fbpx

Contabilidade Internacional – O que é e como isso pode te ajudar

 em Contabilidade

Você sabe o que é contabilidade internacional? Continue lendo:

O conceito de contabilidade internacional foi criada em 1973, em meio a uma reunião com cerca de dez países que se preocupavam com a padronização de procedimentos contábeis. Até 2001, mais países se juntaram a essa padronização que trouxe benefícios para o universo contábil.

A contabilidade internacional é uma lei composta de normas que tem como objetivo alinhar a linguagem contábil, fazendo com que essa padronização funcione para que órgãos governamentais de todo lugar do mundo entendam o que está sendo discutido.

O que são IFRS e IASB e porque são importantes para a Contabilidade Internacional?

O IFRS (International Financial Reporting Standard) são as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros e tem como intuito principal trazer a transparência aos contadores e mercados pelo mundo.  Essas normas ajudam nas definições de ações que devem ser seguidas para que o reconhecimento, mensuração e divulgação de informações econômicas sejam efetivas.

Já o IASB (International Accounting Standard Board) é o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade criado em 1973. É uma fundação independente sem fins lucrativos que tem como objetivo de publicar de maneira independente um novo padrão de normas contábeis internacionais que seja aceita mundialmente. Esse Conselho é responsável não somente pela publicação mas também pela revisão e atualização do padrão internacional de um relatório financeiro contábil.

Tanto o conselho quanto as normas são parâmetros que devem ser seguidos em empresas de acordo com a validade das normas estabelecidas.

Qual a importância da Contabilidade Internacional?

Com a globalização do mundo dos negócios é sempre importante pensar que a transparência que sua empresa passa é importante e que isso pode ajudar até mesmo no seu posicionamento de mercado. Mesmo que sua empresa possua um capital fechado, é sempre bom pensar que se adequar a contabilidade internacional é muito importante, pois é possível atender a diversas exigências de mercado melhorando tanto o crescimento quanto sua atuação no mercado.

Quando esse conceito é aplicado a pequenas empresas, o foco é justamente a construção de elementos que deixem a realidade financeira daquela empresa transparecer, além do mais, a sigla do IFRS traz um efeito muito positivo na avaliação realizadas pelas instituições financeiras.

A contabilidade internacional também agrega muito valor ao nome da empresa, pois muita vezes além de ajudar a posicionar o contador no mercado, ajuda a diferenciar seu serviço, pois estão alinhadas com a linguagem nacional e internacional e isso significa que podem atender as determinações de agentes interessados, do mercado e claro, de investidores.

A contabilidade internacional na formação acadêmica

Essa mudança de normas ainda é recente para instituições de ensino superior, ou seja, esse conteúdo é relativamente novo nos cursos de graduações de Ciências Contábeis, mas ainda sim, é de suma importância que o bacharel saiba o que significa e como ela pode ser aplicada no dia a dia de seu âmbito profissional.

Além disso, a dica é sempre estar atualizado dos principais temas contábeis e reunir o maior número de informações seja em livros ou materiais que expliquem de uma maneira aprofundada sobre o tema, para que seja totalmente efetivo quando exercer a profissão.


Conseguiu entender tudo sobre Contabilidade Internacional e como ela faz diferença na sua empresa? Comente e fique sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

tabelas de balanço patrimonial