Exame de Suficiência – Os resultados desse ano e o que esperar do próximo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba tudo sobre o Exame de Suficiência desse ano e o que esperar do próximo:

Para se tornar um profissional habilitado a exercer a contabilidade, é necessário ter conhecimentos, competências e habilidades adquiridos durante o curso de graduação em Ciências Contábeis e para comprovar que tudo isso foi assimilado, é necessário fazer o Exame de Suficiência que avalia os graduandos e técnico. Essa prova foi desenvolvida pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Assim, para ser aprovado, é necessário uma preparação com antecedência, permitindo que o candidato reveja o conteúdo e absorva tudo que aprendeu nesses últimos quatro anos de graduação. Por isso, diversos concorrentes buscam por dicas e até mesmo fazem cursos preparatórios para se saírem bem no exame a assim, conseguir o registro dentro de sua categoria.

A contabilidade é fundamental para a saúde de diversas empresas e setores e por isso, o profissional contábil deve estar apto para saber lidar com os tomadas de decisão e saber desenvolver as ações pretendidas dentro do ambiente de trabalho.

Confira um pouco da história do Exame e algumas dicas que podem te ajudar!

Como o exame de suficiência começou?

Criado inicialmente em 2000, o Exame chegou a ser derrubado em 2004, já que não havia nenhuma lei que exigisse a prova federalmente. Mas em 2010, ele voltou a ser aplicado e exigido por uma lei federal como um pré-requisito para a obtenção de registro no Conselho Regional de Contabilidade.

Desde então, o exame é aplicado duas vezes por ano em todo o Brasil, constituído por uma prova objetiva e as inscrições são realizadas pela internet. Podem se candidatar para realizar o Exame alunos do último ano e graduados que desejam o registro para exercício da profissão.

O Exame de Suficiência de 2018

Como a aplicação ocorre duas vezes por ano, a primeira aplicação ocorreu no dia 17 de junho e o resultado final foi divulgado no dia 30 de julho e teve um índice de 30,16% de aprovação. Já a segunda prova, ocorreu no dia 23 de setembro e o resultado final foi divulgado no dia 22 de novembro e o índice de aprovação de 37,49%.

A prova tem 50 questões e abrangia os seguintes conteúdos:

  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade de Custos
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • Contabilidade Gerencial
  • Controladoria
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada
  • Matemática Financeira e Estatística
  • Teoria da Contabilidade
  • Legislação e Ética Profissional
  • Princípios da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade
  • Auditoria Contábil
  • Perícia Contábil
  • Língua Portuguesa Aplicada

exame de suficiência

Dicas para quem ainda prestará o Exame de Suficiência

Nunca é cedo demais para começar a estudar e se planejar para fazer essa prova, já que é necessário ter o seu registro para trabalhar com a sua área. Por isso, aqui temos algumas dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo:

Organize-se

Faça um planejamento para que você não se perca e nem desperdice tempo para. Separe conteúdos que caíram nas provas anteriores e estude conteúdos similares para se preparar . Foque e faça revisões desses conteúdos para se sair bem. Otimize o seu tempo da melhor forma possível.

Faça simulados

Os simulados podem ajudar você a entender onde estão suas fraquezas e pode trabalhar em cima dessas questões, reforçando o conteúdo. Faça exercícios que possam te ajudar a entender melhor sobre o conteúdo.

Converse com seus professores

Eles podem ser os melhores mentores para esse momento. Tire suas dúvidas quanto à questões mais complicadas e peça ajuda quando não entender algum ponto da matéria.

Tenha o hábito de leitura

Leia. Absorva todo o conhecimento possível, pois exercitando esse hábito, você estará até mesmo mais preparado para as questões mais extensas do Exame.

Descanse

Parece até mesmo utópico, mas essa é uma dica importante. Descanse. Durma pelo 8 horas durante seu período de estudo e no dia que antecede a prova, para estar um pouco mais relaxado para que seja para você pense claramente no próximo dia!


E aí, você prestou Exame de Suficiência recentemente ou conhece alguém que vai prestar em 2019? Comente e continue sempre atento nos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário