Entenda como você pode elaborar um plano de contas para sua empresa:
Toda empresa precisa de um controle interno eficiente para que o negócio continue a fluir e se desenvolva no mercado com êxito. Por isso, uma organização deve sempre contar com um profissional contábil, que sabe como organizar as finanças e burocracias.
Com isso, é necessário montar um plano de contas, que consiste na compilação de todas as contas de um negócio, abrangendo todo tipo de fato ou acontecimento que acontece na empresa. Ele serve para nortear o contador no registro de dados e fatos para que isso auxilie na escrituração contábil.
Seu objetivo principal é registrar as movimentações financeiras de qualquer tipo que ocorrem dentro da empresa, o que permite uma melhor administração desses dados, focados numa melhor gestão dos recursos financeiros da organização.
Vantagens de um plano de contas organizado
Quando bem organizado, o plano de contas pode ajudar a empresar a entrar em parâmetros de conduta, melhorando até mesmo sua imagem no mercado por conta disso. Para que isso seja feito da maneira correta, é importante lembrar que ele deve ser feito de maneira personalizada, já que cada empresa funciona de uma maneira específica.
Contando sempre com um controle patrimonial bem desenvolvido, essa compilação de contas está inserido nesse contexto e para isso, vamos listar aqui alguns benefícios que ele pode trazer para sua empresa:
Análise de dados
Se o plano de contas está bem desenvolvido, você pode utilizar os dados que foram levantados e utilizar para fazer uma análise detalhada que ajudará na tomada de decisões e planos de ação.
Melhora da administração
Toda essa organização com a parte financeira e burocrática, ajuda na administração do negócio, assim, os dados estarão sistematizados, fornecendo informações úteis para o gerenciamento da empresa.
Melhora dos registros contábeis
Com esses dados ordenados da melhor forma, toda a parte de adequação às normas contábeis fica ainda mais claro, facilitando a elaboração do balanço patrimonial e outras demonstrações contábeis, pois ajuda a direcionas as tarefas de contabilidade.
Fazendo um plano de contas
Para montá-lo, você deve saber que sua estrutura é dividida por títulos e subcontas, lembrando sempre de montar um plano personalizado para cada empresa, agindo de acordo com suas especificidades.
- Inicialmente, você deve utilizar os registros de nível principais, que são os ativos, passivos, receitas e despesas.
- Depois disso, utilizar cada um dos subníveis que os principais possuem, como por exemplo:
- Ativos: Circulante, Não-Circulante, Ativos de Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível;
- Passivos: Circulante, Não-Circulante e Patrimônio Líquido
- Receitas: Compreende o valores que a empresa recebe a partir de venda de serviços ou produtos, etc.
- Despesas: Contas relativas a folha de pagamento, assistência médica, etc.
E por fim, preencher cada um dos subníveis com as informações corretas para que ele seja efetivo, detalhando os dados de uma maneira que fique claro para onde estão indo os gastos da empresa, para que no momento que seja feita uma análise financeira, os dados estejam bem estruturados e facilite a geração desses relatórios.
Abaixo, segue um exemplo bem simples de uma estrutura de plano de contas em 4 níveis:
1 – ATIVO
1.1 ATIVO CIRCULANTE
1.2 NÃO CIRCULANTE
1.2.4 INTANGÍVEL
1.2.4.01 Marcas
1.2.4.02 Softwares
1.2.4.99 (-) Amortização Acumulada
2 – PASSIVO
2.1 CIRCULANTE
2.2 NÃO CIRCULANTE
2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
3 – CUSTOS E DESPESAS
3.1 Custos dos Produtos Vendidos
3.2 Custo das Mercadorias Vendidas
3.3 Custo dos Serviços Prestados
3.4 Despesas Operacionais
3.5 Perdas de Capital
4 – RECEITAS
4.1 Receita Líquida
4.2 Outras Receitas Operacionais
4.2.1 Vendas de Ativos Não Circulantes
4.2.1.01 Receitas de Alienação de Investimentos
4.2.1.02 Receitas de Alienação do Imobilizado
Fonte: Portal de Contabilidade
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