Perícia Contábil: O que faz um profissional dessa área

Quer saber sobre o que se trata a perícia contábil? Conheça essa área.

A perícia contábil é uma área da contabilidade que está recentemente em expansão mas é uma função que exige constante aprimoramento.

Para fazer parte dessa área é necessário ser graduado em Ciências Contábeis e que esteja registrado no CRC (Conselho Regional  de Contabilidade) e assim possa atuar como perito.

Se você quer saber como e onde esse profissional pode atuar, continue lendo:

A perícia contábil

O perito contábil atua juntamente com a justiça, sendo considerado o homem de confiança do juiz mas pode também ser contratado pelas partes de um processo judicial.

Ele atua solucionando litígios na Justiça, que pode recorrer ao perito quando o juiz precisa de um laudo ou atender algum pedido de uma das partes de um processo.

É esperado de quem pratica a perícia contábil demonstrar capacidade de examinar, analisar e fundamentar provas para que o laudo pericial requerido no parecer pericial contábil.

Existem dois tipo de perícia contábil: a judicial, que consiste em o perito não ter relação alguma com nenhuma das partes quando for chamado pelo juiz na necessidade de uma conferência de dados e informações com a possibilidade de haver litígio.

E existe a perícia extrajudicial, que analisa compra e venda de empresas, bens e direitos, partilha de bens, entre outros. É muito comum na justiça trabalhista, quando ocorre o desligamento de um funcionário, periciando valores pagos de acordo com a função e o tempo trabalhado.

De acordo com o CRCSP, existe uma habilitação específica para peritos atuarem, e podem ser expedidas pelo Departamento de Registros.

Existe diferença entre perícia contábil e auditoria?

Sim! A principal diferença é que a perícia analisa um determinado ato ligado ao patrimônio físico ou jurídico para a apresentação de um laudo pericial.

O auditor desenvolve o trabalho para uma entidade pública ou privada que contrata para demonstrações financeira e para a emissão do parecer dos controles internos.

Ele realiza uma análise aprofundada das atividades da empresa, além de poder atuar internamente, sendo responsável por análises e monitoramento do controle interno empresarial, tanto quanto pode atuar externamente, não tendo vínculo quando contratado por um empresa para examinar demonstrações contábeis.

A perícia contábil, por outro lado, coleta provas fiscais e jurídicas para comprovar a situação contábil da empresa e gerar laudos periciais baseados em normas técnicas pré-estipuladas.


Entendeu o que um profissional de perícia contábil pode realizar? Gostou do conteúdo e tem algum comentário? Nos diga abaixo e acompanhe sempre o Abertura Simples para ficar por dentro dos melhores assuntos contábeis.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta