KPIs na contabilidade: Entenda como utilizar os indiciadores de performance corretamente!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba como utilizar os KPIs na contabilidade adequadamente:

Fazer um planejamento detalhado sobre questões fundamentais que ajudam a manter a empresa em pé, é um dos primeiros passos que devem ser seguidos para garantir que o crescimento do negócio seja constante. Por isso, muitas empresas trabalham com metas.

Para que as metas sejam cumpridas adequadamente, é necessário ter algo que possa monitorar os resultados que elas produzem. Assim então, se mostra necessário a utilização dos KPIs na contabilidade.

Com o intuito de saber interpretar adequadamente os resultados, muitos utilizam a ferramenta conhecida por KPI, que significa Key Performance Indicator e funciona como um indicador de desempenho que permite avaliar como está o crescimento do empreendimento por um determinado período de tempo.

Quer saber tudo sobre KPIs na Contabilidade? Continue lendo:

Como utilizar os KPIs?

Como dito anteriormente, esses indicadores de desempenho ajudam a mensurar com precisão a performance dos negócios de uma empresa e assim, evidenciam quais são as áreas que mais necessitam de atenção. Como a maioria dos negócios, é necessário traçar metas que condizem com o tipo de mudança que o empreendedor gostaria de ver em seu negócio e começar a fazer análises a partir disso.

Existem diversos indicadores e cada um deles possui uma finalidade, mas todos eles geram uma analise de desempenho para saber se as mudanças que estão sendo aplicadas é o suficiente para atingir os objetivos que foram estabelecidos previamente.

Imagem com letras formando a palavra KPI, representando KPIs na Contabilidade

Quais são os tipos de KPI?

Abaixo, é possível ver quais os tipos de indicadores de desempenho que existem e que podem ser utilizados para medir corretamente a performance de sua empresa:

  • Indicador de Capacidade: Relaciona o tempo que um serviço deve ser produzido e a quantidade que pode ser produzido efetivamente.
  • Indicador de Competitividade: Ajuda a entender quem são seus concorrentes e criar metas para lidar com a concorrência tentando tracionar o crescimento da empresa.
  • Indicador de Eficácia: Compara os resultados que foram obtidos e o que foi pretendido, fazendo uma análise completa da eficácia das metas que foram traçadas.
  • Indicador de Eficiência: Analisa corretamente os resultados que foram obtidos quais recursos foram utilizados para isso; busca diminuir a utilização de recursos também.
  • Indicador de Lucratividade: Relação direta entre o lucro e o total de vendas.
  • Indicador de Produtividade: Analisa o quanto de recursos foi utilizado para produzir determinados serviços.
  • Indicador de Qualidade: Analisa quais serviços foram prestados sem falhas.
  • Indicador de Valor: Verifica qual o valor que foi recebido por determinado serviço e se isso gerou valor lucrativo, sabendo o quanto foi gasto para realizá-lo.

Vantagens de utilizar KPIs na Contabilidade

Ter indicadores de desempenho dentro de seu escritório contábil pode ajudar a melhorar cada vez o crescimento de seu negócio além de trazer diversas vantagens para o negócio como ter sempre disponível para o gestor cada uma das informações e suas etapas.

Além disso, pode ajudar na tomada de decisões já que as análises trazer uma exatidão de resultados e pode fazer com que as futuras deliberações tragam mais eficiência nos processos. Pode melhorar também a reputação do escritório, já que os resultados trazem mais transparência ao divulgar os resultados e ter uma vista panorâmica das informações.

Os KPIs na Contabilidade podem ajudar a fazer uma mensuração correta de índices e traçar metas que serão cumpridas a partir do que o negócio de fato possui e quer melhorar.


E aí, conseguiu entender tudo sobre KPIs na Contabilidade? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário