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Saiba como se tornar referência na contabilidade fazendo Marketing B2B

 em Contabilidade

Saiba como funciona o marketing B2B para contadores e faça seu escritório se tornar uma referência no mercado!

Você já ouviu falar em marketing B2B? E marketing B2C? Bem, esses dois termos podem parecer um pouco confusos para alguns. Mas eles fazem muito sentido para escritórios de contabilidade que querem se destacar. Em um mercado cada vez mais global, competitivo e agressivo, se torna urgente a necessidade de implementar estratégias de marketing digital.

No Contexto B2B, alguns empreendedores tendem a não confiarem nessas estratégias como forma de captação de novos clientes. Mas se você tem vontade de apresentar seu escritório com outros olhos, esse artigo foi feito para você! Continue lendo para saber mais sobre como funciona o Marketing B2B e utilize-o em seu escritório de contabilidade! Confira:

O que é o Marketing B2B?

B2B significa Business to Business, e se refere ao tipo de negócio feito de empresa para empresa. Ou seja, não é diretamente para o consumidor (B2C), e sim prestação de serviço a outras companhias, geralmente como terceirizadas.

Os exemplos mais comuns de B2B são as empresas produtoras de matérias-primas para que outras companhias desenvolvam seus produtos. Prestadoras de serviços que resolvam questões operacionais do negócio também se encaixam, como é o caso da contabilidade.

No marketing, o B2B tem conceitos diferentes daqueles feitos para o consumidor final. Considerando que as compras individuais tem mais elementos subjetivos na tomada de decisões, como questões emocionais e de apego a marcas, no caso do B2B são mais racionais e ligadas às vantagens competitivas e de preço.

Além do poder de compra, que no caso do B2B é maior, a compradora e a vendedora tem basicamente as mesmas condições de negociação. O raciocínio do comprador no caso do B2B é mais relacionado ao quanto ele pode ganhar em retorno ao efetuar aquele negócio, o famoso Retorno sobre Investimento (ROI).

Marketing B2B para contadores: Como fazer?

O cliente que busca sua empresa é extremamente qualificado. Por conta disso, as estratégias convencionais de marketing podem não ser efetivas. O primeiro passo para fazer Marketing B2B é conhecendo esse público-alvo, para saber exatamente qual o tipo de empresa que procura seu negócio.

Com essas informações em mãos, chegou a hora de entender as dores dos seus clientes. Quais são os problemas que eles esperam que sua empresa resolva? Fazendo uma análise detalhada, é possível perceber as situações recorrentes citadas pelos seus clientes e quais são as soluções que você, enquanto contador, pode oferecer.

Sua empresa precisa de um diferencial e também transparecer credibilidade, competência e valores para as outras empresas. Por isso, a maioria das estratégias de marketing B2B para contadores, especificamente, envolvem a presença e posicionamento da marca no mercado. Algumas das estratégias são:

Atendimento

O atendimento é indispensável para fortalecer os laços com o cliente. E não apenas na hora de fechar uma venda, como também depois que o cliente já tiver fechado o negócio. A abordagem de captação deve ser feita por uma equipe especializada no assunto, que conheça perfeitamente os serviços oferecidos e as necessidades do cliente. Já no pós-venda, devem ser realizadas pesquisas para saber a satisfação do cliente e também as possíveis deficiências na qualidade do serviço oferecido. Além disso, quando seu relacionamento com o cliente estiver fortalecido, você pode pedir indicação e oferecer em troca descontos em serviços ou outras condições.

Eventos

Quando seu escritório participa de eventos, como feiras, convenções ou congressos, ela tem uma oportunidade de ouro para mostrar o seu diferencial para os clientes e, assim, conquistá-los. Além de criar uma rede de relacionamentos com outros profissionais, os eventos são excelentes para novas negociações. No mês de maio aconteceu um dos melhores eventos para networking e marketing B2B para contadores. O ABS18 foi um evento idealizado pelo Abertura Simples e que trouxe grandes nomes da Contabilidade para discutir o futuro dessa área. Saiba mais sobre o sucesso aqui.

Marketing Digital

O marketing digital, e mais adentro dele, o marketing de conteúdo, é uma excelente maneira de mostrar o know how do seu escritório. Você deve em primeiro lugar ter uma presença digital, por meio de um site e perfil em algumas redes sociais. Mas o mais importante é que você desenvolva uma newsletter ou crie um blog. Assim, você poderá distribuir novidades e conteúdos do setor para com seus clientes e interessados. Se o conteúdo for relevante, sua empresa será vista como uma referência no mercado!

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Ilustração de três homens correndo, um deles chegando primeiro e segurando um trofeu, representando a concorrência na contabilidadeilustração de uma contadora trabalhando, representando a importância do profissional contábil