Tecnologia na Contabilidade em 2019 – Saiba quais são as projeções para o próximo ano!

Entenda quais as projeções para a tecnologia na contabilidade em 2019:

Com as mudanças que ocorrem diariamente, algumas profissões estão preocupando-se com a longevidade de seus setores. Dentro disso, estão os contadores, que ficam preocupados sempre que vêem uma tecnologia nova sendo lançada.

A verdade é que, a tecnologia na contabilidade está se fazendo cada vez mais presente, já que está diariamente nos processos contábeis que precisam ser feitos e entregues. Isso porque a cada dia mais, o mercado vem se renovando e melhorando e a principal função é tentar otimizar esses processos.

O que a maioria dos contadores pensam na verdade é que a tecnologia pode um dia tomar seus lugares e eles serem dispensáveis daqui alguns anos, mas as projeções recentes podem mostrar o contrário.

A tecnologia na contabilidade em 2019

As tendências do próximo ano

Projeções recentes mostram que a tecnologia fará cada vez mais parte da vida dos contadores mas jamais ocupará seu papel com total eficácia. Apesar de automatizar alguns processos, é necessário ter alguém saiba como lidar com os dados que são fornecidos, sabendo onde colocá-los adequadamente.

Abaixo, você pode conferir as principais tendências do próximo ano:

Softwares de Gestão Contábil

As automações de processos podem ser feitas por softwares que permitem o controle adequado das atividades contábeis e assim, organizam dados como: folha de pagamento, balancetes dinâmicos, geração de relatórios e emissão de notas fiscais.

Marketing Digital

Todo escritório busca promover seus serviços com eficácia  e a internet é meio perfeito para isso, já que é possível atingir diversas pessoas com pequenas ações. Por isso, diversos escritórios tem utilizado estratégias de marketing digital para atrair novas pessoas e melhorar a carteira de clientes.

Armazenamento na nuvem

Como uma maneira de trabalhar com diferentes aplicativos, o armazenamento na nuvem chega para ajudar os contadores a armazenar diversos dados e atender efetivamente as exigências do Fisco, com o armazenamento de notas fiscais eletrônicas pelo prazo legal de 5 anos.

Utilização de mídias sociais como ferramenta de negócio

Ser presente nas redes sociais é uma das principais tendências pra 2019, pois é uma necessidade para todos que desejam estar em contato com clientes e novas pessoas interessadas em seu negócio.

A contabilidade será extinta?

Recentemente, saiu uma pesquisa feita pela consultoria Ernst & Young, mostrando que alguma profissões poderiam desaparecer a partir de 2025 e entre elas, está a contabilidade, sendo tomada por automações tecnológicas.

A realidade é que não tem como o contador ser completamente retirado do mercado, já que para utilizar corretamente essas ferramentas o profissional contábil é o mais indicado para controlá-la da melhor maneira possível. A tecnologia simplificou os processos e acelerou as operações e não extinguiu as funções dos contadores.

Temos 5 razões pelas quais o contador não será extinto:

  1. A contabilidade é estratégica: Mesmo que seja feito por uma tecnologia, o fechamento contábil deve sempre ter alguém para analisar, conferir e garantir que tudo está funcionando.
  2. O contador pode ajudar o programador a construir novas tecnologias: Apesar não saber programar, montar uma tecnologia funcional para o âmbito contábil deve ser feita por alguém que entenda perfeitamente o que deve conter ali para ser uma tecnologia funcional.
  3. O profissional contábil é quem mais entende dos tributos de uma empresa que apesar de poder automatizar esses processos, sempre precisará de alguém que entende do assunto para trazer isso mais apropriadamente para a empresa
  4. Ajudará a padronizar os ambientes e adequar corretamente os regimes tributários
  5. Sempre será essencial na interpretação de dados contábeis e tomadas de decisões.

Ou seja, esse não é o fim da contabilidade como todos conhecem, mas sim uma chance para os contadores se adaptarem e utilizarem processos que ajudem a otimizar seus dias dentro do escritório.


Entendeu como pode funcionar a tecnologia na contabilidade? Comente e continue sempre atento aos novo conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta