Passo a passo para montar um serviço de cuidadores de idosos de sucesso!

Está pensando em montar um serviço de cuidadores de idosos? Este é um negócio que pode ser oferecido de duas maneiras:

  • Um profissional preferencialmente enfermeiro ou técnico de enfermagem, prestando serviços individuais e acompanhando o idoso em atividades diárias, como médico, academia, parques, shoppings, entre outros;
  • Um centro de convivência para idosos, onde diversas atividades são oferecidas e o idoso, além de ter a companhia de outros na mesma faixa etária, conta com o acompanhamento de vários profissionais que trabalham para proporcionar o seu bem-estar e qualidade de vida.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:

PASSO A PASSO: VEJA COMO MONTAR UM SERVIÇO DE CUIDADORES DE IDOSOS!

SOBRE O MERCADO

O aumento da expectativa de vida média, de um lado, e a menor taxa de fecundidade nas últimas décadas, de outro, embalaram esse processo, que abrange um grande contingente de idosos no país. E desde 1º de outubro de 2003, essa faixa crescente da população dispõe do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741), destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

A expectativa de vida média do brasileiro nascido em 2015 situa-se em 75,5 anos, conforme pesquisa Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro de 2016. Em 2015, era de 75,2 anos. As melhores condições de vida, nas últimas décadas, favoreceram esse aumento da taxa de sobrevivência. Houve também uma queda expressiva na taxa de fecundidade: uma mulher que tinha em média seis filhos em 1940, passou a ter 1,7 filho em 2016.

Ainda conforme o IBGE, o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já, em 2030. Esta tendência primeiramente foi observada no censo de 2002 e foi se firmando nos anos seguintes. Para exemplificar, constata-se que a participação do grupo com até 24 anos de idade cai de 47,4% em 2002 para 39,6% em 2012.

Essa nova realidade apresenta uma “janela de oportunidades”, onde o país terá um número de pessoas consideradas economicamente ativas (entre 15 a 64 anos), maior que a parcela de população dependente (menores e idosos que não trabalham). Observados esses números, os empreendedores devem ficar atentos ao potencial de serviços e produtos para atende clientes idosos.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de cuidadores de idosos, ele precisará realizar uma pesquisa de mercado, avaliando a região quanto à concorrência, poder aquisitivo dos moradores, opções de lazer e pontos de interesse para o seu público-alvo. Além disso, precisa pensar em pontos de acessibilidade, visibilidade e segurança.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A contratação dos colaboradores para montar um serviço de cuidadores de idosos dependerá muito da necessidade do empreendedor. Para iniciar, o empreendedor poderá montar uma equipe com: instrutores de atividades, monitores, terapeutas ocupacionais, técnicos em enfermagem, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

A escolha dos profissionais é de extrema importância e por isso, deve ser feita com muito critério e responsabilidade.

Imagem de uma enfermeira cuidando de uma senhora para remeter ao empreendedor que deseja montar um serviço de marido de aluguel

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendada para montar um serviço de cuidadores de idosos é de 700m² se o seu desejo for montar um centro especializado neste serviço. Neste espaço, será preciso adaptar a realização dos serviços que serão oferecidos, como por exemplo: refeitório, recepção, escritório, espaço de convívio, área da saúde, quartos de repouso, banheiros, etc.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Bebedouro;
  • Ventiladores;
  • Mesas e cadeiras confortáveis e ergonômicas;
  • Equipamentos de exercício físico;
  • Móveis para escritório;
  • Balcão para recepção;
  • Utensílios para a cozinha;
  • Macas;
  • Cadeira de rodas;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de cuidadores de idosos, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.

O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara a sua empresa.

Como dica de negócio, além da questão de pesquisa de mercado, concorrente e público-alvo, é aconselhável que o empreendedor considere a hipótese de oferecer algum serviço com diferencial. Como exemplo, podemos citar: médicos geriatras; nutricionistas; fisioterapeutas; enfermeiros; psicólogos; etc.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para montar um serviço de cuidadores de idosos são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Estatuto do Idoso;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar um serviço de cuidadores de idosos realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta