Skip to content

Perspectivas do Balanced Scorecard: entenda como a ferramenta pode ajudar seu negócio

O que você verá neste artigo:

Que tal uma ferramenta capaz de aumentar os lucros da sua empresa? Conheça as perspectivas do Balanced Scorecard e descubra tudo que essa ferramenta pode fazer pelo seu negócio.

O que é Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard é um procedimento gerencial utilizado por empreendedores para realizar a gestão de desempenho da empresa. Dessa forma, por meio da criação de um quadro estratégico, o gestor consegue entender melhor a conjuntura da empresa para apurar os indicadores e traçar os objetivos e metas.

A ferramenta Balanced Scorecard foi desenvolvida por dois professores da escola de negócios da Universidade de Harvard. Os especialistas Robert Kaplan e David Norton são os nomes por trás da ferramenta de sucesso que tem como objetivo ajudar no gerenciamento das atividades da sua empresa.

Ela chegou causando impacto no mercado pois já foi criada com o intuito de superar ferramentas de negócio com visão limitada, por exemplo, as que consideravam apenas as operações contábeis ao fazer o balanço da empresa. 

Desse modo, a ferramenta dos professores de Harvard propõe uma compreensão mais ampla e complexificada da conjuntura da empresa, levando em conta diversas variáveis que influem na realidade do negócio, evitando análises superficiais que se baseiam apenas no faturamento imediato.

Você deve ter visto ao menos uma gigantes do mercado em determinado nicho, que sucumbiu à concorrência e foi à falência. Em partes uma visão limitada baseada apenas nos lucros imediatos da empresa pode ter influenciado nessas quebras pois faltou visão apurada de futuro.  

Quais são as vantagens do Balanced Scorecard?

Já ficou evidente que o balanced scorecard pode ajudar a sua empresa crescer e evitar que ela caia numa furada, certo?! Mas as vantagens não param por aí e abaixo listamos mais 5 outras que você terá ao implementar essa ferramenta no seu negócio. 

  • Nada embaixo do tapete: Com o balanced scorecard  você consegue definir um planejamento que seja transparente ao delimitar os objetivos  da sua empresa 
  • Chega de ruídos: Com essa ferramenta você melhora a comunicação com a sua equipe e também com os seus público consumidor evitando que falhas de comunicação afetem negativamente o seu negócio 
  • Equipe alinhada: Com os objetivos definidos de forma mais clara a sua equipe terá mais facilidade em compreender quais são os objetivos e metas e dessa forma você gestor também terá mais facilidade na hora de criar estratégias para motivar seus colaboradores. 
  • Não perca espaço para a concorrência, inove: com o balanced scorecard  você analisa também os fatores externos do mercado e com isso pode se planejar para estar à frente da concorrência na hora de inovar e atender às novas expectativas do nicho de mercado que a sua empresa atende.  
  • O fim das informações desencontradas: com a ferramenta você consegue reunir em um único documento indicadores importantes da conjuntura que sua empresa está inserida, com a facilidade das informações reunidas você pode empenhar mais tempo e energia fazendo o planejamento voltado para o crescimento da sua empresa.

Quais são as perspectivas do Balanced Scorecard?

Já apontamos que um dos grandes diferenciais do balanced scorecard é a forma como essa ferramenta é mais que uma análise contábil, agora vamos comentar um pouco sobre quais perspectivas para além dos montantes financeiros estão relacionadas a esse método. 

  • Perspectiva do público consumidor
  • Perspectiva dos processos internos
  • Perspectiva de inovação 

Na hora de montar o mapa estratégico cada diferente perspectiva utilizada no balanced scorecard ocupa um diferente espaço, dessa forma também é possível atribuir o que e quem deve executar determinada tarefa.

O  balanced scorecard deve conter alguns elementos fundamentais como: 

Mapa estratégico:  deve conter uma síntese dos objetivos da empresa; 

Plano de Metas e objetivos:  detalha as etapas a serem vencidas para que a empresa atinja os objetivos anteriormente delimitados; 

Avaliação de indicadores: os indicadores precisam ser acompanhados no decorrer do funcionamento do seu negócio, é por eles que o gestor conseguirá entender como está o desempenho rumo aos objetivos da empresa;

Plano de ação: Nessa etapa o gestor deve definir e distribuir as tarefas entre o seu quadro de colaboradores. É dessa forma que manuseia os recursos humanos disponíveis da melhor forma possível para bater as metas e atingir demais objetivos dentro dos prazos estipulados.

Agora que você já sabe o que é o balanced scorecard, para que ele serve e quais são suas vantagens, recomendamos que leia este artigo sobre Como Fazer o Balanced Scorecard. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!