5 sinais de que é hora de sair do emprego e empreender

 em Empreendedorismo

Alguma vez você já pensou em sair do emprego para se dedicar a uma empresa própria?

O sonho da maioria dos brasileiros é abandonar a vida de empregado e se tornar dono da própria empresa. Mas ainda assim, poucos realizam esse desejo por um fator simples: medo. Medo de não dar certo, medo de não estar pronto, medo de viver apenas do próprio negócio.

Existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar se esse é o melhor momento para empreender. Se, ao final do texto, você perceber que está recebendo todos esses sinais, você é um empreendedor nato! Continue lendo:

É hora de sair do emprego e se tornar empreendedor? Saiba aqui

Seu emprego ocupa muito seu tempo (e pensamento)

Se for o seu caso, você trabalha todos os dias em período integral, passando quase que a maior parte do tempo na empresa. Mal lhe sobra tempo para fazer as coisas que realmente gosta quando chega em casa, pois depois de um dia cansativo de trabalho a única coisa que você consegue pensar é em descansar.

Isso pode estar te desgastando muito mais do que você o faria se estivesse investindo na sua própria empresa, em uma coisa que você tem prazer em se dedicar.

A maioria dos empreendedores de sucesso apostam em um segmento que eles dominam ou possuem real interesse. Por isso, identifique algo que você já faz no seu tempo livre, longe do emprego convencional, e analise o quanto esse negócio pode ser viável para você.

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase “trabalhe com o que ama e não terá de trabalhar um dia sequer“, não é mesmo? Saiba como transformar o seu hobby em um negócio de sucesso clicando AQUI.

Você não aguenta mais seu emprego

A cada dia que passa, você espera ansiosamente pela sexta feira, e isso pode ser um sinal temporário, mas também pode ser um alerta de que seus objetivos de carreira não estão mais se encaixando em sua vida de funcionário.

É claro que todo mundo tem de aguentar a rotina de trabalho, que muitas vezes pode ser estressante, mas se isso se tornou constante em sua vida, talvez seja a hora de mudar.

Isso pode, inclusive, interferir no seu rendimento dentro da própria empresa. Um funcionário que começa a se sentir desmotivado perde o foco, a produtividade, e fica com seu pensamento em outro lugar.

Se você está se sentindo assim, talvez seja a hora de rever seus conceitos e pensar se você está pronto para abrir o seu próprio negócio.

Você está preparado financeiramente

O maior medo das pessoas na hora de sair do emprego e investir em um empreendimento diz respeito as questões financeiras.

Abrir um negócio próprio pode apresentar riscos, mas se você souber investir e estiver preparado financeiramente para correr atrás desse sonho, tudo acontecerá ao seu favor. Essa talvez seja uma das maneiras mais seguras de se obter capital para sua empresa, ainda mais por que você não estará devendo ninguém assim que começar.

Por isso, antes de deixar o seu cargo, é importante manter uma reserva financeira e uma poupança para investir no seu novo negócio. E depois que abrir sua empresa, fique sempre atento aos resultados, organizando bem seu controle financeiro para não ser prejudicado.

Você já possui o perfil empreendedor

Outro sinal que pode indicar que agora é a hora de empreender é que você já possui todas as habilidades e conhecimentos necessários para ter seu próprio negócio.

A partir do momento em que você começa a analisar a empresa em que você trabalha, inspirar seus colegas, percorrer entre os departamentos, solucionar problemas… Isso já indica que você tem uma necessidade empreendedora, mesmo sendo empregado.

É necessário entender, antes de tudo, que um empresário deve ter responsabilidade e assumir os riscos. Por isso, se você acha que ainda não está completamente treinado para isso, é possível aperfeiçoar suas habilidades e seu perfil empreendedor por meio de livros e cursos.

Confira 7 livros que todo empreendedor de primeira viagem deve ler clicando AQUI.

Você tem ideias que não são aceitas

Muitos empresários afirmam que já passaram por essa situação: tiveram uma ideia inovadora, mas a empresa acaba descartando por não pensar da mesma forma.

Isso chega a desapontar muitas pessoas, mas não deve ser um motivo para desistir da sugestão. Se você está convicto de que dará certo e acredita no seu potencial, você pode ser um empreendedor de sucesso.

Em uma empresa própria você pode investir e colocar em prática suas ideias, não precisando fazer necessariamente o que os outros te impõem.

Seu propósito será colocado a frente de tudo, e seu sonho de adquirir a independência financeira estará mais perto de se realizar.


Se você ainda se sente um pouco receoso de sair do emprego atual, comece mesmo antes de pedir demissão. Isso serve para testar seu negócio e também suas habilidades como empreendedor.

Além disso, traz mais segurança financeira, proporcionando condições para que você invista em seu negócio e comece a colher os frutos mais à frente, após a demissão.

Clique no botão abaixo e saiba como abrir sua empresa de forma rápida, fácil e segura com o Abertura Simples:

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Montagem com algumas pessoas, representando público-alvo x buyer personaIlustração representando as Startups