Você já desenvolveu um planejamento a longo prazo para sua empresa? Ao se pensar em investimento, planos e futuro, a primeira palavra que vem à mente de um empreendedor é planejamento. Desenvolver um bom planejamento é essencial para qualquer empresa se manter firme. É por meio dele que é possível analisar as possibilidades do mercado, qual caminho deve ser percorrido para o sucesso e quais as etapas necessárias para que a empresa seja lucrativa.
Qualquer gestor de uma empresa sabe que é necessário planejar seu futuro. Porém, apesar de ter uma consciência de ter um planejamento a longo prazo, é possível que sua empresa esteja trabalhando de forma a ser beneficiada apenas no presente. Deve-se ter a noção de que os cenários mudam constantemente e muitas tendências podem cair por terra.
Por isso, a extrema importância de um planejamento estratégico que abra mão do pensamento apenas em lucros e vendas, mas também na retenção de clientes e permanência no mercado por mais tempo possível. Confira algumas dicas para elaborar um ótimo planejamento a longo prazo e quais seus benefícios!
DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER UM BOM PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO!
Como desenvolver um bom planejamento a longo prazo
Antes de efetivamente começar o planejamento da sua empresa, é importante analisar o cenário econômico que você pretende adentrar. Sua organização precisa definir muito bem sua Missão, Visão e Valores, um instrumento importantíssimo para delimitar quem ela é, aonde quer chegar e o que considera mais importante. A partir desse mapeamento inicial, é necessário definir as metas e objetivos estratégicos que a empresa deseja alcançar.
São alguns deles a posição de mercado que pretende ocupar, aumentar a capacitação dos funcionários, como quer ser reconhecida por seus clientes em alguns anos, entre outros.
O próximo passo na construção do seu planejamento a longo prazo é definir em quanto tempo você deseja realizar o seu projeto e buscar a melhor forma de poupar para inicia-lo. Não é necessário entrar em muitos detalhes, apenas ter uma visão holística da companhia, logo que este tipo de planejamento é feito para um período de 5 a 10 anos.
O importante nesse momento é desenvolver uma análise SWOT, ferramenta que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da organização. A maioria das informações necessárias para desenvolver o planejamento se encontram disponíveis dentro da empresa.
Hoje em dia, com a internet, é possível obter outros conhecimentos importantes como estatísticas governamentais, institutos de pesquisa e de jornais que mostram gráficos históricos, muitas delas de forma gratuita.
Apesar de o planejamento estratégico ser criado para um cenário de até 10 anos, é importante revisá-lo e atualizá-lo constantemente. Do contrário, são grandes os riscos de os planos ficarem obsoletos e serem abandonados.
Benefícios do planejamento a longo prazo
Desenvolver um bom pensamento estratégico é ótimo para melhorar a visão do seu negócio e das variáveis que o impactam. Além disso, facilita também na identificação dos pontos fortes, do que pode ser melhorado, e das principais tendências do mercado.
Alguns fatores relevantes que transformam os mercados, os empregados e as demandas dos consumidores é a tecnologia. As inovações tecnológicas estão avançando tão rapidamente que podem inclusive tomar lugar de trabalhos repetitivos, substituindo empregados por máquinas.
Funções que podem deixar de existir
A tecnologia está avançando tanto, que está empurrando o mercado de trabalho para mudanças cada vez mais drásticas e transformadoras.
Segundo uma análise realizada pela consultoria da Ernst & Young, até 2025 algumas profissões serão extintas do mercado de trabalho e substituídas por tecnologia inteligente.
Uma das profissões que pode passar por adaptações extremas é a do profissional tributário e coletor de imposto. Isso porque os cálculos já passam a ser automatizados a partir da integração das informações disponíveis nos órgãos públicos.
Outras profissões que podem ser extintas ou passar por mudanças drásticas são operadores de telemarketing, agentes de crédito, operadores de caixas bancários, corretores de imóveis e até mesmo árbitros.
É importante se planejar e estar preparado para não passar apertos no futuro. Essas profissões podem acabar se extinguindo e a sua empresa tomar prejuízos por não estar adaptada para as constantes mudanças.
Acompanhe as inovações tecnológicas também para estar sempre um passo a frente de seus concorrentes.
Você está pensando no futuro da sua empresa? Já elaborou um planejamento a longo prazo para ela? Compartilhe nas redes sociais, comente e fique por dentro de conteúdos sobre empreendedorismo do Abertura Simples.
2 Comments
Muito interessante. Porém gostaria de fazer um adendo ao artigo. Na minha opinião a gestão documental da empresa é muito importante também. Eu como arquivista sei que a prática de organizar documentos não é muito praticada em algumas partes do Brasil. Porém, a empresa pode evitar multas graves e até problemas jurídicos maiores, se mantiver um arquivo bem gerido. É essencial para o planejamento de todas as empresas. Por exemplo, aqui em são paulo tive a oportunidade de trabalhar junto à uma empresa de digitalização ( http://www.ozoniobrasil.com.br/digitalizacao_de_documentos_sao_paulo_sp.html ) e notei que o que uma deficiência grave principalmente em grandes empresas. Grande abraço aos demais.
[…] planejamento de vendas é um documento estratégico para atingir os objetivos de uma empresa e melhorar o […]