5 ferramentas que aumentarão sua produtividade no trabalho contábil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba como melhorar sua produtividade no trabalho:

São tantas obrigações no dia a dia de um contador! Inúmeros fechamentos, uma certa burocracia, demanda dos clientes, analises para serem feitas… PufffOs cabelos chegam a arrepiar! Como podemos manter a produtividade no trabalho em meio a tantas funções? Como concluir cada ação? Como não perder o foco? Como saber o momento certo para cumprir cada demanda?

Estamos em uma era de revoluções tecnológicas e ideológicas. A cada segundo uma novidade surge no mercado. Não podemos ser atropelados pelas inovações. Devemos tomá-las como aliadas! Usufruir de cada recurso possível e otimizar nosso desempenho operacional e estratégico!

O que pretendo trazer com essa introdução? Quero levar você ao tema desse artigo: A produtividade! Ou melhor, as ferramentas que otimizarão sua produtividade no trabalho! Trarei uma lista com 5 ferramentas e técnicas essenciais para que você possa ter foco total no seu sucesso!

Então comece a se espreguiçar, pegue o seu café, desligue-se um pouco das outras funções e vamos aprender um pouco com a lista:

5 melhores ferramentas para aumentar seu foco e a produtividade no

trabalho: 

1 – Matriz GUT:

O GUT é uma técnica que foi desenvolvida por dois especialistas em resoluções de questões operacionais, Kepner e Tregoe. Ela tem o objetivo de orientar decisões mais complexas, decisões repletas de questões.

A mistura de tarefas acaba por gerar muita confusão, e acaba também por dificultar a identificação de problemas e suas respectivas prioridades. Precisamos separar problemas com causas diferente, e assim resolver cada um de forma única. A Matriz GUT atua exatamente nesse ponto! Ela seleciona e escalona os problemas, levando em conta o impacto positivo ou negativo de cada situação.

Essa ferramenta atua na priorização da resolução de problemas seguindo uma lógica representada pelas letras G,U,T:  gravidade, urgência de resposta e a tendência de evolução da situação. Com isso você consegue reduzir o tempo gasto com as atividades menos relevantes.

Gravidade: observa-se a intensidade ou impacto que determinado problema pode causar se não for solucionado; Os dados podem ser avaliados de forma quantitativa ou qualitativa, analisando com efeito a curto e longo prazo.

Urgência: representa a questão do tempo. É analisado o prazo limite para a resolução de um problema;

Tendência: potencial de crescimento de um problema na ausência de ações efetivas para solucioná-lo.

Produtividade no Trabalho

Para você montar a sua Matriz GUT, você deverá seguir 4 passos básicos:

  • Listar todos os problemas enfrentados no ambiente profissional;
  • Classificá-los de acordo com as variáveis GUT;
  • Escolher os principais e analisar os pontos negativos e positivos;
  • Elaborar um plano de ação para solucioná-los ou, talvez amenizá-los;

2- cnica Pomodoro

Já ouviu falar? A palavra “Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”. Fique tranquilo! Você não vai precisar de um tomate de verdade para colocar em prática essa técnica. Ela tem esse nome porque o criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para controlar o seu tempo em um de seus desenvolvimentos.

Produtividade no Trabalho

A técnica foi elaborada no fim da década de 80. Ela se baseia na ideia de que nossos fluxos de trabalho, quando divididos em blocos, podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Após algumas pesquisas e experiências, Cirillo concluiu que o período de 25 minutos é o tempo ideal para esses blocos (famosos “pomodoros”). 

Como colocar a “Pomodoro” em prática? 

1) Faça uma lista com suas tarefas pendentes;

2) Programe um cronômetro para 25 minutos;

3) Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções (nada de parar para um cafezinho, atender aquele cliente chato ou responder sua sogra no WhatsApp);

4) Quando o despertador tocar, pause por 25 minutos (agora sim, o cafezinho e o WhatsApp estão liberados!);

5) Assim que acabar, risque a tarefa de sua lista;

6) Retome o trabalho com a próxima tarefa da lista depois da pausa por um “pomodoro” (25 minutos);

7) A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar a colocar a mão na massa;

Repetir essa técnica todos os dias pode te ajudar bastante a melhorar sua produtividade no trabalho. Além da listagem de tarefas (que é algo muito importante!) que ela propõe, você desenvolve a percepção da duração (ou os “pomodoros”) que você leva para completar suas tarefas (uma ótima forma de conseguir estimar seus prazos!). Um outro ótimo ponto dessa técnica é a possibilidade de diminuir o stress e ansiedade causada pelo stress do dia contábil!

Vamos fazer agora fazer da tecnologia nossa aliada, as próximas ferramentas da lista vão te dar aquela mãozinha tecnológica!

3- Focus booster:

Gostou da técnica “Pomodoro”, mas está com dificuldades de aplicá-la? Conte com o aplicativo Focus booster!

Baseado na Técnica que citei acima, esse aplicativo auxilia na melhoria do foco e redução da procrastinação (o famoso: “Amanhã eu faço”). Com ele, você conseguirá reduzir a sobrecarga de tarefas e eliminar qualquer ansiedade criada ao longo do seu dia no escritório.

O Focus Booster te obriga a fazer intervalos constantes no seu trabalho. Ele é completamente gratuito e pode ser uma excelente forma de você verificar quanto tempo estará perdendo entre cada tarefa, com o “aviso de termino” que o app te envia.

4- Wunderlist:

Wunderlist é um gerenciador de tarefas multiplataforma e muito popular. Nele, você pode organizar seus afazeres de forma inteligente. Adicionando lembretes, imagens, links e muito mais, fazendo tudo em um ambiente intuitivo e de fácil compreensão.

É uma ótima opção para criar listas de tarefas rápidas e simples. É possível separar seus afazeres em pastas e destinar atividades específicas para cada uma delas, contando sempre com um lembrete quando estiver perto da data de finalização.

A sua praticidade por ser multiplataforma traz a ferramenta como uma grande aliada para os dias corridos de fechamentos e finalizações de projetos! É possível usar em qualquer lugar com seu celular, tablet ou computador!

5- Mindmeister :

Antes de te contar sobre essa ferramenta que pode ser sua melhor amiga e consequentemente da sua produtividade no trabalho, preciso te explicar uma coisa: 

Você sabe o que é um mapa mental e como isso ajuda na sua produtividade no trabalho? 

Os mapas mentais são diagramas feitos para gestão de informações e conhecimento. É um método eficaz para melhorar a memória e compreensão através da representação visual de informações.

Com eles você aprende, cria, compartilha e descobre formas melhores de trabalhar e de se organizar! Os mapas mentais também são usados para expressar suas ideias de forma simples, rápida e direta.

#ficaadicaAs possibilidade de conexões e as formas de visualização são ótimas também para enviar para seus clientes sua ideias e projetos!

E o que isso tem a ver com o “Mindmeister”?

Ele funciona exatamente para a criação de mapas mentais! Com uma interface didática e interativa, você pode criar com facilidade um mapa. Suas ideias agora podem ser expressas e sua criação vai se tornar muito mais intuitiva!

Um ponto muito interessante é que o permite que você exporte seu mapa em grandes formatos e armazene todos aqueles já criados em uma pasta online (possibilitando também o que disse lá na #ficaadica).

Conclusão

O seu dia não precisa ser extremamente improdutivo e cansativo. Abuse da tecnologia, ela é sua maior aliada na era da evolução! Muitos contadores acreditam que as novidades e inovações tecnológicas estão aqui para tomar seu lugar… Seja contra isso!

Tome cada inovação como a oportunidade de ser melhor e deixar seus clientes de queixo caído. Um contador nota mil tem sempre conhecimento e cartas na manga (quem sabe um laptop ou tablet na mochila) para levar seus clientes ao sucesso. Use as dicas sem cautela, corra da procrastinação e dos péssimos resultados! Ah, e não fique só por este artigo. Estude, inove, e seja sempre o melhor e continue melhorando sua produtividade no trabalho!

Por Kadu: Gestor de conteúdo da Nucont

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário