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Saiba como lidar com sentimentos e emoções para empreender

O que você verá neste artigo:

Saber a importância de saber lidar com sentimentos e emoções para empreender pode transformar sua rotina e seu negócio 

Você sabe a importância de ter inteligência emocional ao empreender? E mais… você sabe como saber lidar com sentimentos e emoções para empreender pode otimizar seus resultados?

Neste artigo, nós contaremos para você a importância da inteligência emocional no mundo do empreendedorismo, as vantagens que isso trará para o seu negócio e algumas dicas sobre como empreender com inteligência emocional. 

Aqui você entenderá:

  • O que é inteligência emocional para empreender?
  • As vantagens de saber lidar com sentimentos e emoções para empreender
  • 5 dicas de como lidar com sentimentos e emoções para empreender

Boa leitura!

Que empreender é uma tarefa que exige um leque de habilidades e coragem nós já sabemos, mas você já parou para pensar o quão o mundo dos negócios pode ser emocionalmente desgastante? 

Empreender pode ser arriscado, mas com inteligência emocional fica mais fácil lidar com as possíveis adversidades. 

Os mercados cada vez mais competitivos e a necessidade de estar atento ao seu redor o tempo todo, além do fato de lidar com indivíduos de diferentes comportamentos, exige de um bom líder inteligência emocional para se manter confiante em busca de seus resultados.  Uma das formas de encarar a pressão é saber lidar com sentimentos e emoções, tanto os seus quanto os dos outros. 

5 dicas de como lidar com sentimentos e emoções para empreender

O termo inteligência emocional foi popularizado a partir das pesquisas do psicólogo Daniel Goleman. O estudioso definiu a inteligência emocional como a aptidão do indivíduo em reconhecer seus sentimentos e emoções e considerá-los para a tomar suas decisões.  

Com isso podemos dizer que um indivíduo com inteligência emocional é aquele que é capaz de lidar também com a emoção das pessoas ao seu redor, sendo esta característica de grande valia na rotina de qualquer empresa. 

Saiba algumas vantagens de saber lidar com sentimentos e emoções para empreender

Tomar as decisões com inteligência emocional tem muitas vantagens, uma delas é o que a psicóloga e professora da Universidade do Alasca Kendra Campbell chama de segurança emocional. 

Um indivíduo emocionalmente seguro consegue tomar decisões, mesmo que difíceis, de forma racional e por vezes empática, sem perder de vista os objetivos da empresa. 

Inclusive, quando o assunto é a empresa, ela só tem a ganhar com colaboradores que usam a inteligência emocional no dia a dia do trabalho. 

O impacto positivo pode ser percebido na forma como a empresa se organiza, também em como os colaboradores lidam com possíveis problemas e claro, tudo isso se reverte em bons resultados produtivos. 

5 dicas de como lidar com sentimentos e emoções para empreender

A seguir nós trouxemos para você 5 super dicas de como empreender com inteligência emocional. 

Saiba contornar as adversidades 

Nem sempre empreender é fácil, fatores internos e externos podem trazer problemas de repente direto para a sua sala de trabalho e isso pode tirar o sossego de qualquer um.  Certamente contratempos aparecerão no caminho e o ideal é que você esteja preparado para isso.

Aja com tranquilidade e analise as situações 

Muitas pessoas têm a tendência de reviver momentos difíceis em sua memória diversas vezes.  Porém, muitas vezes o melhor caminho é tomar distanciamento do problema para poder analisá-lo racionalmente e com cautela e a partir daí decidir o que será possível fazer.  

Lembre-se os problemas existem, mas podem ser contornados mesmo em momentos difíceis! 

Invista em uma comunicação clara com as pessoas

Boa parte dos problemas que aparecem entre os indivíduos da equipe podem estar relacionados a falhas de comunicação, investir em uma comunicação sincera e pacífica pode ser a chave para evitar parte dos conflitos. 

Uma boa comunicação de um indivíduo que exerce a inteligência emocional também está relacionada com saber expressar suas emoções. Comunicar o que te agrada e o que te incomoda ajudará a construir limites e a evitar que emoções negativas ressurjam. 

Tente compreender o ponto de vista do outro

Muitas vezes um bom líder precisa treinar a escuta ativa e estar atento também ao que os colaboradores pensam e sentem. Ou seja, exercitar a empatia é uma característica essencial para um bom líder. 

É importante também compreender que muitas você pode ter razão em uma discussão, mas que como líder precisará encontrar um ponto em comum com opiniões divergentes e assim contornar crises, garantindo foco nos objetivos da empresa.  

Cuide de sua saúde mental 

Existe um velho ditado que afirma que “ninguém é de ferro”, quando o assunto é saúde mental esse ditado também é válido.  Liderar num mercado competitivo e balancear vida profissional e pessoal não é fácil, por isso invista em cuidados com sua saúde mental para encontrar o equilíbrio necessário ao lidar com as pressões do cotidiano. 

Agora que você sabe a importância de saber como lidar com sentimentos e emoções para empreender, nós separamos para você um artigo com mais informações sobre a inteligência emocional. 

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