O impacto da tecnologia nos negócios é imensurável. Há muitas novidades no setor. Por isso, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas, por exemplo, sobre o que é empreendedorismo digital
No entanto, é interessante realmente compreender o conceito. Isso porque o empreendedorismo digital chegou para ficar e quem quer ser um empreendedor pode encontrar no digital um caminho muito mais simples.
Você sabia que o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet? Além disso, você sabia que o e-commerce cresce mais que o varejo tradicional no Brasil?. Pois é. Isso demonstrar que entender o que é empreendedorismo digital é fundamental para atua no mercado.
Afinal, o que é empreendedorismo digital?
A internet permitiu uma conectividade extraordinária, algo que impactou profundamente em todos os setores da sociedade, inclusive no mundo dos negócios.
Se antigamente, empreender exigia um alto investimento, hoje a realidade é diferente. Com baixo investimento financeiro, é possível criar um negócio online. Para entender exatamente o que é empreendedorismo digital, é preciso recorrer a ajuda de alguns especialistas.
Os autores Shane e Venkataraman, por exemplo, explicam que “o empreendedorismo busca entender o surgimento das oportunidades para criar algo novo; como essas oportunidades são descobertas ou criadas por indivíduos específicos, que usam meios diversos para explorar essas oportunidades, produzem, assim, uma ampla gama de mudanças”.
A partir desta explicação podemos concluir que empreendedorismo digital é a procura de oportunidades visando criar algo novo dentro do ambiente online.
Vantagens do empreendedorismo digital
Já comentamos que investir no empreendedorismo digital é muito mais econômico do que no físico, certo? Só que não para por aí. Há ainda outras vantagens que devem ser levadas em consideração por quem quer seguir a jornada no meio digital. Por exemplo:
Maior visibilidade do negócio
A possibilidade de destaque da marca no online é muito maior do que o offline. O online conta com diversos canais que podem atingir pessoas tanto no território brasileiro quanto no exterior.
A divulgação física, por exemplo, é limitada por região e alcança todos os perfis de consumidores, algo que não é interessante. Já a online não, e ainda permite que a marca alcance um público-alvo ideal, ou seja, aquele que realmente tem interesse em consumir seu produto ou serviço.
Significativa redução de custos
O empreendedor convencional precisará investir em infraestrutura, divulgação, contratação de funcionários etc. Isso acaba demandando um alto investimento financeiro.
Já no online não é necessário. O custo de investimento é consideravelmente menor, pois o empreendedor, inicialmente, não precisará contratar funcionários. Também não precisará investir em infraestrutura e em outras questões que são essenciais para o empreendimento físico.
Mais interação com os clientes
Facebook, WhatsApp, Instagram, E-mail e outras mídias podem ser utilizadas, de forma estratégica, para conquistar uma maior interação com os clientes. O relacionamento permite tanto prospectar clientes quanto gerar uma fidelização.
Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, que tal entender mais sobre o assunto. Leia nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo digital está aqui!”.
No comment yet, add your voice below!