Saiba como montar um serviço de decoração de ambientes e empreenda na sua cidade!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está planejando montar um serviço de decoração de ambientes? Este é um negócio que está relacionado à integração do ser humano com os ambientes onde vive, sejam eles o local de moradia, escritório, ambientes de trabalho ou de atividades diversas. A qualidade do ambiente que nos rodeia é uma tendência do viver de forma integrada e holística, contribuindo para outros benefícios que contemplam os seres humanos e seus anseios, concretizando sonhos e materializando o universo pessoal.

A decoração de ambientes se tornou fundamental para adequar os móveis ao seu contexto, congregar todos os equipamentos e ainda criar uma atmosfera específica. Quer entrar na área? Continue lendo:

EMPREENDA NA SUA CIDADE! SAIBA COMO MONTAR UM SERVIÇO DE DECORAÇÃO DE AMBIENTES

SOBRE O MERCADO

Por um tempo, este tipo de serviço foi visto como restrito a pessoas de posses. O mercado de decoração iniciou um período rumo à popularização a partir dos anos 1980 a 1990, quando acontece no Brasil a sua expansão. Surgiu em

O setor de casa e construção cresceu 13,4% no mercado brasileiro de franquias em 2013, segundo balanço anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Somente neste ano, o segmento voltado para imóveis faturou R$ 6,26 bilhões e o número de marcas do setor de decoração e construção aumentou 15,2%. O desempenho do segmento pode ser atribuído ao bom momento que o mercado imobiliário viveu em 2013.

Na cidade de São Paulo, as vendas de imóveis residenciais novos cresceram 23,6% em 2013, conforme pesquisa do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário). De acordo com o instituto Data Popular, cerca de R$ 146 bilhões foram gastos em 2013 com reformas de imóveis.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empresário que deseja montar um serviço de decoração de ambientes, ele precisa levar em consideração alguns aspectos, como por exemplo as possibilidades de mercado e o potencial de rende per capita da região, além da verificação da existência de público-alvo, bem como a concorrência.

Além disso, o empreendedor deve buscar locais que estão localizados próximos a centros comerciais, onde apresenta uma boa visibilidade e um grande fluxo de pessoas. Pensar em questões de acessibilidade também é fundamental e por isso, estar localizado perto de estacionamentos, metrôs e pontos de ônibus.

COLABORADORES

A contratação de colaboradores para montar um serviço de decoração de ambientes dependerá, fundamentalmente, de dois fatores: necessidade e tamanho do empreendimento.

Inicialmente, o empresário deverá contratar: vendedores, desenhistas e, se for o caso, arquitetos.

Nessa etapa, é importante fazer uma boa pesquisa e contratar aqueles profissionais que estão aptos para atuar na determinada área. Questões como atendimento ao cliente, equilíbrio emocional, capacidade de identificação de necessidades e agilidade no atendimento são itens indispensáveis.

Imagem de um ambiente da casa que foi decorado para inspirar o empreendedor a montar um serviço de decoração de ambientes

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para montar um serviço de decoração de ambientes é de 60m², com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Neste espaço, deverão ser distribuídos os setores de: atendimento, criação e desenvolvimento dos projetos, sala de reuniões e sala administrativa.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Armários;
  • Mesas e cadeiras;
  • Estante;
  • Impressora;
  • Computadores;
  • Telefones;
  • Mesas redondas;
  • Pranchetas de desenho;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de decoração de ambientes, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades do serviços e promoções; mídia especializada como por exemplo revistas específicas da área; materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a loja e seus produtos. Por último, mas não menos importante, é fundamental que a sua marca esteja presente nas redes socais, afinal, elas são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, se o empreendedor deseja ser mais competitivo, é preciso que antes disso ele avalie e dimensione o conjunto de serviços que serão agregados no projeto. Além disso, é fundamental que o mesmo faça um estudo de mercado e público-alvo para conseguir entender qual é a real necessidade desse consumidor. Pesquisar o mercado concorrente também é uma ótima opção para conseguir identificar os pontos que ainda não foram atendidos e entregar no seu serviço como um diferencial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para montar um serviço de decoração de ambientes são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar um serviço de decoração de ambientes realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário