Skip to content

Veja como monitorar os resultados da sua empresa com indicadores de desempenho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Não basta apenas vender. É necessário entender se as vendas realmente estão atingindo a meta e gerando lucro. Conheça alguns indicadores de desempenho!

Entender o desempenho das vendas é essencial para garantir que a empresa está no caminho certo. Por isso, trabalhar com KPIs, em português Indicadores-chaves de Desempenho, é uma maneira viável de mensurar a performance. Mas você conhece quais são os principais indicadores de desempenho?

Não! Então leia este artigo!

Entenda a importância dos indicadores de desempenho

Os índices de desempenho permitem que a empresa possa definir e avaliar uma determinada performance. Por exemplo, supondo que uma empresa tenha realizado uma ação no Dia dos Namorados.

Para entender se a ação foi realmente efetiva, a empresa usa indicadores de desempenho que permite realizar comparações e concluir se realmente atingiu suas metas. Entende?

Conheça alguns indicadores de desempenho

É necessário destacar que os indicadores de desempenhos só fazem sentido quando a empresa tem um planejamento estratégico, que defina seus objetivos, metas e tenha estabelecido os últimos resultados. Caso contrário, não há como usá-los para realizar comparações. Dito isso, vamos aos principais indicadores.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O indicador permite que a empresa consiga mensurar quanto ganhou ou perdeu em um determinado investimento. Ele é importante, pois, por meio do cálculo, a empresa entenderá se deve, ou não, seguir com os investimentos.

O cálculo ROI é muito simples. Basicamente é necessário subtrai-se o ganho obtido com o investimento. Em seguida, basta dividir o resultado com o valor do investimento. Simples, né?

Ticket Médio

Entender qual é o valor médio gasto por cada cliente é essencial para mensurar a lucratividade e também para planejar melhor as vendas. O indicador ticket médio, por exemplo, permite entender qual é valor médio que cada cliente gasta com a sua empresa.

O cálculo, assim como o ROI, é muito simples. Basta pegar o volume de vendas realizado, em determinado período, e dividir pelo número de clientes que compraram no mesmo período.

Índice de Lucratividade (IL)

Se você não sabe o quanto anda a lucratividade da sua empresa, saiba que algo está errado. Ter esta informação é essencial para compreender se a empresa está no lucro ou está no vermelho. Em caso negativo, a empresa pode começar a colocar em prática ações para reverter a situação.

Diante disso, o índice de lucratividade é um dos indicadores mais importantes. Ele permite mensurar exatamente qual é a rentabilidade da empresa. O cálculo deve ser realizado da seguinte forma: basta dividir a receita total pela receita líquida.

Indicador de Turnover

Este não é um indicador de venda, mas é tão importante quanto os outros. Você sabe como está o índice de rotatividade da sua empresa? Será que os seus colaboradores estão realmente satisfeitos?

Caso você não saiba, entenda que é interessante mensurar isso. A alta rotatividade acaba prejudicando o desempenho da empresa. Sendo assim, usar o indicador Turnover pode ajudar.

O Turnover mensura a taxa média de saída dos funcionários. A fórmula para chegar a taxa de rotatividade é a seguinte: some o número de funcionários admitidos e demitidos e divida por dois.

O resultado deve ser dividido pelo número total de colaboradores da empresa. Em seguida, multiplique o valor por 100 e você chegará a uma porcentagem. Lembrando que a recomendação é que a taxa esteja abaixo de 5%. Caso sua taxa fique mais do que 5%, é hora de começar a pensar em uma estratégia de retenção de colaboradores.

Curtiu conhecer quais são os indicadores de desempenho? Você também pode se interessar em ler nosso artigo com “10 dicas infalíveis para melhorar o desempenho da equipe de vendas”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário