Plano de Contas – Como organizar os recursos financeiros de sua empresa

 em Contabilidade

Entenda como você pode elaborar um plano de contas para sua empresa:

Toda empresa precisa de um controle interno eficiente para que o negócio continue a fluir e se desenvolva no mercado com êxito. Por isso, uma organização deve sempre contar com um profissional contábil, que sabe como organizar as finanças e burocracias.

Com isso, é necessário montar um plano de contas, que consiste na compilação de todas as contas de um negócio, abrangendo todo tipo de fato ou acontecimento que acontece na empresa. Ele serve para nortear o contador no registro de dados e fatos para que isso auxilie na escrituração contábil.

Seu objetivo principal é registrar as movimentações financeiras de qualquer tipo que ocorrem dentro da empresa, o que permite uma melhor administração desses dados, focados numa melhor gestão dos recursos financeiros da organização.

Vantagens de um plano de contas organizado

Quando bem organizado, o plano de contas pode ajudar a empresar a entrar em parâmetros de conduta, melhorando até mesmo sua imagem no mercado por conta disso. Para que isso seja feito da maneira correta, é importante lembrar que ele deve ser feito de maneira personalizada, já que cada empresa funciona de uma maneira específica.

Contando sempre com um controle patrimonial bem desenvolvido, essa compilação de contas está inserido nesse contexto e para isso, vamos listar aqui alguns benefícios que ele pode trazer para sua empresa:

  • Análise de dados

Se o plano de contas está bem desenvolvido, você pode utilizar os dados que foram levantados e utilizar para fazer uma análise detalhada que ajudará na tomada de decisões e planos de ação.

  • Melhora da administração

Toda essa organização com a parte financeira e burocrática, ajuda na administração do negócio, assim, os dados estarão sistematizados, fornecendo informações úteis para o gerenciamento da empresa.

  • Melhora dos registros contábeis

Com esses dados ordenados da melhor forma, toda a parte de adequação às normas contábeis fica ainda mais claro, facilitando a elaboração do balanço patrimonial e outras demonstrações contábeis, pois ajuda a direcionas as tarefas de contabilidade.

Fazendo um plano de contas

Para montá-lo, você deve saber que sua estrutura é dividida por títulos e subcontas, lembrando sempre de montar um plano personalizado para cada empresa, agindo de acordo com suas especificidades.

  1. Inicialmente, você deve utilizar os registros de nível principais, que são os ativos, passivos, receitas e despesas.
  2. Depois disso, utilizar cada um dos subníveis que os principais possuem, como por exemplo:
  • Ativos: Circulante, Não-Circulante, Ativos de Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível;
  • Passivos: Circulante, Não-Circulante e Patrimônio Líquido
  • Receitas: Compreende o valores que a empresa recebe a partir de venda de serviços ou produtos, etc.
  • Despesas: Contas relativas a folha de pagamento, assistência médica, etc.

E por fim, preencher cada um dos subníveis com as informações corretas para que ele seja efetivo, detalhando os dados de uma maneira que fique claro para onde estão indo os gastos da empresa, para que no momento que seja feita uma análise financeira, os dados estejam bem estruturados e facilite a geração desses relatórios.

Plano de ContasAbaixo, segue um exemplo bem simples de uma estrutura de plano de contas em 4 níveis:

1 – ATIVO

1.1 ATIVO CIRCULANTE
1.1.1 Caixa
1.1.1.01 Caixa Geral
1.1.2 Bancos C/Movimento
1.1.2.01 Banco Alfa
1.1.3 Contas a Receber
1.1.3.01 Clientes
1.1.3.02 Outras Contas a Receber
1.1.4 Estoques
1.1.4.01 Mercadorias
1.1.4.02 Produtos Acabados
1.1.4.03 Insumos
1.1.4.04 Outros
1.2 NÃO CIRCULANTE
1.2.1 Contas a Receber
1.2.1.01 Clientes
1.2.1.02 Outras Contas
1.2.2 INVESTIMENTOS
1.2.2.01 Participações Societárias
1.2.3 IMOBILIZADO
1.2.3.01 Terrenos
1.2.3.02 Construções e Benfeitorias
1.2.3.03 Máquinas e Ferramentas
1.2.3.04 Veículos
1.2.3.05 Móveis
1.2.3.98 (-) Depreciação Acumulada
1.2.3.99 (-) Amortização Acumulada
1.2.4 INTANGÍVEL
1.2.4.01 Marcas
1.2.4.02 Softwares
1.2.4.99 (-) Amortização Acumulada

2 – PASSIVO

2.1 CIRCULANTE
2.1.1 Impostos e Contribuições a Recolher
2.1.1.01 Simples a Recolher
2.1.1.02 INSS
2.1.1.03 FGTS
2.1.2 Contas a Pagar
2.1.2.01 Fornecedores
2.1.2.02 Outras Contas
2.1.3 Empréstimos Bancários
2.1.3.01 Banco A – Operação X
2.2 NÃO CIRCULANTE
2.2.1 Empréstimos Bancários
2.2.1.01 Banco A – Operação X
2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
2.3.1 Capital Social
2.3.2.01 Capital Social Subscrito
2.3.2.02 Capital Social a Realizar
2.3.2. Reservas
2.3.2.01 Reservas de Capital
2.3.2.02 Reservas de Lucros
2.3.3 Prejuízos Acumulados
2.3.3.01 Prejuízos Acumulados de Exercícios Anteriores
2.3.3.02 Prejuízos do Exercício Atual

3 – CUSTOS E DESPESAS

3.1 Custos dos Produtos Vendidos
3.1.1 Custos dos Materiais
3.1.1.01 Custos dos Materiais Aplicados
3.1.2 Custos da Mão-de-Obra
3.1.2.01 Salários
3.1.2.02 Encargos Sociais
3.2 Custo das Mercadorias Vendidas
3.2.1 Custo das Mercadorias
3.2.1.01 Custo das Mercadorias Vendidas
3.3 Custo dos Serviços Prestados
3.3.1 Custo dos Serviços
3.3.1.01 Materiais Aplicados
3.3.1.02 Mão-de-Obra
3.3.1.03 Encargos Sociais
3.4 Despesas Operacionais
3.4.1 Despesas Gerais
3. 4.1.01 Mão-de-Obra
3.4.1.02 Encargos Sociais
3.4.1.03 Aluguéis
3.5 Perdas de Capital
3.5.1 Baixa de Bens do Ativo Não Circulante
3.5.1.01 Custos de Alienação de Investimentos
3.5.1.02 Custos de Alienação do Imobilizado

4 – RECEITAS

4.1 Receita Líquida
4.1.1 Receita Bruta de Vendas
4.1.1.01 De Mercadorias
4.1.1.02 De Produtos
4.1.1.03 De Serviços Prestados
4.1.2 Deduções da Receita Bruta
4.1.2.01 Devoluções
4.1.2.02 Serviços Cancelados
4.2 Outras Receitas Operacionais
4.2.1 Vendas de Ativos Não Circulantes
4.2.1.01 Receitas de Alienação de Investimentos
4.2.1.02 Receitas de Alienação do Imobilizado 

Fonte: Portal de Contabilidade


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