Skip to content

Liderança horizontal: o que é, benefícios e como aplicar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Há algum tempo, empreendedores compreenderam que a liderança horizontal pode proporcionar diversos benefícios para os seus negócios. Entenda você também!

Seus colaboradores estão trabalhando felizes e estão satisfeitos com a posição de seus superiores? Saiba que isso é fundamental para que a equipe consiga atuar com mais eficiência. Um estudo realizado na Universidade de Warwick, no Reino Unido, constatou que colaboradores felizes são 12% mais produtivos.

Você já deve imaginar o que o aumento da produtividade pode proporcionar para o seu negócio, certo? Caso não, vale lembrar: o aumento da produtividade está diretamente ligado com mais satisfação dos clientes, aumento das vendas e, como consequência, aumento dos lucros.

Afinal, como promover um ambiente que possibilite que os colaboradores fiquem mais felizes? Bom, a resposta é ampla, mas neste artigo vamos apresentar uma das soluções: a liderança horizontal.

Entenda o que é uma liderança horizontal

Imagine um ambiente corporativo onde todas da equipe tem o direito de opinar sobre diversas questões. Todos os envolvidos são livres para debater junto com o líder questões estratégicas. A partir disso é possível ter uma visão muito mais ampla e enriquecida sobre tudo.

A liderança horizontal tem sua base justamente no compartilhamento. O líder entende que sua missão é apenas orientar para que todos possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma. Ele está ali para dialogar, ouvir e, a partir de todas as visões, encontrar caminhos mais satisfatório para a empresa e para o trabalho em si.

Diferente da liderança vertical, na qual o chefe somente manda, e quase sempre é temido, o líder vertical tem uma postura mais humana e próxima dos colaboradores. Isso possibilita um ambiente mais harmônico para todos, algo que pode impactar na felicidade dos colaboradores.

Ao estar próximo da sua equipe, o líder começa a conhecer melhor cada colaborador. Com isso, ele pode orientar melhor, oferecer feedback qualificado e gerir a equipe com mais eficiência.

Para uma compreensão mais profunda sobre o conceito, podemos destacar algumas características desse tipo de liderança, como: colaboração, comunicação clara e objetiva, flexibilidade, orientação mais profunda e empatia.

3 benefícios de promover uma liderança horizontal

Por ser um conceito relativamente novo, é possível que muitos empreendedores ainda não tenham compreendido quais os benefícios de promover uma liderança horizontal. Fique tranquilo, pois abaixo listamos as vantagens fundamentais.

Agrega valor e conhecimento

Durante a prática da liderança horizontal, é comum que haja reuniões para debater diversos assuntos. Ao se sentirem livres para expressar suas opiniões e conhecimento, os colaboradores terão um repertório de conhecimento mais amplo.

Afinal, todos terão acesso às informações e conhecimentos dos demais. A prática possibilita que a equipe tenha um alto valor agregado e ainda conquiste sempre novos conhecimentos.

Aproximação dos colaboradores

Compartilhar conhecimento permitirá que os colaboradores percebem que estão todos no mesmo barco e remando pelo mesmo objetivo. Dessa forma, eles não se sentiram pressionados a competirem uns com os outros. Isso é fundamental para desenvolver uma equipe de alta performance, pois todos os envolvidos poderão se aproximar mais.

Líder é visto como um professor

Ao se tornar um orientador de todos, o líder será visto como uma figura de respeito e que será capaz de ajudar toda a equipe a atingir seus objetivos. Diante disso, os colaboradores se sentirão à vontade para falar sobre suas dificuldades, pois saberão que ele será capaz de oferecer a ajuda necessária.

Saiba como aplicar a liderança horizontal em seu negócio

Agora que você já entendeu que a liderança horizontal permite uma série de benefícios ao seu negócio, é possível que tenha interesse em começar a aplicá-la na sua empresa.

Saiba que a mudança da cultura organizacional não é tão simples e leva tempo, mas com um pouco de paciência é possível conquistar ótimos resultados. Por isso, abaixo listamos algumas dicas para que está pensando em começar a praticar uma liderança mais humana e eficiente.

Promova um bom ambiente de trabalho

Entre as características de destaque de um líder está sua capacidade de resolver conflitos e promover um ambiente de trabalho adequado.

Para isso, é essencial que ele seja empático e entenda que seus colaboradores são seres únicos e que cada um tem suas qualidades e defeitos. É importante que ele saiba se colocar no lugar do outro para conseguir resolver conflitos e ainda promover um ambiente realmente adequado.

Tenha decisões coerentes

Não basta apenas que o líder fale sobre sua visão, missão e valores. Ele precisa colocar isso em prática para que os colaboradores realmente entendam que ele é um profissional coerente. Isso faz com que a equipe consiga ver credibilidade em sua figura.

Promova uma comunicação eficiente

A comunicação clara e objetiva com a equipe é outra característica importante para um líder. Ocultar ou distorcer informações pode acabar afastando os colaboradores, já que eles vão entender que há questões suas opiniões são não relevantes para empresa.

Eles vão cada vez mais se afastando e não se sentindo parte, de fato, da empresa. Além disso, é interessante que o líder saiba comunicar um feedback de forma construtiva para que os colaboradores saibam em que ponto estão acertando ou errando.

Possibilite a colaboração

 Um dos principais pontos da liderança horizontal é a colaboração. Todos devem se sentirem livres para opinar e compartilhar seus conhecimentos. Sendo assim, é interessante realizar reuniões descontraídas e que permita a todos se sentirem confortáveis para expressar suas ideias.

Saiba quem realmente é

Há ainda características pessoais que devem ser desenvolvidas para que o líder possa atuar com mais eficiência. O autor Francisco Jose Masset Lacombe destaca, por exemplo, “confiança em si; crença no que faz; visão clara de onde quer chegar; entender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe”.

Para finalizar, é importante lembrar que para aplicar a liderança horizontal será necessário uma mudança na cultura da empresa. Isso leva tempo, mas não é impossível. Nossa recomendação é que você continue estudando mais sobre o assunto. Leia nosso artigo e confira 10 palestras sobre liderança que você precisa assistir. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário