção. Afinal, já está pronta e não é necessário investir tempo ou recursos em sua construção, e as duas levam ao mesmo destino de qualquer forma.

Mas se a estrada pronta é tão boa assim, porque ainda estamos considerando a que precisa ser construída?

Pois é, aqui é onde eu entro para te explicar as peculiaridades de cada uma.

Aqui está a grande diferença: a primeira estrada tem os famosos pedágios onde você precisará pagar sempre que desejar trafegar por ela, a cada trecho você precisará pagar um valor. Temos estradas com muitos pedágios e, quanto maior a distância, maior o valor desembolsado. Isso, no Marketing Digital, chamamos de Ads. São os anúncios pagos em plataformas como Google, Facebook e outras mídias.

Ao optar por construir a sua própria estrada você arcaria com os custos da construção mas, após o término, ela seria inteiramente sua. Você não teria a necessidade de pagar pelo pedágio ao trafegar, uma vez que você mesmo construiu toda a sua estrutura da melhor forma para você, e aqui podemos fazer uma analogia com o chamado Tráfego Orgânico.

Independente do canal, seja Google, Facebook, Youtube ou Instagram, você precisa criar conteúdo para trazer audiência para o canal escolhido. Esse conteúdo é o caminho que te guiará ao destino almejado. 

Ao construir a sua própria estrada, a qualidade do seu asfalto está totalmente conectada à qualidade do seu conteúdo. Quanto melhor o seu conteúdo, melhor fica a estrada para você trafegar e mais rápido você vai chegar no seu destino, pois um excelente asfalto te proporciona mais desempenho.

Veja que as duas opções são boas e viáveis, cada uma com a sua característica.

Se você precisa chegar rápido no seu destino, vai precisar trafegar sob as condições de quem construiu e pagar pedágio até construir a sua própria estrada. Se você tem pressa para chegar no tão sonhado destino, mas não tem dinheiro para pagar o pedágio, vai precisar de mais tempo e terá que se dedicar pessoalmente para construir a sua própria estrada.

Aqui vai uma grande sacada que fizemos nos meus escritórios de contabilidade

Nós optamos por alguns anos trafegar sempre pelas estradas com pedágios, pois precisávamos chegar rapidamente no destino, a captação de clientes.

Por que essa foi a nossa primeira opção? 

Entendemos na época que não tínhamos muito tempo para construir nossa própria estrada, e nosso tempo sempre era absurdamente mais caro do que o próprio pedágio naquela época. Fizemos uma análise de investimentos e tomamos a nossa decisão, e na minha opinião foi a mais correta na época.

Num segundo momento, após termos conquistado muitos clientes rapidamente, optamos por construir nossa própria estrada. Porém, como tínhamos recursos financeiros derivados da receita que geramos com esses clientes, optamos por contratar os melhores engenheiros para construir uma estrada com muita qualidade, propiciando assim uma velocidade excelente para chegarmos cada vez mais rápido aos nossos destinos: os futuros clientes.

Veja também: como criar um plano de Marketing para seu escritório de contabilidade.

A conclusão aqui é que não há uma estrada melhor do que a outra. São estradas com características diferentes, porém com foco no mesmo destino. A sua melhor opção pode ser trafegar pelas duas estradas, assim como fazemos hoje. 

Vale lembrar que:

  • A sua própria estrada precisará sempre de manutenção, e ainda assim será mais barato do que os pedágios;
  • No caso da opção pelas estradas prontas, você não controla o preço dos pedágios. Prepare-se, pois poderá ter surpresas durante a sua viagem,
  • A escolha da melhor estrada será sempre uma definição estratégica do seu escritório de Contabilidade. 

Pense nisso que eu falei, escolha a sua estrada e tenha uma excelente viagem até o seu destino.

Conheça o Podcast do Contador CEO, onde divulgo semanalmente um episódio com dicas para seu escritório de contabilidade!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário