Skip to content

O que é balanced scorecard?

O que você verá neste artigo:

Você está precisando de uma ferramenta eficiente que aumente a produtividade da sua empresa? Então este texto é para você. Entenda o que é balanced scorecard.

O balanced scorecard te ajuda a encontrar o equilíbrio entre as funções do seu negócio, a estabelecer suas metas e objetivos de forma mais transparente possível e, claro, colocar os seus planos em prática durante o dia a dia da sua empresa. 

Neste artigo, vamos explicar:

  • O que é balanced scorecard?
  • Quais as vantagens do balanced scorecard?
  • Como colocar em prática a ferramenta?

Boa leitura!

Mas afinal, o que é balanced scorecard?

Desenvolvido pelos professores da escola de negócios de Harvard, David Norton e Robert Kaplan, o balanced scorecard é um procedimento voltado para a gestão de desempenho e que tem como finalidade criar um quadro de estratégias que busca equilibrar os objetivos, as metas e os indicadores da sua empresa. 

David e Robert desenvolveram esse conceito com o objetivo de criar um recurso que auxilie o gerenciamento durante o desenvolvimento dos negócios. 

Essa metodologia foi criada para substituir formas obsoletas e de visão limitada que eram utilizadas na hora medir o desempenho e o crescimento de uma empresa, muitas vezes levando em conta apenas os resultados contábeis na hora de fazer o balanço. 

Muitas dessas formas não levavam em conta as complexidades que fazem parte do ambiente dos negócios, em que são constantemente influenciados por uma série de fatores e variáveis.

Podemos ver que essa metodologia se constitui mais completa, ao passo que tenta dar conta da dinâmica complexa dos negócios, ao invés de acreditar que apenas o faturamento imediato diz tudo sobre o crescimento de determinada empresa

Todo mundo conhece pelo menos um caso de uma grande empresa, que dominou determinado nicho de mercado durante um tempo e sua marca chegou a habitar o imaginário de toda a população, mas aí de repente ela não suportou a concorrência e veio a falência. 

Muitas vezes a visão limitada na hora de fazer o balanço, levando apenas o lucro imediato em consideração, tem uma grande parcela de culpa nisso. 

Uma boa avaliação de desempenho e que busque o equilíbrio precisa levar em conta diversos fatores além do lucro como, por exemplo, a opinião dos consumidores, a quantas andam os processos internos da empresa e as tendências de mercado que exigem inovação.  

O que compõe o balanced scorecard?

O balanced scorecard é a ferramenta ideal para que você expanda a visão, otimize os processos e consiga fazer sua empresa crescer. Ele é constituído por: 

  1. Mapa de estratégias com a finalidade de resumir os objetivos da empresa
  2. Objetivo principal dentre as estratégias da empresa
  3. Metas que constituem as etapas que precisam ser superadas para atingir os objetivos
  4. indicadores que tem o papel de acompanhar o desempenho durante as operações
  5. Plano de ação que distribui as tarefas entre a equipe e define prazos concretos para o cumprimento de todas as etapas anteriores

Quais vantagens a minha empresa terá ao utilizar o balanced scorecard?

Você já percebeu que terá diversas vantagens ao utilizar o balanced scorecard na sua empresa, mesmo assim listamos mais algumas para você.

  • Ajuda a criar um planejamento mais transparente e objetivo 
  • Auxilia na comunicação tanto interna quanto externa 
  • Aumenta o comprometimento da equipe para com os objetivos e metas
  • Garante inovação e melhorias contínuas 
  • Reúne em um só método diversos indicadores essenciais para analisar o cenário atual e traçar os objetivos de crescimento da empresa

Como implementar o balanced scorecard na minha empresa

Agora que você já sabe o que é, para que serve e as vantagens do o balanced scorecard, chegou a hora de saber como implementar.  Comece definindo suas estratégias, incluindo seus objetivos e metas, e proposta de valor. Você pode complexificar sua tabela a partir das necessidades da sua empresa indicando, por exemplo, quais metas tem relação de dependência com outras. 

Abaixo listamos os principais elementos que devem conter o formato simplificado de quatro dimensões do balanced scorecard.

  1. Avaliação dos objetivos financeiros em três etapas: curto, médio e longo prazo. 
  2. Ponto de vista do cliente com por exemplo: cartela de clientes fidelizados, clientes satisfeitos, retorno financeiro partindo do público-alvo e qual o market share da empresa no mercado em que atua. 
  3. Avaliação dos processos internos:  deve levar em conta as operações, as inovações e o pós-venda da empresa. 
  4. Avaliação de desenvolvimento da empresa: nessa etapa é muito importante que seja avaliado como a empresa vem acumulando experiência e desenvolvendo habilidades para atingir suas metas e objetivos. 

Para colocar o balanced scorecard em prática é necessário que as estratégias sejam feitas com cuidado e de forma bem pensada e para te ajudar nessa tarefa indicamos que leia este artigo sobre como implementar um bom planejamento estratégico

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!