Skip to content

Estratégias de Negócios: especialista compartilha insights direto da Columbia University

O que você verá neste artigo:

O comportamento do consumidor vive uma reviravolta impressionante. Diante disso, as estratégias de negócios precisam se adaptar aos novos tempos

Tiago Denardin, diretor de vendas da GH Branding, viajou até a Columbia University para se unir com outras cabeças do business mundial em um curso especial de Estratégias de Negócios. Quando voltou ao Brasil, o especialista se deu conta que obteve diversos insights sobre estratégias de negócios.

Durante o curso de imersão, o brasileiro teve conexão direta com grandes nomes do empreendedorismo, como Peter Meola, Bill Klepper e Willie Pietersenn.

“Estamos passando por diversas mudanças no mercado, líderes ansiosos por resultados com recursos limitados”, contextualiza o diretor da GH. “É nesse cenário que entra a estratégia, como uma ferramenta de conquista para quem está no mercado e quer se manter relevante em um mercado tão competitivo quanto o que enfrentamos hoje”.

Veja quais são os insights de Estratégias de Negócios compartilhados pelo especialista:

Primeiro passo para desenvolver Estratégias de Negócios

“Saber que as empresas são um mero elemento gravitando no mundo. Por mais que temos a impressão de que o mundo gira em torno do nosso negócio, isso é um grande erro. Eles fazem parte de um ecossistema de valor. Muitas empresas não dão certo ou quebram justamente por isso. Elas deixam de ter conexão com as pessoas e com o mundo lá fora”, explica.

Observação é o ponto chave

“Tendências da indústria, realidade dos concorrentes, realidade das pessoas/clientes que estamos querendo nos conectar. É preciso ter uma mente aberta para isso e guardar a energia para a tomada de decisão mais adiante. Parece simples, mas é uma mudança crucial de mindset: entender que os negócios que gerimos são meras ferramentas que nos ajudam a viabilizar nossas conquistas”.

Proposta de valor com qualidade

“Depois de toda essa análise devemos retornar o olhar para o objetivo que estamos querendo conquistar e, finalmente, refletir sobre nossos desafios estratégicos para tornar possível essa conquista. E isso se resolve construindo uma Proposição Vencedora de Valor, ou seja, definindo uma forma de entregar benefícios superiores a nossa concorrência. As pessoas vão comparar a sua empresa com as outras. É preciso ter esclarecidos os benefícios que nos tornarão vencedores”.

O caminho certo

“É necessário traçar prioridades-chave para tornar a Proposição de Valor uma realidade. Mas para isso também é crucial definir formas de mensurar os avanços, para então enxergar a evolução. É possível que, algumas vezes, os líderes notem que existe uma lacuna entre o cenário atual e o cenário desejado. Expectativa versus realidade. Se, por exemplo, nossos objetivos exigem um time rápido e ágil, e isso não é uma realidade, é necessário planejar ações e processos para afinar e alinhar esse ponto”.

Implementar as Estratégias de Negócios

“Não existe estratégia vencedora que não seja originada e comunicada pelo líder. Como uma campanha, uma estratégia deve ter um calendário de divulgação constante. As pessoas precisam estar sempre se recordando da jornada que estão seguindo e acompanhando essa evolução. Isso significa que as regras de sucesso podem mudar a qualquer momento.

Ou seja, as pessoas estão sempre atrás de benefícios e nós, como empresas, temos que entregar benefícios claros e superiores à concorrência para vencer. E mais, só pra gerar um pouquinho de ansiedade nesse papo, lembre que o seu futuro concorrente pode ser um modelo de negócio inédito. Hoje talvez ele ainda nem exista”.

Resultados

“O que confirma com chave de ouro o sucesso de uma estratégia é a geração de lucro. Isso acontece e só tende a aumentar quando as pessoas veem valor no que compram e o custo de aquisição passa a ficar cada vez menos perceptível nessa matemática. Aí sim podemos afirmar com certeza que temos uma estratégia vencedora. Esse é o grande combustível para cumprirmos o propósito do nosso negócio nesse mundo”, finaliza.

Curtiu conhecer os insights de Estratégias de Negócios? Esperamos que sim. Baixe nosso e-book e saiba como criar uma estratégia para atrair ainda mais clientes.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!