Skip to content

As principais características do planejamento estratégico

Índice

Saiba qual importância que o documento tem para sua empresa e quais são as principais características do planejamento estratégico para que o documento seja criado com sucesso!

Para uma empresa obter sucesso no mercado em que atua não basta oferecer bom produto ou serviço. É preciso planejar estrategicamente como se dará sua atuação no mercado, as atividades internas e externas da empresa, o relacionamento com a equipe e o modo como a empresa construirá sua marca e se relaciona com o consumidor. 

Essas são apenas algumas das muitas tarefas que o empreendedor tem quando está com a sua empresa em atividade, bastante coisa não?! E é por isso que entender as principais características do planejamento estratégico é essencial para manter a sua empresa no caminho certo, rumo aos objetivos por você desenhados. 

O que é e para que serve o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é a construção de um documento responsável por trazer à luz a conjuntura atual da empresa, rever erros e acertos e enxergar possibilidades de expansão nos negócios. 

Dessa forma, o planejamento estratégico deve gerar um documento seguro, bem sistematizado e de boa compreensão que dê conta de explicar qual o papel que sua empresa tem no mercado e onde ela pretende chegar. 

Muitas empresas colocam o planejamento estratégico em seu horizonte como um modo de organizar as atividades operacionais e tecer caminhos para o futuro, diminuindo os erros e otimizando as atividades. 

Dito isso, um primeiro passo para a implementação do planejamento estratégico é, junto com a equipe, mapear a conjuntura da empresa, para a partir disso avaliar as questões internas do ambiente, dessa forma pode-se analisar pontos fortes e fracos em diversos segmentos internos da sua empresa como: 

  • Na gestão dos recursos financeiros
  • Na equipe e na liderança 
  • No controle do processo gerencial 
  • Na comunicação interna e externa
  • Na estrutura organizacional da empresa como um todo

Já sabemos que uma empresa faz parte de um macrocosmo, isso quer dizer que ela não está sozinha, está inserida numa cadeia mercadológica que influencia diretamente em suas atividades. 

Portanto, é essencial que um bom planejamento estratégico análise também seu o que está a sua volta, ou seja, os fatores externos como por exemplo:

  • Os aspectos políticos e jurídicos que envolvem seu ramo de atuação
  • Os aspectos econômicos a nível local, nacional e, em alguns casos, internacional que envolvem a atividade que sua empresa desempenha.
  • O comportamento dos fornecedores, dos consumidores e da concorrência. 
  • Os riscos externos que atividade empenhada pela sua empresa vai enfrentar 
  • As oportunidades de lucro e expansão que o ambiente externo pode proporcionar 

Após trazer a análise tanto do ambiente externo quanto interno, o próximo passo é planejar e definir as metas e objetivos da sua empresa a curto, médio e longo prazo da melhor forma possível para que os objetivos da empresa sejam atingidos mantendo seus valores e sua missão. 

Abaixo listamos algumas características importantes que um bom planejamento estratégico deve ter. 

Algumas características do planejamento estratégico

  1. Definição do negócio: nessa etapa você precisa definir de forma objetiva a atuação da sua empresa, é desse modo que você evitará que ela seja entendida de maneira equivocada pelo mercado e pelos consumidores, aqui você deve se diferenciar e mostrar o que seu negócio tem de singular. 
  2. Estabelece qual a missão da empresa: define qual é objetivo crucial da empresa, qual a razão pela qual ela existe. 
  3. Estabelece os valores e princípios da empresa: define os fundamentos éticos que regem a tomada de decisão e os rumos que a empresa deve trilhar. 
  4. Estabelece o plano de futuro: pensa estrategicamente o caminho que empresa vai seguir, definindo quais são suas ambições, assim como qual imagem a empresa pretende perpetuar no imaginário dos consumidores.

Depois de terminar o seu planejamento estratégico tenha em mente que é necessário acompanhar seus desdobramentos durante as atividades da empresa de forma sistemática.

Dessa maneira, você evita que sua empresa volte a cometer erros do passado e garante maior segurança do seu negócio frente a concorrência no mercado, tornando o planejamento estratégico de fato efetivo em sua jornada empreendedora.

Agora que você já sabe as principais características do planejamento estratégico, recomendamos que aprenda a desenvolver o seu com este artigo que selecionamos para você.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.