Entender as quais as habilidades de um gestor contábil é o primeiro passo para assumir o cargo e desenvolver um bom trabalho
Assumir um novo cargo não é tão fácil como parece. Após a felicidade inicial, as responsabilidades chegam e o profissional precisa estar preparada para enfrentá-las. Contudo, quando se trata de gestão contábil, nem sempre o conhecimento necessário é transmitido durante a faculdade.
Por isso, o profissional precisará, por conta própria, estudar o assunto. Já que somente por meio do conhecimento profundo sobre gestão ele conseguirá, efetivamente, realizar um bom trabalho.
Pensando em ajudar quem está iniciando no cargo, decidimos listar aqui as habilidades que todo gestor contábil precisa ter para conquistar resultado satisfatório em sua atuação.
Conheça 5 habilidades de um gestor contábil
Lembrando que, após compreender quais são as habilidades, é fundamental que o profissional consiga, de fato, colocá-las em prática. Só que isso exige prática. Desta forma, a recomendação é não desistir caso fracasse ao tentar colocar algumas das opções abaixo.
Afinal, como bem já disse o escritor José de Alencar “o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo, fará coisas admiráveis”.
Vamos conhecer as habilidades que você precisa adquirir para ser um ótimo gestor contábil?
Capacidade de uma boa comunicação
Um gestor precisa desenvolver um diálogo saudável com a sua equipe e, para isso, será necessário adaptar seu discurso para diferentes públicos. Afinal, uma equipe é formada por pessoas muito diferentes e saber lidar com cada um é fundamental para criar uma comunicação eficiente.
Uma alternativa para conseguir promover uma comunicação eficiente com os colaboradores é conhecer os integrantes da equipe. Além disso, também é importante realizar reuniões periódicas e um canal que consiga transmitir informações para todos, como grupo no WhatsApp, e-mail etc.
Promover a capacitação da equipe
A equipe é a base de todo o trabalho desenvolvido no escritório. Por isso, é essencial que todos estejam felizes, produtivos e atualizados. É dever do gestor oferecer ao time um ambiente agradável. Também é dever dele promover uma capacitação para que os integrantes fiquem atualizados e consigam atuar com alta produtividade.
Oferecer feedbacks construtivos
É dever do gestor orientar seus colaboradores para que eles possam ser a melhor versão de si mesmos. Para isso, o feedback é fundamental. O gestor deve se reunir com os principais integrantes do seu time para apresentar o resultado do seu trabalho.
É importante mencionar que o feedback nem sempre precisa ser algo negativo, mesmo quando o gestor precisa exigir mais desempenho do seu colaborador. A ideia é que sempre haja uma orientação para que o colaborador saiba onde está errando e o que precisa melhorar.
Manter uma boa organização
O gestor lidará com muitas demandas e só conseguirá realizar todas se mantiver uma boa organização. Sendo assim, a dica é contar com a ajuda de um auxiliar ou até mesmo usar recursos tecnológicos para organizar uma agenda.
Ter resiliência para enfrentar as dificuldades
A alta demanda de trabalho, a responsabilidade para liderar uma equipe e as cobranças pode fazer com que o gestor acabe sobrecarregado e isso impacto no seu emocional. Diante disso, ele precisará ter resiliência para lidar com as dificuldades, caso contrário poderá comprometer sua vida pessoal.
Agora que você chegou até aqui e já sabe quais são as habilidades de um gestor, que tal conhecer algumas dicas sobre como se tornar um? Leia nosso artigo sobre o assunto!
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