O que é IVA? Saiba como esse imposto pode afetar o mercado contábil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entenda tudo sobre o que é IVA:

O sistema tributário brasileiro é grande e complexo, contando com pequenos detalhes que podem confundir a cabeça das pessoas facilmente. Nos últimos anos, porém, começaram a pensar em uma maneira de reduzir essas tributações eficientemente. Uma das propostas para isso foi o IVA.

Uma sigla pequena mas que pode causar um grande impacto, o Imposto sobre Valor Agregado visa a substituição e unificação de outros impostos em um só, caso ocorra uma reforma tributária.

Não somente com o intuito de diminuir as burocracias, a ideia de adotar esse imposto também vem da ideia de ajudar a facilitar os investimentos e tentar reduzir a sonegação fiscal.

O que é IVA?

Ele teve início na união Européia em 1930 e agora tem lugar em diferentes partes do mundo. O Imposto sobre Valor Agregado reformularia totalmente a maneira os tributos das empresas , ajudando a centralizar todas as taxas.  Ele substituiria tanto tributos federais como PIS, COFINS e IPI, quanto estaduais e municipais como ICMS (que é variável em cada estado) e o ISS.

O IVA seria aplicado sobre os bens e serviços, como um imposto geral abrangente sob o consumo, exatamente proporcional ao preço oferecido, como por exemplo: R$100 + 20% IVA = R$120,00. Ou seja, o valor de custo final que chegará ao consumidor já incluirá todos os impostos e os 20% seria repassado ao governo em forma de tributo.

As médias e grandes empresas poderão ser beneficiadas por esse imposto, já que estão sujeitas a diversos tributos e impostos que devem ser pagos mensalmente. Já empresas enquadradas no regime de MEI e Simples Nacional, não serão diretamente afetadas por essa mudança.

Por isso, é muito importante entender o que é IVA e como ele funcionaria, se adotado no próximo ano. Ele tributará cerca de 400 mil itens, bens e serviços produzidos mas entrará na discussão sobre a reforma tributária.

Os impostos nos dias de hoje

Para saber o que mudará, é importante entender como os impostos são cobrados nos dias de hoje . Eles incidem em três itens principais: consumo, renda e propriedade.

Os principais impostos afetados pela mudança seriam:

  • PISPrograma de Integração social
  • COFINSContribuição para o Financiamento da Seguridade Social
  • IPI Imposto sobe Produtos Industrializados
  • ICMSImpostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços  – Lembrando que este pode ser variável em cada estado, e isso pode vir a ser um problema e é um tópico que gera boa partes das discussões.
  • ISSImposto Sobre Serviço

Vantagens do IVA

O IVA já faz parte do cotidiano dos contadores da União Européia e em praticamente toda a América Latina, menos no Brasil, onde sua aprovação ainda está em discussão no Congresso Nacional, pois ainda visam saber se isso de fato trará vantagens.

O que sabe até hoje sobre a desburocratização de diversos impostos, como citado acima, se for bem utilizado, pode trazer diversas vantagens. Como evitar o conhecido efeito cascata, onde é cobrado imposto encima de outros impostos e acaba gerando uma bitributação, elevando o preço final e causando problemas para diversas partes da população.

Se o IVA entra em vigor, essas tributações podem ser unificadas e assim, evitar que isso ocorra. Além disso, melhoraria até mesmo a produtividade das empresas e colocaria um ponto final na guerra fiscal entre estados e municípios, que baixam as alíquotas dos seus impostos para atraírem investimentos e acabam diminuindo a arrecadação no país todo.

Conclusão

Se o IVA sair do papel e se tornar uma realidade no próximo ano, será possível ver as consequências que ele trará. Por isso, é importante estar informado e manter seus conhecimentos atualizados e estar sempre atento ao assunto que tomará os noticiários do país.


Conseguiu entender o que é IVA? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário