Entenda os prazos do MEI – saiba como e quando declarar

 em Contabilidade

Entenda quais são os prazos do MEI e quando você deve declarar:

A Declaração Anual do Microempreendedor Individual – Sistema de Recolhimento em Valores Fixo Mensais de Tributos do Simples Nacional, conhecido como DASN-MEI, é uma declaração que deve ser feita anualmente pelo MEI e que pode ser feita online.

Apesar de ser um termo um pouco complicado, a declaração é bem simples de ser feita e pode sempre contar com a ajuda de um contador para garantir que as informações expressas sejam declaradas corretamente.

A DASN-MEI é uma declaração que informa qual foi o faturamento obtido no ano anterior. O MEI, apesar de não ter muitas obrigações, possui essa que essencial.

Os prazos do MEI

O prazo para entregar a declaração é até o dia 31 de Maio as 23:59 informando o faturamento do dia 02/01 ao dia 31/05 do ano vigente.

A declaração deve conter a Receita Bruta Anual do ano anterior, o que foi apurado na venda de mercadorias ou serviços. Com essas informações, deve-se somar todos os valores que estão no Relatório Mensal de Receita Bruta.

Após essa data, ocorre a incidência de multa com valor mínimo de R$50,00. Caso o pagamento seja realizado em até 30 dias, a multa pode ser reduzida em 50%, totalizando R$25,00.

Outro prazo que o MEI deve ficar atento mensalmente é ao preenchimento da guia do FGTS e informações à previdência social (GFIP) até o dia 7.

Caso tenha interesse em saber mais detalhadamente como declarar a DASN-MEI, o nosso Ebook “Descomplicando o MEI” pode ajudar com um passo de como subir essas informações no site.

Banner do Ebook que contém um passo a passo dos prazos do MEI

Ficar atento a esses prazos é muito importante para que nenhuma burocracia atrapalhe o desenvolvimento do seu empreendimento e por isso, é importante também conta com a ajuda de um contador, para que ele cuide das informações que você deve expressar.


Consegui entender como os prazos do MEI funciona e como isso é importante para o MEI? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

curiosidades da contabilidadeempresas de contabilidade