Saiba tudo sobre o Exame de Suficiência desse ano e o que esperar do próximo:
Para se tornar um profissional habilitado a exercer a contabilidade, é necessário ter conhecimentos, competências e habilidades adquiridos durante o curso de graduação em Ciências Contábeis e para comprovar que tudo isso foi assimilado, é necessário fazer o Exame de Suficiência que avalia os graduandos e técnico. Essa prova foi desenvolvida pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Assim, para ser aprovado, é necessário uma preparação com antecedência, permitindo que o candidato reveja o conteúdo e absorva tudo que aprendeu nesses últimos quatro anos de graduação. Por isso, diversos concorrentes buscam por dicas e até mesmo fazem cursos preparatórios para se saírem bem no exame a assim, conseguir o registro dentro de sua categoria.
A contabilidade é fundamental para a saúde de diversas empresas e setores e por isso, o profissional contábil deve estar apto para saber lidar com os tomadas de decisão e saber desenvolver as ações pretendidas dentro do ambiente de trabalho.
Confira um pouco da história do Exame e algumas dicas que podem te ajudar!
Como o exame de suficiência começou?
Criado inicialmente em 2000, o Exame chegou a ser derrubado em 2004, já que não havia nenhuma lei que exigisse a prova federalmente. Mas em 2010, ele voltou a ser aplicado e exigido por uma lei federal como um pré-requisito para a obtenção de registro no Conselho Regional de Contabilidade.
Desde então, o exame é aplicado duas vezes por ano em todo o Brasil, constituído por uma prova objetiva e as inscrições são realizadas pela internet. Podem se candidatar para realizar o Exame alunos do último ano e graduados que desejam o registro para exercício da profissão.
O Exame de Suficiência de 2018
Como a aplicação ocorre duas vezes por ano, a primeira aplicação ocorreu no dia 17 de junho e o resultado final foi divulgado no dia 30 de julho e teve um índice de 30,16% de aprovação. Já a segunda prova, ocorreu no dia 23 de setembro e o resultado final foi divulgado no dia 22 de novembro e o índice de aprovação de 37,49%.
A prova tem 50 questões e abrangia os seguintes conteúdos:
- Contabilidade Geral
- Contabilidade de Custos
- Contabilidade Aplicada ao Setor Público
- Contabilidade Gerencial
- Controladoria
- Noções de Direito e Legislação Aplicada
- Matemática Financeira e Estatística
- Teoria da Contabilidade
- Legislação e Ética Profissional
- Princípios da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade
- Auditoria Contábil
- Perícia Contábil
- Língua Portuguesa Aplicada
Dicas para quem ainda prestará o Exame de Suficiência
Nunca é cedo demais para começar a estudar e se planejar para fazer essa prova, já que é necessário ter o seu registro para trabalhar com a sua área. Por isso, aqui temos algumas dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo:
Organize-se
Faça um planejamento para que você não se perca e nem desperdice tempo para. Separe conteúdos que caíram nas provas anteriores e estude conteúdos similares para se preparar . Foque e faça revisões desses conteúdos para se sair bem. Otimize o seu tempo da melhor forma possível.
Faça simulados
Os simulados podem ajudar você a entender onde estão suas fraquezas e pode trabalhar em cima dessas questões, reforçando o conteúdo. Faça exercícios que possam te ajudar a entender melhor sobre o conteúdo.
Converse com seus professores
Eles podem ser os melhores mentores para esse momento. Tire suas dúvidas quanto à questões mais complicadas e peça ajuda quando não entender algum ponto da matéria.
Tenha o hábito de leitura
Leia. Absorva todo o conhecimento possível, pois exercitando esse hábito, você estará até mesmo mais preparado para as questões mais extensas do Exame.
Descanse
Parece até mesmo utópico, mas essa é uma dica importante. Descanse. Durma pelo 8 horas durante seu período de estudo e no dia que antecede a prova, para estar um pouco mais relaxado para que seja para você pense claramente no próximo dia!
E aí, você prestou Exame de Suficiência recentemente ou conhece alguém que vai prestar em 2019? Comente e continue sempre atento nos novos conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!