Infográfico: Tudo sobre o eSocial – Saiba o que é e como ele funciona

 em Contabilidade, Marketing e Inovação

Entenda o que é eSocial e como ele funciona:

Desde o meio do ano de 2018, o eSocial se tornou obrigatório mas ainda restam dúvidas sobre o que esse sistema faz e como isso pode ajudar o âmbito contábil. Procurando uma maneira de deixar as informações prestadas mais transparente e desburocratizar o processo de lançamento de obrigatoriedades, foi criado o eSocial.

Inicialmente, ele foi instituído em 2014 para consolidar o banco de dados de alguns ministérios e até ser implantado efetivamente nas empresas, ele foi adiado inúmeras vezes. Mas hoje, com o eSocial implantado em boa parte dos negócios, a plataforma cumpre com seu intuito de unificar informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas brasileiras.

Mesmo com o sistema já estando lançado, muitas pessoas ainda se perguntam o que é eSocial, para que ele serve e se isso acaba substituindo o trabalho de um contador. Na verdade, esse sistema funciona em função dos contadores, que devem aprender a manuseá-lo para facilitar o envio de dados que as empresas fornecem para que cheguem até Governo Federal.

O que é eSocial?

No infográfico abaixo, você pode entender tudo sobre esse sistema que chegou para inserir a tecnologia no âmbito contábil e entender quais informações ele ajuda a transmitir, quais obrigações ele lança e como isso funciona para diversos tipos de empreendimento.

Sempre é importante lembrar que mesmo com um sistema como esse, o contador é imprescindível para o funcionamento das empresas, até porque é uma nova tecnologia e que ainda está sendo implantada e merece atenção. Conte sempre com uma ajuda especializada em sua empresa para garantir os melhores resultados.

Confira o infográfico:

o que é esocial


E aí, conseguiu entender o que é eSocial e como isso é importante para o mundo da contabilidade? Já implementou esse sistema em sua empresa? Conte para nós! Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

contabilidade de custoscontabilidade para não contadores