Fechamento de Caixa: Entenda como isso é importante para a saúde financeira da sua empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entenda como o fechamento de caixa é relevante para a saúde da sua empresa:

Fechamento de caixa é um termo que refere-se ao término de uma movimentação financeira ou atividades referentes aos tributos de uma empresa em um determinado período de tempo.

Essa ação permite a saúde financeira da empresa esteja sempre em dia, pois permite que a empresa tenha uma organização financeira mais eficaz.

Para evitar erros, é importante ter alguém de confiança para que essa ação seja feita com êxito e saber seguir os passos para garantir que o fechamento seja feito de maneira efetiva.

Passos para um fechamento de caixa

Para que não ocorra erros e seja mais fácil para identificar se está ocorrendo alguma falha no controle financeiro, seguir esses passos é essencial:

Determine um profissional adequado á função

Ter um profissional capacitado para realizar essa atividade administrativa é muito importante. Procure por um profissional que seja atento aos detalhes, minucioso e experiente.

Abra o caixa no início do expediente

Saber qual a situação do caixa no momento da abertura é essencial para que o fechamento esteja com os valores corretos.

Tenha controle absoluto sobre todas a movimentações financeiras

É muito importante que todas as transações sejam registradas. Mesmo que a empresa tenha um sistema de controle financeiro que ajude no registro, é essencial prestar atenção em cada um dos dados que entram e saem.

Registre quantias usadas no momento da abertura do caixa, recebimentos em espécie, cheques, toda e qualquer despesa eventual, entre outros.

Conferência de valores e atividades

Com o passo anterior seguido à risca, é importante lembrar de realizar sangrias pelo dia, para conferir se não ocorreu falhas como divergências no registro ou troco errado. Lembre-se de que o fechamento de caixa pode ser realizado de acordo com o fluxo de dinheiro que a empresa está movimentando para que não ocorram eventuais falhas.

Você pode fazer um fechamento parcial, no momento de troca de turnos ou um fechamento total, quando o expediente se encerra.

Fechamento de caixa mensal

O contador deve receber todos os documentos de fechamento mensalmente para garantir que toda a parte financeira, tributária e fiscal da empresa esteja em perfeitas condições para que continue sempre em desenvolvimento.

Por isso, ele deve receber documentos que tiveram ou não algum impacto financeiro ou patrimonial tais como:

  • Movimentação Trabalhista: Guia de impostos ou contribuições, movimentos e recibos, recibos de pagamento.
  • Movimentação Fiscal: Notas Fiscais, arquivos eletrônicos, comprovante de pagamentos dos impostos.
  • Movimentação Contábil: Extratos, arquivos eletrônicos, recibos, contratos e comprovantes diversos.

Lembre-se sempre que o fechamento de caixa está diretamente ligado a intensidade da movimentação financeira da sua empresa. Quanto mais intensa, maior a frequência do fechamento.


E aí, conseguiu entender como realizar o fechamento de caixa e como isso é importante para manter a saúde financeira da sua empresa? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário