Saiba como montar um serviço de turismo ecológico na sua cidade e tenha muito sucesso!

Está pensando em montar um serviço de turismo ecológico? Esse negócio está relacionado ao deslocamento de pessoas para espaços naturais com ou sem equipamentos receptivos, motivados pelo desejo ou necessidade de estar no meio da natureza. Esse turismo pode ser focado para observação passiva da flora, da fauna, da paisagem e dos aspectos cênicos do entorno. Incluem-se também aqueles que buscam uma observação participativa e interativa com o meio natural, na pratica de longas caminhadas, escaladas, desbravamentos e aberturas de trilhas. Pode-se incluir no universo do turismo ecológico os esportes de aventuras como: rafting, os desafios de superação de limites físicos como canyoning, off-roadd, rapel e outros, ou ainda, inserir-se na área do turismo desportivo como os jogos de natureza. Quer iniciar na área? Continue lendo:

QUER MONTAR UM SERVIÇO DE TURISMO ECOLÓGICO, MAS NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR? CONFIRA ESSAS DICAS!

SOBRE O MERCADO

O turismo ecológico visa, através de práticas corretas de uso de áreas ambientais, promover uma interação entre o turista e o meio ambiente de modo que essa junção de homem e natureza não gere nenhum tipo de dano ambiental. Ele pode contribuir de forma positiva para a preservação ambiental, pois, levando-se em consideração as suas práticas de atividades naturais e corretas, podem ser implementados espaços ecológicos de preservação destinados à pratica dessa modalidade, garantindo assim uma maior conservação de áreas naturais. Nesse contexto o turismo ecológico pode utilizar-se de forma sustentável do patrimônio natural e incentivar sua conservação, além de buscar através de suas atividades a formação de uma consciência de preservação da natureza e de seus sistemas ecológicos.

Esta área teve início no Brasil no final dos anos 80 e a partir do ano de 1922 começou a ter mais visibilidade. O Brasil é detentor de riquezas naturais que representam um grande potencial do ponto de vista do turismo ecológico. O país detém um número entre 10% e 20% do total de espécies do planeta, possuindo 22% da flora, 10% dos anfíbios e mamíferos e 17% das aves do mundo. Os maiores polos ou regiões para o ecoturismo são Fernando de Noronha (PE), Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Guimarães (MT), Bonito (MS), além dos mais de 50 parques nacionais.

Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.

O ecoturismo é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, em nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.

De acordo com o WTTC (World Travel & Tourism Council), que organiza estatísticas do turismo mundial, o Turismo Ecológico representa hoje entre 15 e 20% do setor turístico.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A escolha da localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empresário que deseja montar um serviço de turismo ecológico, ele precisará levar em consideração aspectos como: acessibilidade e visibilidade.

É necessário identificar primeiro, qual é o público alvo em que se deseja atingir com o seu negócio. Depois, dê preferência a locais que recebem por dia, um alto número desses consumidores. Locais que podemos citar como exemplo são: estabelecimentos próximos a centros comerciais, shoppings, entre outros. Esses locais, geralmente, costumam estar perto de estacionamento, ponto de ônibus e metrô, o que facilita o acesso dos clientes. Outra preocupação na hora de escolher o imóvel é verificar se o local não é sujeito a inundações e se o entorno possui a segurança necessária para instalação do negócio. Uma boa dica é perguntar aos comerciantes da região sobre estas ameaças ao funcionamento do seu empreendimento.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A quantidade de colaboradores que o empreendedor deverá contratar para montar um serviço de turismo ecológico vai depender fundamentalmente de dois fatores: necessidade e tamanho do empreendimento.

Inicialmente, o empreendedor precisará de: gerente, agente de viagens e auxiliar de atendimento.

Imagem de um turista passeando em campos montanhosos depois que um empreendedor decidiu montar um serviço de turismo ecológico

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para montar um serviço de turismo ecológico é de aproximadamente 30m². Esse espaço deverá comportar a área de atendimento e a área administrativa, além dos sanitários.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Computadores;
  • Impressoras;
  • Telefones;
  • Poltronas;
  • Armários;
  • Arquivos;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de turismo ecológico, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, nos meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como jornais e revistas específicos da área; materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a empresa e todos os serviços prestados. Por último, mas não menos importante, o empreendedor precisa estar presente nas redes socais, pois atualmente, são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, recomendamos uma pesquisa detalhada do mercado, onde o empreendedor deve fazer uma análise dos preços praticados pelos concorrentes, do público alvo e além disso, deve concentrar seus esforços em contratar pessoas qualificadas para compor a equipe da empresa. Deve ainda estar sempre atualizado com as tendências da área e buscar quais pontos você pode oferecer como um diferencial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para montar um serviço de turismo ecológico são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar um serviço de turismo ecológico realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]MONTAR UM SERVIÇO DE TURISMO ECOLÓGICO[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta