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Previsão de vendas: entenda o que é e as vantagens de aplicar no seu negócio

O que você verá neste artigo:

A previsão de vendas ajuda os gestores na tarefa de recalcular rotas e estratégias a partir dos dados verificados. Desta forma, o gestor consegue evitar que o mês feche sem que os objetivos e metas sejam atingidos. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

Boa leitura!

Mas afinal, o que é a previsão de vendas?

É possível definir a previsão de vendas, em linhas gerais, como uma ferramenta que visa estimular as vendas futuras, por um período específico, em seu negócio.

Portanto, com a previsão de vendas o gestor consegue ter uma ideia de quantas vendas serão executadas em determinado período, a partir da análise da conjuntura interna da sua empresa e externa no que se refere ao nicho de mercado em que atua. 

Muitos fatores podem influenciar nos resultados e a previsão de vendas tem um papel importante ao ajudar o gestor a acompanhar essas movimentações, que podem ter a ver com o mercado em geral, com o período do ano, com as ações de marketing da empresa ou até mesmo acontecimentos locais. 

Mas lembre-se: se trata de uma previsão, portanto não é um cálculo exato.

Você pode estar se perguntando “se não terei as respostas exatas, porque devo investir tempo fazendo a previsão?” 

E a resposta é simples: a previsão de vendas não vai te entregar um resultado preciso, mas se bem-feita vai te apresentar resultados bem próximos ao que você terá quando as vendas se concretizarem. 

A previsão é amplamente utilizada nas atividades de comercialização, os gestores a partir desse procedimento conseguem recalcular as estratégias para atingir metas e até mesmo entender se é necessário investir mais dinheiro para suprir a demanda em determinado período. 

Aqui estão algumas vantagens que aplicar pode trazer para o seu negócio 

Você não é pego de surpresa por mudanças no mercado em que atua

Evite ser pego de surpresa pela concorrência. Com a previsão de vendas você consegue ter um termômetro de como está o mercado em que atua e dessa forma se adaptar para a realidade que a ferramenta te mostra, evitando prejuízos.  

Já quando o assunto é a sazonalidade e como ela impacta no seu negócio, a previsão de vendas também pode te ajudar a entender essa dinâmica de aumento e baixas no fluxo de vendas dependendo do período do ano. 

Você ver o que precisa ser aprimorado 

Muitas vezes mesmo tendo uma equipe de vendas afiada pode ser necessário um reforço. 

Em períodos de alta na movimentação, por exemplo com a previsão de vendas, o gestor consegue saber se será necessário requisitar um reforço temporário para a equipe. 

Também é possível verificar a necessidade de melhorias estruturais para atender o público consumidor de acordo com o período que a sua empresa estiver. 

Mantenha o orçamento controlado 

A previsão de vendas ajuda o gestor a entender quando o orçamento precisa de ajustes. Dessa forma reduz possíveis prejuízos em tempos de baixa e indica possíveis investimentos em tempo de alta nos lucros. 

Essas foram algumas vantagens que você obtém ao utilizar a previsão de vendas no seu negócio, abaixo te explicaremos como colocar a previsão de vendas em prática. 

Aprenda como fazer a previsão de vendas 

Apesar da palavra “previsão” poder nos lembrar algo místico não se engane, a previsão de vendas de mística não tem nada. 

Para existir uma boa previsão de vendas, o gestor precisa se ancorar em dados confiáveis sobre os fatores internos e externos que influenciam o seu negócio. 

Recolha informações

Nesse momento o gestor precisa captar e organizar as informações que recolheu nas suas fontes de informação. 

Podem ter sido coletadas em ferramentas internas, ou em base de dados externas como site do IBGE entre outras fontes confiáveis que sua empresa utiliza. 

Faça uma análise apurada das informações recolhidas 

Passado o momento de recolher informações é hora do gestor apurá-las de maneira criteriosa. 

Aqui você apura quais são as possibilidades que o funil de vendas apresenta para a sua empresa e a partir dela você consegue ter uma noção maior do volume de vendas que será entregue pela sua equipe. 

Crie um documento organizado com as estimativas apuradas 

Agora é o momento de colocar a mão na massa e criar um documento organizado e sistematizado com todas as informações apuradas. Você pode usar ferramentas manuais como excel por exemplo ou softwares de automação de vendas. 

Escolha qual ferramenta irá utilizar baseado no tamanho da sua equipe. Se for uma equipe pequena, as planilhas já devem suprir sua necessidade, agora se seu time de vendedores for grande a melhor opção para manutenção dos dados é um software de automação. 

Nesse artigo, te explicamos o que é a previsão de vendas, quais vantagens ela pode trazer para o seu negócio e como fazê-la. Agora recomendamos que você leia este artigo que te ajudará a melhorar as vendas do seu negócio.

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