Saiba como utilizar os KPIs na contabilidade adequadamente:
Fazer um planejamento detalhado sobre questões fundamentais que ajudam a manter a empresa em pé, é um dos primeiros passos que devem ser seguidos para garantir que o crescimento do negócio seja constante. Por isso, muitas empresas trabalham com metas.
Para que as metas sejam cumpridas adequadamente, é necessário ter algo que possa monitorar os resultados que elas produzem. Assim então, se mostra necessário a utilização dos KPIs na contabilidade.
Com o intuito de saber interpretar adequadamente os resultados, muitos utilizam a ferramenta conhecida por KPI, que significa Key Performance Indicator e funciona como um indicador de desempenho que permite avaliar como está o crescimento do empreendimento por um determinado período de tempo.
Quer saber tudo sobre KPIs na Contabilidade? Continue lendo:
Como utilizar os KPIs?
Como dito anteriormente, esses indicadores de desempenho ajudam a mensurar com precisão a performance dos negócios de uma empresa e assim, evidenciam quais são as áreas que mais necessitam de atenção. Como a maioria dos negócios, é necessário traçar metas que condizem com o tipo de mudança que o empreendedor gostaria de ver em seu negócio e começar a fazer análises a partir disso.
Existem diversos indicadores e cada um deles possui uma finalidade, mas todos eles geram uma analise de desempenho para saber se as mudanças que estão sendo aplicadas é o suficiente para atingir os objetivos que foram estabelecidos previamente.
Quais são os tipos de KPI?
Abaixo, é possível ver quais os tipos de indicadores de desempenho que existem e que podem ser utilizados para medir corretamente a performance de sua empresa:
- Indicador de Capacidade: Relaciona o tempo que um serviço deve ser produzido e a quantidade que pode ser produzido efetivamente.
- Indicador de Competitividade: Ajuda a entender quem são seus concorrentes e criar metas para lidar com a concorrência tentando tracionar o crescimento da empresa.
- Indicador de Eficácia: Compara os resultados que foram obtidos e o que foi pretendido, fazendo uma análise completa da eficácia das metas que foram traçadas.
- Indicador de Eficiência: Analisa corretamente os resultados que foram obtidos quais recursos foram utilizados para isso; busca diminuir a utilização de recursos também.
- Indicador de Lucratividade: Relação direta entre o lucro e o total de vendas.
- Indicador de Produtividade: Analisa o quanto de recursos foi utilizado para produzir determinados serviços.
- Indicador de Qualidade: Analisa quais serviços foram prestados sem falhas.
- Indicador de Valor: Verifica qual o valor que foi recebido por determinado serviço e se isso gerou valor lucrativo, sabendo o quanto foi gasto para realizá-lo.
Vantagens de utilizar KPIs na Contabilidade
Ter indicadores de desempenho dentro de seu escritório contábil pode ajudar a melhorar cada vez o crescimento de seu negócio além de trazer diversas vantagens para o negócio como ter sempre disponível para o gestor cada uma das informações e suas etapas.
Além disso, pode ajudar na tomada de decisões já que as análises trazer uma exatidão de resultados e pode fazer com que as futuras deliberações tragam mais eficiência nos processos. Pode melhorar também a reputação do escritório, já que os resultados trazem mais transparência ao divulgar os resultados e ter uma vista panorâmica das informações.
Os KPIs na Contabilidade podem ajudar a fazer uma mensuração correta de índices e traçar metas que serão cumpridas a partir do que o negócio de fato possui e quer melhorar.
E aí, conseguiu entender tudo sobre KPIs na Contabilidade? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!