Entenda quais as projeções para a tecnologia na contabilidade em 2019:
Com as mudanças que ocorrem diariamente, algumas profissões estão preocupando-se com as atividades de seus setores.
A verdade é que, a tecnologia na contabilidade está se fazendo cada vez mais presente, já que está diariamente nos processos, e pode auxiliar muito no trabalho dos contadores.
Isso porque a cada dia mais, o mercado vem se renovando e melhorando e a principal função, que é tentar otimizar esses processos.
As projeções recentes podem mostrar como a tecnologia está auxiliando o contador moderno a se tornar ainda mais eficaz. Confira abaixo algumas das principais tendências para este ano e os próximos que estão por vir:
A tecnologia na contabilidade em 2019
As tendências do próximo ano
Projeções recentes mostram que a tecnologia fará cada vez mais parte da vida dos contadores, mas jamais ocupará seu papel com total eficácia.
Apesar de automatizar alguns processos, é necessário ter alguém que saiba como lidar com os dados que são fornecidos, sabendo onde colocá-los adequadamente.
Abaixo, você pode conferir as principais tendências do próximo ano:
Softwares de Gestão Contábil
As automações de processos podem ser feitas por softwares que permitem o controle adequado das atividades contábeis e assim, organizam dados como: folha de pagamento, balancetes dinâmicos, geração de relatórios e emissão de notas fiscais.
Marketing Digital
Todo escritório busca promover seus serviços com eficácia e a internet é meio perfeito para isso, já que é possível atingir diversas pessoas com pequenas ações.
Por isso, diversos escritórios tem utilizado estratégias de marketing digital para atrair novas pessoas e melhorar a carteira de clientes.
Armazenamento na nuvem
Como uma maneira de trabalhar com diferentes aplicativos, o armazenamento na nuvem chega para ajudar os contadores a armazenar diversos dados e atender efetivamente as exigências do Fisco, com o armazenamento de notas fiscais eletrônicas pelo prazo legal de 5 anos.
Utilização de mídias sociais como ferramenta de negócio
Ser presente nas redes sociais é uma das principais tendências pra 2019, pois é uma necessidade para todos que desejam estar em contato com clientes e novas pessoas interessadas em seu negócio.
A contabilidade será extinta?
Recentemente, uma pesquisa feita pela consultoria Ernst & Young, apontou que alguma profissões poderiam desaparecer a partir de 2025 e entre elas, está a contabilidade, sendo tomada por automações tecnológicas.
A realidade é que não tem como o contador ser completamente retirado do mercado, já que para utilizar corretamente essas ferramentas o profissional contábil é o mais indicado para controlá-la da melhor maneira possível. A tecnologia simplificou os processos e acelerou as operações e não extinguiu as funções dos contadores.
Temos 5 razões pelas quais o contador não será extinto:
- A contabilidade é estratégica: Mesmo que seja feito por uma tecnologia, o fechamento contábil deve sempre ter alguém para analisar, conferir e garantir que tudo está funcionando.
- O contador pode ajudar o programador a construir novas tecnologias: Apesar não saber programar, montar uma tecnologia funcional para o âmbito contábil deve ser feita por alguém que entenda perfeitamente o que deve conter ali para ser uma tecnologia funcional.
- O profissional contábil é quem mais entende dos tributos de uma empresa que apesar de poder automatizar esses processos, sempre precisará de alguém que entende do assunto para trazer isso mais apropriadamente para a empresa
- Ajudará a padronizar os ambientes e adequar corretamente os regimes tributários
- Sempre será essencial na interpretação de dados contábeis e tomadas de decisões.
Ou seja, esse não é o fim da contabilidade como todos conhecem, mas sim uma chance para os contadores se adaptarem e utilizarem processos que ajudem a otimizar seus dias dentro do escritório.
Entendeu como pode funcionar a tecnologia na contabilidade? Comente e continue sempre atento aos novo conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!