Não sabe o que é uma startup? Confira!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você já ouvir falar, mas ainda não sabe realmente o que é uma startup? Sem problemas. Aqui você entenderá mais sobre o assunto!

O que é uma startup? Bom, há muitas definições sobre o que é o conceito. Contudo, alguns especialistas concordam que uma startup é um negócio inovador que tenta, por meio de seus produtos ou serviços, resolver algum problema.

“Um startup é um modelo de empresa jovem em fase de construção de seus projetos, que está vinculada fortemente à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras, no qual se encontra um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”, explica Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora e conselheiro da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Conheça 4 características para reconhecer uma startup

É preciso deixar claro que nem todo negócio inovador é um startup, ok? Ficou confuso? Calma, vamos explicar. Acontece que há algumas características essenciais e que todo negócio precisa ter para ser reconhecido como startup.

Para entender melhor a definição do conceito, devemos compreender quais são as principais características deste negócio. Para ser considerada uma startup, é necessário:

Inovação

Bom, isso já foi mencionado desde o início, certo? Mas vale a pena ressaltar. Um negócio só pode ser considerado startup se ele é inovador.

Por exemplo, uma padaria comum jamais será uma, mas se essa padaria criar um aplicativo inovador, que oferece uma solução para os seus clientes, e tenha as características abaixo, ela pode, sim, ser considerada uma.

Flexibilidade

A incerteza do sucesso e os riscos fazem com que uma startup tenha que ser flexível, ou seja, seu modelo de negócio tem que estar aberto para as mudanças, sempre que necessário. Somente assim ela chegará a um produto final que realmente seja lucrativo e bom. Desta forma, elas estão dispostas a mudar completamente o modelo de negócio assim que percebem que não estão no caminho correto para o sucesso.

Escalabilidade

Outra característica importante é a capacidade de ser escalável, ou seja, o negócio tem que atingir um alto número de pessoas por meio de um baixo custo. Isso é algo fundamental para qualquer startup e, por isso, muitas utilizam em seu modelo de negócio a tecnologia.

Replicável

A experiência de consumo deve ser replicável de forma simples e sem que seja necessário o aumento de investimento financeiro e de mão de obra. Com isso, o negócio pode crescer de forma consistente, baixo custo e com agilidade.

Agora que você já sabe o que é uma startup, que tal criar a sua? O processo não é simples. Contudo, podemos te ajudar. Você pode, por exemplo, ler nosso artigoSaiba como abrir uma Startup e tire sua ideia do papel!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário