Siscoserv – Saiba como funciona esse sistema

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba como funciona o Siscoserv:

Em meio ao mundo da tecnologia, foi necessário desenvolver um sistema que pudesse acompanhar e averiguar políticas públicas relativas a serviços e intangíveis. O Siscoserv é o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio.

Ele auxilia na orientação as estratégias das empresas que atuam no comércio exterior de serviços e intangíveis. Seu público-alvo são residentes e domiciliados no Brasil que realizam comercializações de serviços com residentes do exterior. O sistema tem como função controlar todas as operações de importação e exportação referente a serviços específicos.

Como funciona o Siscoserv

Existem entidades específicas que estão obrigadas a fazer o registro de suas operações nesse sistema, com exceção de pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional e microempreendedores individuais (MEI)

Registro obrigatório a:

I – O prestador ou o tomador do serviço residente ou domiciliado no Brasil;

II – A pessoa física ou jurídica, residente ou domiciliada no Brasil, que transfere ou adquire o intangível, inclusive os direitos de propriedade intelectual, por meio de cessão, concessão, licenciamento ou por quaisquer outros meios admitidos em direito;

III – a pessoa física ou jurídica ou o responsável legal do ente despersonalizado, residente ou domiciliado no Brasil, que realize outras operações que produzam variações no patrimônio.

Além disso, é necessário entender que ele está dividido em módulos que devem ser preenchidos adequadamente nos prazos estabelecidos. Caso contrário, existem penalidades que preveem multas entre R$500,00 e R$1.500,00 por mês de atraso.

Módulos do Siscoserv

Divido em dois módulos, o módulo venda e o módulo aquisição, pois a responsabilidade do sistema é dividida entre a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SC/MDIC) e a Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda (RFB/MF).

  • Módulo Venda

Utilizado para registro de vendas efetuadas por residentes ou domiciliados no Brasil a residentes ou domiciliados no exterior relativas às transações que compreendam serviços, intangíveis e registro de outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados:

Dentro dele, é possível encontrar os seguintes modos:

Modo 1- Comércio Transfronteiriço;

Modo 2 – Consumo no Brasil

Modo 3 – Presença comercial no exterior

Modo 4 – Movimento temporário de pessoas físicas

  • Módulo Aquisição

Utilizado para registro de aquisições efetuadas por residentes ou domiciliados no País de residentes ou domiciliados no exterior relativas às transações que compreendam serviços, intangíveis e registro de outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados.

Dentro dele, você encontra os seguintes modos:

Modo 1- Comércio Transfronteiriço

Modo 2 – Consumo no Exterior

Modo 4 – Movimento temporário de pessoas físicas

Para maiores informações sobre o sistema do Siscoserv, acesse este link.


E aí, você utiliza esse sistema? Comente e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário