5 dicas para evitar a inadimplência no seu escritório contábil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Confira algumas dicas que vão te ajudar a diminuir e evitar a inadimplência na contabilidade do seu escritório

É muito complicado ter de cobrar um cliente que está com pagamento atrasado ou em débito. A maioria dos escritórios contábeis sofre com a inadimplência de alguns clientes que não cumprem com seus pagamentos e honorários. Porém, muitos ficam com medo de uma interpretação errada por parte dos clientes, e mais medo ainda de perdê-los.

Segundo levantamento realizado pelo Jornal Contábil, cerca de 60% das empresas contábeis enfrentaram problema com recebimento de honorários. Caso sofra com esse problema, saiba que existem algumas ações preventivas que podem minimizar e evitar a inadimplência no seu escritório contábil. Por isso, apresentamos a seguir algumas dicas que podem te ajudar com esse problema. Continue lendo:

Evitar a inadimplência na contabilidade

Reorganize a carteira de clientes

Ninguém gosta de perder clientes, mas se você já estiver lidando com a inadimplencia desse cliente há muito tempo, saiba que dificilmente ele mudará de comportamento. Se a dívida é uma rotina, você é quem deve tomar uma atitude. É importante saber o momento certo de remover esse cliente inadimplente de sua carteira para que isso não prejudique a saúde financeira de sua empresa.

Determine prazos

Quando tempo seu escritório permitirá o atraso de pagamentos? É importante estabelecer um prazo, pensando sempre no esquema financeiro do seu escritório. Por exemplo, se o ideal é que os pagamentos ocorram até o dia 10 de cada mês, e você estabeleceu que dará 5 dias de tolerância para pagamento, defina a data de vencimento para o dia 2. Assim, você evita que esse prazo de tolerância atrapalhe de alguma forma o sistema do seu escritório.

Analise o histórico do seu cliente

Analisar o histórico do seu cliente que está em débito é fator determinante para decidir qual estratégia adotar, por exemplo, se o seu cliente nunca atrasou nenhum tipo de pagamento, e de repente, atrasou o pagamento pela primeira vez, ligue para saber se ele esqueceu do pagamento, se ele está com algum problema interno, etc. Descubra qual o motivo do atraso, analise o histórico e descubra como você pode agir.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

Cobrar é necessário

Se você não cobrar o cliente, dificilmente conseguirá mudar a situação. Isso pode criar um espaço confortável para o mau pagador e agravar a situação. Mas como esse contato com o cliente é muito delicado e desconfortável para ambas as partes, é necessário ter um profissional experiente nessa área. Conte com alguém que utilize os argumentos certos para realizar a cobrança, afinal ninguém gosta de ser cobrado, seja lá qual for a dívida.

Relacionamento com o cliente

A maioria dos escritórios investe na conquista de novos clientes, mas se esquece da retenção daqueles já existentes. Isso é uma das principais causas de inadimplência na contabilidade, da perda de clientes importantes, entre outras consequências. O relacionamento e comunicação com o cliente é uma dica universal, pois melhora muitos outros aspectos. Então não se esqueça: quanto mais próximo o contador for, e quanto mais valor ele agregar ao seu serviço, menor será a inadimplência na contabilidade.


E aí, já sabe como minimizar a inadimplência na contabilidade? Já passou por alguma dessas situações no seu escritório? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário