Funil de vendas na contabilidade: Como utilizar essa técnica?

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Você sabe como funciona o funil de vendas? Quer saber como aplica-lo na contabilidade? Continue lendo:

Aumentar a carteira de clientes muitas vezes é uma dificuldade que muitos contadores enfrentam. Se você tem esse intuito, existem diversas estratégias de marketing que podem ajudar nisso.

Existe uma que pode te ajudar a identificar todas as fases de seu serviço, desde a primeira pesquisa sobre ele até o momento em que o lead se transforma em cliente, garantindo que sua vendas se tornem mais efetivas e que sua carteira de clientes aumente. Essa técnica é conhecida como funil de vendas.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma técnica muito utilizada no marketing digital. Ele representa a jornada de seus clientes que se inicia a partir do momento que alguém se interessa pelo serviço que você oferta até o momento que decide, enfim, contratá-lo.

Ele é uma maneira eficaz de acompanhar o processo de venda e conduzir o cliente mostrando que você pode ser a solução para o problema que ele está tentando resolver.

A compra geralmente é feita em etapas, onde o consumidor está com uma questão para ser resolvida e precisa procurar pela solução e então você pode ter a resposta para isso mas precisa identificar onde esse cliente está inserido e qual o nível de maturidade do cliente.

Por isso, o funil é divido em três partes: O topo, o meio e o fundo de funil. Cada uma das partes representa um nível de maturidade do seu cliente e o que ele está de fato buscando.

Essa técnica pode ser aplicada a qualquer ramo de negócios, pois ele ajuda você a identificar exatamente o que o seu cliente está buscando e guiar o caminho para que ele contrate seu serviço.

As etapas do funil de vendas

  • Topo de funil

Esta é a etapa de descoberta e aprendizado onde seu futuro cliente ainda não tem certeza sobre o que está buscando, mas sabe que tem uma questão para resolver.

Com isso, você pode começar a guia-lo através do seu conteúdo para que ele entenda isso desperte o interesse pelos serviços que você pode oferecer e eduque-o para que ele tenha um primeiro contato com você para que ele se torne um lead e siga para o próximo nível do funil.

Como exemplo imagine que alguém procurou por um serviço contábil mas ainda não tem certeza do que procura, mas com seus materiais, pôde se informar e identificou que busca uma solução para problemas financeiros que está enfrentando em sua empresa.

  • Meio de funil

Seu cliente reconheceu o problema e começou a considerar uma solução, leu sobre o assunto e agora precisa encontrar maneiras de sanar as dúvidas e então você, contador, pode apresentar a ele dicas que pode ajuda-lo com isso e assim, começar a amadurecer as ideias.

Assim, você pode mostrar algumas soluções e através de mais alguns conteúdos mostrar os motivos que a seu serviço pode ser a melhor solução para aquilo.

Ainda utilizando o exemplo, ele entendeu que seus problemas financeiros podem ser sanados através de um serviço contábil que o ajudará com as tributações e tomadas de decisões mas ainda está avaliando.

  • Fundo de funil

Por fim, você consegue ver se esse lead está em potencial para finalmente contratar os seus serviços pois eles já passaram da fase de descoberta, já está claro o problema que eles têm e agora estão avaliando as possíveis soluções.

Estabeleça um confiança com o seu lead e mostre que você é pode ser a parceria perfeita que vai solucionar o problema e que isso pode trazer a eficácia que ele buscava e assim, ele enfim se transforma num cliente.

Por fim, como citamos no exemplo, o cliente entendeu que buscava por uma assessoria contábil e você, pode oferecer esse serviço á ele e pode cuidar da parte tributária e assessorar para que as decisões que ele pode tomar para a empresa o ajudará a crescer.

Qual a importância do funil de vendas para contabilidade?

Com essa técnica, você pode acompanhar seus clientes, monitorar o tráfego deles e entender melhor o que o levou a buscar pelo seu serviço e melhorar cada vez mais o seu conteúdo.

Isso o ajudará para que você enxergue com mais clareza suas metas de vendas, quem de fato tem interesse pelo serviço ou quem só está com uma curiosidade sobre o assunto que você trata. Ajudará também na otimização da sua gestão tendo em vista a visibilidade que você tem com o funil.


Conseguiu entender tudo sobre o funil de vendas como aplica-lo na contabilidade? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

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