Skip to content

Vantagens do planejamento estratégico: entenda os motivos pelo quais o documento é importante

O que você verá neste artigo:

Está pensando em desenvolver o seu, mas ainda não sabe quais são as vantagens do planejamento estratégico?

Saiba que neste artigo você encontrará a resposta. Só que antes queremos saber: você realmente sabe o que é um planejamento estratégico? Caso ainda tenha dúvida, saiba Peter Drucker, autor do livro Introdução à Administração, define como um processo contínuo e que proporciona maior conhecimento possível do futuro.

“[Para] tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, explica.

Mas afinal, o que é planejamento estratégico?

Podemos definir o planejamento estratégico como um processo organizacional de nível gerencial. Esse processo desempenha algumas funções na sua empresa, como por exemplo:

  • Analisa a conjuntura atual do seu negócio: consiste em entender como a empresa está antes de traçar novas estratégias para obter os resultados desejados.
  • Traça estratégias: consiste determinar onde serão alocados os recursos financeiros e humanos, tendo sempre em seu horizonte os resultados a serem alcançados.

Agora que você sabe o que é o planejamento estratégico, listamos cinco vantagens incríveis que implementá-lo pode trazer a sua empresa. 

As vantagens do planejamento estratégico para o seu negócio

Ao pensar que uma estratégia é um caminho para alcançar determinado destino, já podemos definir seu propósito como uma vantagem. Só que não para por aí. Há outras vantagens que devem ser levadas em consideração por quem ainda não se convenceu de que o planejamento é algo benéfico para o negócio.

Conhecer a própria identidade

Para definir o futuro e onde o negócio quer chegar em dois, cinco ou dez anos, por exemplo, o empreendedor precisará conhecer muito bem a identidade do próprio negócio.

Afinal, quando não se sabe quem se é, dificilmente saberá onde se quer chegar.  Neste sentido, o planejamento estratégico faz com que o empreendedor tenha uma reflexão sobre o propósito, missões, valores e visões da sua empresa.

Estar preparado para resolver problemas antes mesmo que eles aconteçam

Um bom planejamento estratégico sobretudo compreende a realidade da empresa e a partir disso consegue mapear problemas e entender de onde eles surgem. Dessa forma, muitos prejuízos são evitados, já que sua empresa não precisa esperar o “incêndio acontecer para apagá-lo”, podendo prevenir inúmeras situações que viriam a ser onerosas ou atrapalhar atingir metas e resultados.

Hoje em dia as empresas atuam em mercados cada vez mais competitivos e um bom planejamento estratégico também deve se voltar para o seu redor, analisar as empresas que atuam no mesmo segmento que a sua e, com isso, estar à frente da concorrência.

Definir onde está e onde chegar

Já mencionamos isso, mas vale a pena reforçar. Por meio de planejamento estratégico, o empreendedor conseguirá definir seus objetivos. A partir disso, também definirá quais metas devem ser alcançadas para conquistá-lo.

Traçar estratégia para alcançar objetivos

Após traçar os objetivos, será necessário criatividade para que a equipe consiga desenvolver estratégias realmente eficientes.

Exemplificando: supondo que uma empresa de marketing deseja se especializar somente em moda e tem como objetivo captar 10 contas em três anos.

Neste sentido, como estratégia, a empresa define que fará um reposicionamento da marca e desenvolverá ações de divulgação em eventos de moda.

Proporciona vantagem competitiva

A verdade é que a maioria das empresas não atua com planejamento estratégico. Inclusive, 55% das empresas que fecham, em menos de dois anos, é por falta de planejamento prévio, segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

Isso demonstra que empresas que realmente atuam com um bom planejamento tem mais chances de continuar firmes no mercado e também de se tornarem competitivos, já que estarão sempre pensando em como se destacarem e conquistarem seus objetivos.

Otimiza as operações 

Com uma rota bem traçada e os objetivos alinhados entre a sua equipe fica mais fácil superar as metas. Isso acontece porque o planejamento estratégico influencia diretamente em vários níveis da atividade gerencial, desde o financeiro até nos que se referem aos recursos humanos

Te deixa por dentro das tendências de mercado e aumenta seus lucros

Você já deve ter ouvido falar de market share que é basicamente o espaço que sua empresa ocupa no mercado, o plano estratégico pode te ajudar a ficar ligado nas tendências e com isso evitar a perda de espaço dentro do seu mercado de atuação, podendo inclusive te ajudar a aumentar essa fatia de participação e é claro aumentar os lucros do seu negócio. 

Garante maior longevidade para seu negócio

Muitos negócios, mesmo aqueles que começam com ideias promissoras, acabam encerrando suas atividades com pouco tempo no mercado, diversos fatores influenciam nesses casos, mas definitivamente não ter um bom planejamento estratégico é um deles.

Nós já sabemos que empreender é uma tarefa de coragem, num mundo em que os mercados competem entre si não só localmente mas também mundialmente, é um bom planejamento que pode salvar sua empresa de entrar no vermelho enquanto está em atividade.

Ser a empresa mais expressiva em determinado segmento durante um período não garante que essa fase vai durar por muito, um empreendedor deve ser realista enquanto a isso.

Se planejar é o que irá te manter no mercado com segurança financeira e inovação na medida certa, com a receita crescendo.

Promove o engajamento dos colaboradores

O desenvolvimento do planejamento é realizado, normalmente, pelo líder. Contudo, pode, e deve, contar com a ajuda da equipe. Inclusive, é algo fundamental que a equipe participe do seu desenvolvimento.

Isso porque a participação de todos será essencial para ter outras visões do negócio. Além disso, quando a equipe está integrada com as decisões, ela se tornar mais engajada com o trabalho, pois sabe onde a empresa quer chegar e o que precisa ser feito.

Após ler este conteúdo, esperamos que você tenha compreendido as vantagens do planejamento estratégico. Agora nossa recomendação é que você desenvolva o seu. Caso não saiba como fazer, recomendamos que você leia nosso artigo sobre o assunto.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.