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Você sabe quais são os motivos para criar pitch?

O que você verá neste artigo:

Não sabe quais são os motivos para criar pitch? Ele é algo essencial para qualquer empresa ou startup que deseja conquistar um investidor, mas você sabe como fazer o seu? Confira!

Em determinado momento, é possível que sua empresa precise de investidores. Contudo, para conquistar um investidor, é preciso saber conquistar e o pitch, justamente, tem esse objetivo. Vamos entender melhor como uma explicação mais objetiva.

Conceituando o que é pitch

Cassio A. Spina, em seu artigo dos Anjos do Brasil, explica que “O pitch é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. O pitch deve tanto poder ser apresentado apenas verbalmente quanto ilustrado por 3 a 5 slides. Ele deve conter basicamente: Qual é a oportunidade. O Mercado que irá atuar. Qual é a sua solução. Seus diferenciais. O que está buscando”.

Modelos de pitch para inspirar

Antes de explicar como criar um pitch, achamos importante que os leitores conheçam alguns modelos. Selecionamos os melhores abaixo:

Airbnb

A AirBnB, agora uma das marcas mais valiosas dos EUA, arrecadou US $ 600 mil em 2007 em sua rodada de sementes com a Sequoia Capital utilizou o seguinte pitch (clique aqui).

Pavio

A apresentação representa uma versão muito inicial do Tinder, mas as informações desta rodada em particular não foram divulgadas.

Quadrangular

Esa apresentação foi usado pelo Foursquare em sua rodada de Semilla em 2009. Agora, o Foursquare conseguiu arrecadar mais de US $ 200 milhões em várias rodadas.

 Moz

Moz começou como uma empresa de consultoria fundada por uma mãe e seu filho e agora é o software de marketing de entrada mais popular do mundo. Com esta apresentação, a Moz levantou US $ 18 milhões com uma avaliação de US $ 75 milhões em 2011 com o Foundry Group e a Ignition Partners .

Intercomunicador

A Intercom levantou US $ 1 milhão de investidores anjos em sua rodada de sementes em 2011 com essa apresentação e, no mesmo ano, estava dentro de 500 startups no Vale do Silício.

Motivos para criar um pitch para o seu negócio

Afinal, vale a pena realmente passar horas criando um pitch? A resposta é sim. Isso porque a qualquer momento pode surgir oportunidades únicas para o seu negócio e você precisa estar preparado. O pitch deve ser criado por diversos motivos, como:

Apresentação para investidores

É comum que o pitch seja desenvolvido por startups, já que muitas precisam de investidores. No entanto, empresas convencionais também podem precisar de ajuda externa.

Só que para conquistá-la é preciso que os investidores realmente entendam qual o propósito do negócio, a perspectiva de lucro etc. Afinal, ninguém quer investir no desconhecido, certo?

Conquistar novos sócios

O pitch também é uma oportunidade para que você possa apresentar seu negócio para novos sócios. O conteúdo da apresentação, quando desenvolvido com qualidade, é capaz de convencer outras pessoas a acreditarem e embarcarem na jornada empreendedora.

Promover parcerias

Uma boa apresentação também pode ser capaz de unir empresas que tenham objetivos em comum. Quando isso acontece, é possível criar parcerias benéficas para ambas as partes. Sendo assim, um pitch pode se tornar uma ponte capaz de gerar lucros e ampliação da exposição da marca.

Dicas para criar um pitch

É importante criar uma apresentação de slide para te ajudar no momento da reunião com o investir. O slide permitirá “ilustrar” as informações. Além disso, é ideal para apoiar sua fala e ajudar a lembrar o que precisa ser dito.

Apresente o problema

O primeiro passo é que a apresentação mostre que existe um problema no qual sua empresa tem a solução. Use dados e estatísticas sobre o tamanho do mercado ao qual sua empresa pertence. Quando as empresas estão sendo avaliadas, os dados ajudam os investidores a entender o tamanho do mercado e qual o seu potencial.

Ofereça uma solução

Você apresentou o cenário e o problema que existe atualmente e em que sua equipe está trabalhando. Diante disso, o investidor deve ter uma ideia dos problemas existentes e porque é atraente para uma empresa resolvê-los.

Sendo assim, chegou o momento de oferecer uma solução. Ao propor uma solução, há duas partes fundamentais que as pessoas precisam ver: explique porque sua empresa é diferente da concorrente e porque sua equipe é a melhor em oferecer a solução.

Explique como

Se você já definiu o problema e a solução, os investidores estarão interessados ​​em saber como você resolverá o problema. Faça um slide como os planos como você alcançará seu objetivo.

Cada etapa deve descrever um objetivo que você já alcançou. Você também pode usar vários dos pontos na linha do tempo para mostrar alguns dos seus próximos objetivos.

Faça seu pedido

No final da apresentação, explique o que você precisa para ter sucesso. Seja fundos, serviços de consultoria ou um potencial parceiro de negócios, você precisa de um slide onde esclareça suas intenções.

Por fim, vale recapitular. Para criar um criar um pitch, você precisa desenvolver uma apresentação rápida e consistente que explique o problema, a solução, como resolver o problema e o que é necessário.

Agora que você já sabe os motivos para criar pitch, o que acha de entender como conquistar investimento para o seu negócio? Leia nosso artigo.

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