Você sabe realmente o que é empreendedorismo digital?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O impacto da tecnologia nos negócios é imensurável. Há muitas novidades no setor. Por isso, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas, por exemplo, sobre o que é empreendedorismo digital

No entanto, é interessante realmente compreender o conceito. Isso porque o empreendedorismo digital chegou para ficar e quem quer ser um empreendedor pode encontrar no digital um caminho muito mais simples.

Você sabia que o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet? Além disso, você sabia que o e-commerce cresce mais que o varejo tradicional no Brasil?. Pois é. Isso demonstrar que entender o que é empreendedorismo digital é fundamental para atua no mercado.

Afinal, o que é empreendedorismo digital?

A internet permitiu uma conectividade extraordinária, algo que impactou profundamente em todos os setores da sociedade, inclusive no mundo dos negócios.

Se antigamente, empreender exigia um alto investimento, hoje a realidade é diferente. Com baixo investimento financeiro, é possível criar um negócio online. Para entender exatamente o que é empreendedorismo digital, é preciso recorrer a ajuda de alguns especialistas.

Os autores Shane e Venkataraman, por exemplo, explicam que “o empreendedorismo busca entender o surgimento das oportunidades para criar algo novo; como essas oportunidades são descobertas ou criadas por indivíduos específicos, que usam meios diversos para explorar essas oportunidades, produzem, assim, uma ampla gama de mudanças”. 

A partir desta explicação podemos concluir que empreendedorismo digital é a procura de oportunidades visando criar algo novo dentro do ambiente online.

Vantagens do empreendedorismo digital

Já comentamos que investir no empreendedorismo digital é muito mais econômico do que no físico, certo? Só que não para por aí. Há ainda outras vantagens que devem ser levadas em consideração por quem quer seguir a jornada no meio digital. Por exemplo:

Maior visibilidade do negócio

A possibilidade de destaque da marca no online é muito maior do que o offline. O online conta com diversos canais que podem atingir pessoas tanto no território brasileiro quanto no exterior.

A divulgação física, por exemplo, é limitada por região e alcança todos os perfis de consumidores, algo que não é interessante. Já a online não, e ainda permite que a marca alcance um público-alvo ideal, ou seja, aquele que realmente tem interesse em consumir seu produto ou serviço.

Significativa redução de custos

O empreendedor convencional precisará investir em infraestrutura, divulgação, contratação de funcionários etc. Isso acaba demandando um alto investimento financeiro.

Já no online não é necessário. O custo de investimento é consideravelmente menor, pois o empreendedor, inicialmente, não precisará contratar funcionários. Também não precisará investir em infraestrutura e em outras questões que são essenciais para o empreendimento físico.

Mais interação com os clientes

Facebook, WhatsApp, Instagram, E-mail e outras mídias podem ser utilizadas, de forma estratégica, para conquistar uma maior interação com os clientes. O relacionamento permite tanto prospectar clientes quanto gerar uma fidelização.

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, que tal entender mais sobre o assunto. Leia nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo digital está aqui!”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário