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OKR: conheça essa metodologia de gestão de metas

O que você verá neste artigo:

OKR é uma ferramenta poderosa para definir objetivos e medir seu progresso baseado em resultados atingidos, através de foco, colaboração e alinhamento, ajudando a direcionar os esforços de toda a empresa para o que mais importa. A sigla OKR significa “Objectives and Key Results” (Objetivos e Resultados Chave). A metodologia OKR é usada pelo Google desde 1999 e foi desenvolvida pelo ex-CEO da Intel.

Planejar, gerenciar e executar metas, em um primeiro momento, pode parecer ser algo fácil de ser feito, mas que, na verdade, é bem complicado. De tal maneira que a procura por uma ferramentas de gestão é inumerável.

Por outro lado, muitos gestores tendem a pensar que se o negócio é lucrativo, não há motivo para se preocupar com a gestão de marketing. Além do mais, por esse simples pensamento, muitos empreendimentos enfrentam inconsistência em seus resultados por estarem executando suas atividades de acordo com o fluxo do mercado.

É por isso que uma metodologia, como a OKR, é necessária, com urgência, para a fluidez e sucesso do seu negócio.

A seguir, entenda tudo o que você precisa saber para implementar essa tecnologia.

O que é OKR?

OKR, sigla para Objectives and Key Results, ou em português Objetivos e Resultados-Chave, é uma metodologia de gestão que foi criada e desenvolvida pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove. Esta metodologia de gestão serve para definir as metas de uma organização, e é utilizada pelo Google e outras grandes empresas. O OKR é uma abordagem simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis.

John Doerr, que introduziu o Google no OKR, montou uma fórmula para facilitar na hora de estabelecer metas.

A fórmula para estabelecer as metas do OKR, é:

Eu vou (objetivo) medido por (resultados-chave)

Fórmula de metas por John Doerr

Objetivos

São descrições do que a empresa pretende alcançar. Esses objetivos precisam apresentar um direcionamento claro sobre essas descrições. Além disso, os objetivos servem para manter a equipe engajada com a missão.

Alguns exemplos de objetivos que podem deixar o time informado e engajado:

  • Oferecer suporte ao cliente;
  • Tornar-se autoridade no mercado;
  • Escalar as vendas.

Resultados-chave

Os Key Results são um conjunto de métricas, que medem o seu progresso em direção ao objetivo. Para cada objetivo, você deve ter de dois a cinco resultados principais. Exemplo:

  • Objetivo: Aumentar o engajamento;
  • Resultado-chave 1: Ranquear em 1° lugar no Google;
  • Resultado-chave 2: Ganhar uma quantidade significativa de seguidores nas redes sociais;
  • Resultado-chave 3: Aumentar o número de clientes que conheceram a empresa por meio de mídias sociais.

Como funciona?

Os objetivos geralmente partem de cima e demonstram o que a empresa planeja fazer no decorrer do ano. Ou seja, é necessário que eles sejam transparentes, de modo a manter a equipe engajada nos resultados.

Confira alguns exemplos que são de fácil compreensão e que mantém a equipe empenhada:

  • Tornar-se autoridade no mercado contábil;
  • Ter excelência em atendimento ao cliente;
  • Aumentar notavelmente as vendas;
  • Escalar a taxa de leads engajados.

Todos esses objetivos envolvem mais de um setor e são de fácil associação. Contudo, ainda necessitam das Key Results, que são o caminho que desenhamos para atingir as metas.

Quais são os diferenciais da metodologia de OKR?

Metas ágeis

Em vez de usar um planejamento anual estático, o OKR usa uma abordagem ágil. Usando ciclos de metas curtos, as empresas podem se adaptar e responder às mudanças.

Simplicidade

As empresas que adotam o OKR, reduzem o tempo gasto em definir metas de meses para dias. Dessa forma, será investido os recursos em atingir os objetivos e não na definição.

Transparência

Os OKRs são públicos para todos os níveis da empresa, de forma que todos tenham acesso às informações. 

Definição bidirecional de metas

O OKR usa uma abordagem que é simultaneamente de bottom-up e top-down.

A partir dos OKRs estratégicos da empresa, toda a equipe pode entender como contribuir para a estratégia. Neste processo, cerca de 60% dos OKRs táticos são definidos pelos times, alinhado com os objetivos da empresa.

Esse modelo cria engajamento e um melhor entendimento da estratégia enquanto torna o processo mais simples e mais rápido.

Como estruturar a metodologia OKR?

Embora a metodologia OKR seja bem prática e direta, é preciso seguir uma série de passos importantes, Dessa forma, você garantirá o bom funcionamento da metodologia e facilitará bastante sua adoção entre todos os colaboradores da empresa.

Definição de metas

Defina metas claras e específicas, tanto para os objetivos primários quanto para os resultados-chave

Divida os objetivos entre top-down e bottom-up

A divisão dos objetivos devem ser estabelecidos pelos líderes e pela equipe. Inclusive, o ideal é que 60% seja definido pela equipe, enquanto líderes só estabeleçam por volta de 40%.

A partir disso, todos estarão envolvidos na criação das metas, garantindo que o olhar de todos seja útil no processo.

Estabeleça prazos razoavelmente curtos

Estabeleça prazos razoavelmente curtos, como a cada trimestre, pois, caso o contrário, isso dificulta o processo, prejudicando a sua eficiência.

Isso vai ajudar a manter o senso de urgência, ao passo que dá tempo suficiente para que todos realizem seu trabalho e as táticas aplicadas surtam efeito.

Acompanhe os resultados 

O acompanhamento dos resultados precisa ser constante, não apenas em função dos prazos, mas para garantir a consistência do trabalho. 

Mantenha transparência

A transparência é o ponto de partida em uma estratégia de OKRs bem-sucedida. Não há forma melhor para deixar todos a par dos resultados, mantendo os colaboradores informados e garantir que o processo esteja claro para todos.

Quais os 10 benefícios do OKR?

Talvez você ainda esteja se perguntando, “Mas quais os benefícios do OKR para a minha empresa?”. Listamos e explicamos todos os benefícios abaixo!

Agilidade

Por meio dos OKRs, a organização consegue definir os objetivos em ciclos curtos de tempo, variando de acordo com a volatilidade e incerteza do seu negócio e com a natureza e tipo de serviços e produtos.

Isto significa, por exemplo, que de tempos em tempos, as pessoas se reúnem para definir os resultados prioritários para os próximos meses. 

Foco

OKR ajuda a eliminar ambiguidades com relação às prioridades da empresa e dos times, pois ajudam a focar em poucos objetivos por vez.

Ter foco para definir objetivos de curto prazo pode ser dolorido, pois o mais importante será definir quais ideias deixar de lado, ao menos por um tempo. Os OKRs te ajudarão neste desafio.

Alinhamento

Por meio dos OKRs, os times definem seus objetivos de forma alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.

Além de alinhamento entre os objetivos mais estratégicos e mais táticos, OKR é uma poderosa ferramenta para ajudar também no alinhamento entre times.

Com OKR, as dependências entre times são identificadas para que não haja objetivos conflitantes entre si. De forma transparente, os times têm condições de compartilhar entre si seus objetivos.

Essa transparência fomenta colaboração entre diferentes times, alinhamento e consequentemente ajuda na transformação da estratégia em resultados mensuráveis. 

Engajamento

Uma pesquisa de Jena McGregor, “Why People Really Leave Their Jobs” (The Washington Post, 2014) mostra que a maioria das pessoas sai da empresa que trabalha por falta de participação e falta de oportunidades desafiadoras.

Engajamento é fruto de participação e comprometimento. o OKR ajudará a sua empresa a  aumentar o engajamento das equipes.

Facilidade

Um dos principais benefícios de OKR é a simplicidade e facilidade. Além disso, a linguagem de OKR é simples. Porém, é preciso estar treinado corretamente para não cometer os principais erros. 

Transparência

Como já falamos anteriormente, os OKRs são visíveis para todos na organização, permitindo inclusive que os times ajudem uns aos outros no atingimento dos principais objetivos.

Foco no crescimento

OKR é sobre melhora de desempenho. É sobre identificar alavancas que irão ajudar o negócio a prosperar.

Resultados surpreendentes

Um dos maiores impactos positivos que o OKR pode trazer para uma empresa, é o foco em resultados mensuráveis combinado com a autonomia das equipes.

Comunicação clara

Quanto mais simples, melhor e mais clara é a comunicação. No processo de OKR, fomentamos conversas bidirecionais, o que aumenta ainda mais a clareza da comunicação.

Principais erros na implementação de OKRs

Confira os principais erros ao implementar o OKRs na sua empresa

Incluir tarefas como resultados-chave

Utilizar OKR como lista de tarefas e para medir quantidades de entrega, é sem dúvida um dos maiores erros cometidos por diversas empresas.

Definir somente resultados-chave inalcançáveis

OKRs devem ser ambiciosos, mas também devem ser realistas ao mesmo tempo. Estude a sua empresa, para, dessa forma, definir metas alcançáveis.

Ter resultados-chave não mensuráveis

Enquanto o objetivo traz uma frase curta e engajadora que representa algo a ser melhorado, um Key Result deve ser mensurável. 

Definir vários resultados-chave

Quanto mais objetivos e resultados chave, menor o foco. Por isso, é essencial ter entre 2 a 5 resultados-chaves.

Estabelecer OKRs de forma Top-Down

Outro erro muito comum é trazer OKR para a empresa e não mudar a forma de gestão e liderança. OKR não trará os benefícios desejados, se os gerentes continuarem a criar metas para todos funcionários.

O que se busca no exercício de OKR é a atuação intensa das equipes no processo de definição de seus OKRs.

Crie conversas bi-direcionais entre diferentes níveis na empresa. Somente desta forma OKR fará sentido e trará resultado.

Não acompanhar os OKRs

Definir OKRs brilhantemente e não acompanhar toda semana é um dos maiores erros que observamos em iniciantes em OKR.

Não documentar os OKRs

Um outro erro comum ao adotar OKR, é não organizar, armazenar e compartilhar as informações.

Para fazer isso, você pode, apenas, utilizar uma planilha de OKR. Esta planilha pode ser simples, mas bem estruturada.

Dicas para desenvolver bons OKRs

Objetivos

Os objetivos devem ser simples, curtos e fáceis de memorizar. Além disso, os objetivos não precisam ser chatos. Eles devem encaixar-se na cultura organizacional, serem informais e divertidos. 

Resultados-chave

Separe as métricas das tarefas e defina apenas alguns deles. Normalmente, entre 2 e 5 por objetivo.

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