Setor de franquias cresce 7% no primeiro trimestre deste ano

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Modelos alternativos de pontos de venda, multi-unidades e e-commerce ganham espaço no setor de franquias

O ritmo de expansão mais forte e as perspectivas econômicas relativamente melhores levaram o setor de franquias a registrar um crescimento 7% no primeiro trimestre deste ano. O dado represente um ritmo mais intenso se comparado ao mesmo período de 2018 (que foi de 5,1%).

O faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5% (variação de R$ 165,190 bilhões para 177,545 bilhões). Os resultados foram apresentados na Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Analisando-se o quadro macroeconômico nacional, nota-se que, embora as expectativas iniciais do ano fossem mais otimistas, houve o agravamento de alguns indicadores importantes como o desemprego, tímido crescimento do PIB, baixa produção industrial e falta de agilidade no trâmite de reformas importantes para o país. Por outro lado, a inflação se manteve baixa, assim como os juros, e o varejo demonstrou maior vigor em vários ramos, com destaque para e-commerce e serviços.

“O cenário se mantém complexo, mas dois fatores contribuíram com o desempenho do setor: o ritmo mais forte de expansão em 2018 e de janeiro a março de 2019 – associado a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido – e alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos retraído”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Ele ainda comenta que “o crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais de venda, linha de produtos e consumidores”.

Abertura e fechamento de franquias

Em relação ao movimento de abertura e fechamento de lojas no primeiro trimestre de 2019, o estudo apontou uma variação positiva do saldo total de 2,5%, mais do que o dobro do 1º trimestre de 2018, já que foram abertas 3,7% dessas unidades e houve o fechamento de 1,2% delas.

São registradas atualmente 156.693 unidades de franquias no País. “Depois de um período de maior conservadorismo, tanto entre as redes, como entre os investidores, temos notado uma disposição maior na área de expansão. A melhoria das perspectivas econômicas certamente ajudou, mas creio também que o franchising tem se consolidado cada vez como uma opção mais segura para empreender. Mais empresas e mais pessoas tem considerado esta opção, o que é muito bom para o setor manter seu processo de reinvenção constante”, declara André Friedheim.

A pesquisa indicou também uma elevação de 2,05% no número de empregos diretos do setor no trimestre em relação ao final de 2018, totalizando 1.325.844 trabalhadores. Para o presidente da ABF, “a conjugação de unidades e empregos mostra mais uma vez o papel fundamental do setor na geração de postos formais. Se as reformas andarem no ritmo necessário e alguns problemas estruturais do estado brasileiro começarem a ser enfrentados, estou seguro que podemos contribuir ainda mais e em todo o País”.

Segmentos

Entre os segmentos que apresentaram maior variação de crescimento nos meses de janeiro a março deste ano, Casa e Construção registrou um crescimento de 12,9% no seu faturamento na comparação com o mesmo trimestre de 2018. O resultado expressivo reflete, além de uma taxa de expansão em unidades de 7,4%, o aquecimento de área de reparos e melhorias nos imóveis.

O segundo melhor desempenho ficou com o segmento de Serviços Automotivos, que cresceu 12,7% no mesmo período. Este resultado foi impulsionado pela recuperação do mercado automotivo de forma geral, que apresentou recordes de vendas de veículos novos na comparação com os anos anteriores. O crescimento da frota repercutiu em toda a cadeia, incluindo os serviços prestados pelas franquias.  O ramo de franquias de aluguéis de carros também contribuiu de forma importante com este movimento.

Também apresentaram bons resultados os segmentos de Comunicação, Informática e Eletrônicos e Serviços e Outros Negócios, com crescimentos de 9,7% e 9,6%, respectivamente. No primeiro segmento, o destaque ficou por conta de serviços de manutenção e reparo de eletroeletrônicos e de marketing e design digital. No segundo caso, à exemplo dos trimestres anteriores, foram as franquias de logística e serviços administrativos que alavancaram o resultado.

Saúde, Beleza e Bem-estar voltou ao grupo dos segmentos que mais crescem, com uma taxa de 9,2%, com uma expansão em unidades de 6,7%. O crescimento mais intenso das óticas e dos serviços médicos e odontológicos alavancaram este desempenho.

E-commerce e Multifranqueados no setor de franquias

Pela primeira vez, a ABF perguntou as redes a respeito de sua estratégia de e-commerce. 61,1% delas afirmaram que utilizam as vendas online como canal (esse montante em 2018 era de 42,3%), sendo que em 48,1% delas os franqueados participam (contra 30,1% em 2018).

O formato de participação dos franqueados predominante é a de comissão sobre as vendas (79,2%), seguido de loja virtual do franqueado (9,1%) e app de delivery (7,2%). “Esses dados são bastante reveladores e mostram que o franchising brasileiro está se adaptando a transformação digital. Porém, precisamos ir mais fundo. Por exemplo, a retirada em loja franqueada de produtos adquiridos no e-commerce, uma grande oportunidade, é adotada apenas por 0,9% das redes”, finaliza André Friedheim.

Curtiu saber os resultados do setor de franquias? Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo “4 tendências de franquias para quem quer abrir o próprio negócio“.

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