Confira todos os passos para montar um camping bem estruturado

Você já pensou em montar um camping? O negócio de campings representa opção de hospedagem para quem procura preços mais acessíveis, fora dos grandes centros. As instalações, equipamentos e serviços mais simples, fazem do camping uma ótima opção para quem quer economizar e estar em contato mais próximo da natureza.

Em épocas de temporada, esse tipo de negócio pode lucrar muito, e pode significar um importante investimento para quem mora em cidades turísticas. Pensando em tudo isso, Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para  montar um camping e se dar bem nos negócios. Confira:

Tudo o que você precisa saber para montar um camping

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em seu camping. O camping pode abrigar os campistas com barracas, trailers e motor homes. Por conta disso, é preciso pensar no espaço para esses ou escolher qual deles o camping vai oferecer a sua hospedagem.

Além disso, o plano de negócios detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa. Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu camping, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Clientes

Aventureiros, famílias que desejam passar mais tempo juntos e pessoas que querem curtir um período longe da tecnologia são os principais clientes desse tipo de negócio. São aqueles que querem pagar pouco por hospedagem, que gostam de estar em contato com a natureza e que querem usufruir o máximo possível do lugar onde estão.

Escolha o local

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para montar um camping, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para montar um camping é em cidades turísticas, litorâneas ou no interior. A localização ideal é próximo de áreas verdes ou cachoeiras, praias e rios. Isso porque, como já citamos, o perfil daqueles que gostam de acampar é basicamente a vontade de ter contato com a natureza. Por isso, vale a pena buscar áreas que tenham a natureza exuberante, algo bem fácil de ser encontrado no Brasil.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu camping poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

foto de uma família reunida e um menino andando de bicicleta, representando como montar um camping

Estrutura e equipamentos

A estrutura básica para montar um camping é a área para montar as barracas, atendimento, estacionamento, banheiros, cozinha compartilhada e energia elétrica. Porém, vale ressaltar que os serviços estão cada vez mais sofisticados e atendendo a diferentes públicos.

Por isso, é possível também oferecer diferenciais como piscinas, toboágua, área para churrasco, salão de jogos, playground, quadras de tênis, poliesportiva, trilha para caminhada e lagos. Caso queira, é possível disponibilizar também bar ou restaurante no local.

Não esqueça que são necessários equipamentos para escritório e recepção, como mobília, computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

Divulgação e dicas

divulgação do seu camping é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos.

Esse ramo conta com vários concorrentes, então para se destacar é preciso ter algo de especial. É importante fazer uma pesquisa para saber qual o diferencial dos outros profissionais, o que pode determinar o seu diferencial.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu camping terá sucesso.

Documentação necessária

Os documentos necessários para montar um camping são simples:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

A prática de camping se enquadra na CNAE 5519-0, a mesma categoria dos albergues e pensões. Contrate um contador para lidar com toda a burocracia relacionada à regularização de seu empreendimento.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o seu camping seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta