Há algum tempo, empreendedores compreenderam que a liderança horizontal pode proporcionar diversos benefícios para os seus negócios. Entenda você também!
Seus colaboradores estão trabalhando felizes e estão satisfeitos com a posição de seus superiores? Saiba que isso é fundamental para que a equipe consiga atuar com mais eficiência.
Um estudo realizado na Universidade de Warwick, no Reino Unido, constatou que colaboradores felizes são 12% mais produtivos.
Ou seja, o aumento da produtividade dos colaboradores está diretamente ligado com a satisfação dos clientes, aumento das vendas e, como consequência, aumento dos lucros.
Se interessou pela liderança horizontal e quer saber como promover um ambiente que possibilite que os colaboradores fiquem mais felizes? Bom, a resposta é ampla, mas neste artigo vamos apresentar uma das soluções: a liderança horizontal.
O que é Estrutura Organizacional?
Primeiramente, é necessário entender o que é a estrutura organizacional e a sua importância para, dessa forma, entender o que é uma liderança horizontal.
Estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Em uma perspectiva mais ampla, a estrutura organizacional inclui a descrição dos aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
A estrutura organizacional pode ser definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, de maneira que vise o alcance dos objetivos e resultados buscados pela organização. Ou seja, é a forma como o gestor irá designar os colaboradores, de maneira que o potencial de cada um será aproveitado da melhor forma possível,
Por que investir em uma estrutura organizacional?
Alguns resultados serão obtidos ao investir na criação e desenvolvimento de uma boa estrutura organizacional, como por exemplo, melhor identificação das tarefas necessárias, melhor gestão do tempo, maior organização de funções e responsabilidades, mais informações, recursos e feedbacks para os colaboradores, medidas de desempenho compatíveis com os objetivos, e melhores condições para manter os funcionários mais motivados.
E o que é liderança?
Bem, vamos falar agora sobre o que é liderança, de modo generalizado. De acordo com Arménio Rego, em ‘A Essência da Liderança’, “A liderança é uma espécie de corrente que necessita de dois polos. Líderes e seguidores. Sem um deles, não há circulação de energia e não há liderança”.
Diante do que apresenta o autor, podemos dizer que liderança é a capacidade de um gestor de manter uma postura que conduz os seus colaboradores a sentirem que têm um propósito e recursos suficientes para alcançarem as metas e objetivos estipulados.
“O líder é capaz de fazer leituras da realidade e traduzi-las numa linguagem apropriada à equipas que colaboram com ele. (…) São pessoas capazes de integrar em torno de um projeto, uma ideia ou sentimento, um conjunto de pessoas conseguindo que predominem os interesses e objetivos do grupo sobre o individual”, comenta o autor Alvarez Fernández Alvarez, em seu livro “El liderazgo de la calidad total”.
O que é uma liderança horizontal?
Imagine um ambiente corporativo onde todas as equipes têm o direito de opinar sobre diversas questões. Todos os envolvidos são livres para debater junto com o líder questões estratégicas. A partir disso é possível ter uma visão muito mais ampla e enriquecida sobre tudo.
A liderança horizontal tem sua base justamente no compartilhamento. O líder entende que sua missão é apenas orientar para que todos possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma. Ele está ali para dialogar, ouvir e, a partir de todas as visões, encontrar caminhos mais satisfatórios para a empresa e para o trabalho em si.
Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões. Neste modelo, grandes grupos de funcionários relatam apenas um gerente. É um sistema mais informal, bastante comum em empresas menores.
Diferente da liderança vertical, na qual o chefe somente manda, e quase sempre é temido, o líder vertical tem uma postura mais humana e próxima dos colaboradores. Isso possibilita um ambiente mais harmônico para todos, algo que pode impactar na felicidade dos colaboradores.
Ao estar próximo da sua equipe, o líder começa a conhecer melhor cada colaborador. Com isso, ele pode orientar melhor, oferecer feedback qualificado e gerir a equipe com mais eficiência.
Se existe liderança horizontal, o que deve ser a liderança vertical?
O conceito de liderança vertical representa a estrutura clássica de uma empresa. Isso quer dizer, é a organização hierárquica da mesma, verticalizada, com topo, meio e base, tendo uma alta cadeia de comando e organograma fixo. No topo está o presidente da empresa, e depois cada divisão é composta por uma série de quadros intermédios e supervisores, que são responsáveis por vários departamentos.
Na liderança vertical, possuem uma visão do chefe que ordena, cobra e amedronta. Esta forma de liderança já não é algo interessante, pois pode impactar em uma alta rotatividade de colaboradores da empresa, algo prejudicial para o crescimento da mesma.
Tomada de decisões
Em uma organização que a liderança é vertical, as decisões vêm sempre de cima para baixo, seguindo a hierarquia. Os colaboradores recebem um conjunto de orientações a seguir e devem trabalhar de acordo com o que lhes é passado.
Enquanto as organizações que possuem liderança horizontal capacitam os funcionários para tomar decisões operacionais diárias e os incentivam a consultar a administração sobre as questões mais importantes. A equipe é gerida por meio de metas estabelecidas, também levando em consideração as políticas da empresa, que devem ser respeitadas por questões legais e de segurança.
Colaboração entre os funcionários
A organização vertical tende a ser estruturada em termos de funcionários e gestão de colaboração. Assim como as decisões devem obedecer ao tipo de organograma da empresa, a colaboração entre funcionários e gerentes sobre os processos da empresa acontece em um ambiente muito estruturado, que inclui reuniões e monitoramento constante.
No caso de uma organização horizontal, como os funcionários têm o poder de tomar suas próprias decisões, a colaboração tende a acontecer mais organicamente. Os funcionários têm contato aberto uns com os outros e estão mais disponíveis para criar soluções em conjunto.
Comunicação
Há uma grande diferença entre a gestão horizontal e vertical na comunicação interna. A estrutura rígida de uma organização vertical tende a tornar a disseminação de informações entre departamentos e funcionários mais lenta, já que tudo deve seguir os níveis hierárquicos. Já em uma organização horizontal, a comunicação tende a ser mais orgânica, fluindo naturalmente de um setor para o outro.
3 benefícios de promover uma liderança horizontal
Por ser um conceito relativamente novo, é possível que muitos empreendedores ainda não tenham compreendido quais os benefícios de promover uma liderança horizontal. Fique tranquilo, pois abaixo listamos as vantagens fundamentais.
Agrega valor e conhecimento
Durante a prática da liderança horizontal, é comum que haja reuniões para debater diversos assuntos. Ao se sentirem livres para expressar suas opiniões e conhecimento, os colaboradores terão um repertório de conhecimento mais amplo.
Afinal, todos terão acesso às informações e conhecimentos dos demais. A prática possibilita que a equipe tenha um alto valor agregado e ainda conquiste sempre novos conhecimentos.
Aproximação dos colaboradores
Compartilhar conhecimento permitirá que os colaboradores percebam que estão todos no mesmo barco e remando pelo mesmo objetivo. Dessa forma, eles não se sentiram pressionados a competirem uns com os outros. Isso é fundamental para desenvolver uma equipe de alta performance, pois todos os envolvidos poderão se aproximar mais.
Líder é visto como um professor
Ao se tornar um orientador de todos, o líder será visto como uma figura de respeito e que será capaz de ajudar toda a equipe a atingir seus objetivos. Diante disso, os colaboradores se sentirão à vontade para falar sobre suas dificuldades, pois saberão que ele será capaz de oferecer a ajuda necessária.
Saiba como aplicar a liderança horizontal em seu negócio
Agora que você já entendeu que a liderança horizontal permite uma série de benefícios ao seu negócio, é possível que tenha interesse em começar a aplicá-la na sua empresa.
Saiba que a mudança da cultura organizacional não é tão simples e leva tempo, mas com um pouco de paciência é possível conquistar ótimos resultados. Por isso, abaixo listamos algumas dicas para quem está pensando em começar a praticar uma liderança mais humana e eficiente.
Promova um bom ambiente de trabalho
Entre as características de destaque de um líder está sua capacidade de resolver conflitos e promover um ambiente de trabalho adequado.
Para isso, é essencial que ele seja empático e entenda que seus colaboradores são seres únicos e que cada um tem suas qualidades e defeitos. É importante que ele saiba se colocar no lugar do outro para conseguir resolver conflitos e ainda promover um ambiente realmente adequado.
Tenha decisões coerentes
Não basta apenas que o líder fale sobre sua visão, missão e valores. Ele precisa colocar isso em prática para que os colaboradores realmente entendam que ele é um profissional coerente. Isso faz com que a equipe consiga ver credibilidade em sua figura.
Promova uma comunicação eficiente
A comunicação clara e objetiva com a equipe é outra característica importante para um líder. Ocultar ou distorcer informações pode acabar afastando os colaboradores, já que eles vão entender que há questões que suas opiniões são não relevantes para empresa.
Eles vão cada vez mais se afastando e não se sentindo parte, de fato, da empresa. Além disso, é interessante que o líder saiba comunicar um feedback de forma construtiva para que os colaboradores saibam em que ponto estão acertando ou errando.
Possibilite a colaboração
Um dos principais pontos da liderança horizontal é a colaboração. Todos devem se sentir livres para opinar e compartilhar seus conhecimentos. Sendo assim, é interessante realizar reuniões descontraídas e que permita a todos se sentirem confortáveis para expressar suas ideias.
Saiba quem realmente é
Há ainda características pessoais que devem ser desenvolvidas para que o líder possa atuar com mais eficiência. O autor Francisco Jose Masset Lacombe destaca, por exemplo, “confiança em si; crença no que faz; visão clara de onde quer chegar; entender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe”.
Para finalizar, é importante lembrar que para aplicar a liderança horizontal será necessário uma mudança na cultura da empresa. Isso leva tempo, mas não é impossível. Nossa recomendação é que você continue estudando mais sobre o assunto.
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