Passo a passo: 5 formas de exercitar a sua criatividade e inovação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Confira algumas dicas para estimular sua criatividade e inovação para a vida pessoal e também profissional!

São tantas tarefas, trabalhos, uma rotina incansável. Muitas vezes, ter ideias criativas e inovadoras não é algo tão simples. Mas ainda assim, elas são de grande importância.

Algumas pessoas pensam que ser criativo é algo que se nasce, um dom. Porém, especialistas afirmam que é possível estimular esse campo do pensamento criativo de diversas formas.

Por isso, apresentamos a seguir cinco dicas para ter mais criatividade e inovação no seu dia a dia. Esperamos que elas sejam muito úteis para sua vida pessoal e profissional. Continue lendo:

Como exercitar a criatividade e inovação

Na sociedade competitiva em que vivemos atualmente, o pensamento criativo se tornou mais necessário do que nunca. Engana-se quem pensa que o pensamento criativo seja apenas para os artistas.

As pessoas que trabalham em outras áreas também precisam ativar seu pensamento criativo para sair da rotina chamada “bloqueio criativo“.

Porém, liberar esse campo do seu cérebro é mais fácil do que você pode pensar. Basta se lembrar que isso não vai acontecer se você continuar fechado no escritório, vendo sempre a mesma papelada.

Basta mudar alguns hábitos e buscar por uma vida mais criativa e inovadora. Confira algumas dicas abaixo de como você pode implementar esse estilo de vida na sua rotina:

uma das imagens do passo a passo, escrita seja curioso

1. Seja curioso

Pessoas observadoras e curiosas são aquelas que estão mais ligadas ao dom da criatividade. A expressão “pensar fora da caixa”, metáfora para pensamentos não-convencionais, pode ser interpretada como um estímulo para a criatividade e inovação dentro e fora das organizações.

Um ótimo exercício é observar as coisas ao seu redor com um olhar mais analítico. Estude os prédios, as pessoas, até mesmo alguma embalagem que você viu no mercado e achou atraente. Coloque seu senso crítico para trabalhar!

2. Busque referências e inspiração

Quando sentir que está com bloqueio criativo, converse com outras pessoas criativas. Isso também serve como um estímulo. Cerque-se de pessoas diferentes de você e não tenha medo de ouvir o que elas têm a dizer.

Você pode conversar sobre os seus projetos e estudar o que essas pessoas pensam sobre eles. Ou também falar sobre outros assuntos, por mais polêmicos que sejam, para poder absorver outras opiniões.

Além disso, estude pessoas inspiradoras, seja lendo uma biografia ou assistindo um documentário. Aprender sobre essas pessoas grandiosas pode estimulá-lo a fazer coisas igualmente grandiosas.

3. Obtenha novas fontes de criatividade e inovação

Assistir filmes ou séries também são ótimos estímulos à criatividade e inovação. Mas dessa vez, não faça isso apenas para se divertir, mas também para analisar os detalhes envolvidos nas cenas. Trilha sonora, iluminação, fotografia, tudo isso para despertar o criativo dentro de você.

Ouvir uma boa música também pode ser a chave para que você se sinta mais inspirado. Estudos apontam que 90% dos colaboradores performam melhor quando estão ouvindo música. Por isso, preste atenção nos instrumentos, batida, harmonia e também na letra das suas músicas favoritas, e busque sempre conhecer novos sons para renovar o seu estoque.

Além disso, leia novos livros, em especial aqueles que possuem histórias envolventes. Isso porque o nosso cérebro tem a tendência de criar as falas, situações e cenários, o que exige, puramente, um alto nível de criatividade.

O importante é aumentar o seu repertório, seja ele como for.

4. Faça uma viagem

Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas uma das melhores formas de treinar sua criatividade e inovação é viajando. Isso porque quando você viaja para novos lugares, mesmo que dentro do seu próprio estado, você conhece outras culturas, outros gostosos, outros lugares, pessoas…

Dessa forma, você consegue obter uma boa bagagem de inspiração para os seus trabalhos e não fica somente preso a cultura da sua cidade.

Se não der para fazer uma viagem, experimente explorar sua própria cidade, visitando lugares que você nunca foi antes, ou comendo em um restaurante com uma culinária que você ainda não conhece.

uma das imagens do passo a passo, escrita crie! para um pensamento com criatividade e inovação

5. Crie!

Agora é a hora! Pare alguns momentos na sua semana ou no mês para realmente produzir e deixar sua mente livre para criar. Uma pesquisa revelou que permitir-se divagar pode até ser contraprodutivo, mas aumenta a capacidade de ser criativo.

Por isso, libere seu cérebro para ter algumas divagações e, logo em seguida, coloque-o para trabalhar. Seja escrevendo, desenhando, trabalhando. O importante é colocar a sua criatividade e inovação em prática.


E aí, pronto para estimular sua criatividade e inovação? Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Comente abaixo e não deixe de acompanhar os conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro do mundo dos negócios.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

2 Comments

  1. Prezado Aryel Sampaio, tudo isso que você relatou são dicas muito importantes todavia, a criatividade bem como os processos criativos vão além destas fronteiras relatadas por você.
    O indivíduo precisa ser estimulado aos processos de desenvolvimento da criatividade desde tenra idade.
    Prof°. Gildevan Soares Correia é graduado em Arte-Educação com pós – graduação em Artes Cênicas, Hoteleiro, Enólogo, Químico Industrial, Mestrando em Teologia Bíblica.
    Cientista acadêmico de medicina.
    Diretor executivo do PNQN | Programa Nacional de Química Nova.
    Cientista pesquisador no campo da saúde humana e animal.
    Formulador de medicamentos nutricêutico e fitoterapico.


Faça um Comentário