O que preciso para trabalhar com transporte escolar?

 em Novos Negócios

Pensando em trabalhar com transporte escolar? O segmento pode ser uma boa opção para quem deseja iniciar seu próprio negócio. Apesar de se tratar de um ofício que não necessite de grande aprimoramento, o micro empreendedor que pretende investir no ramo precisa se atualizar em relação as exigências para ser considerado apto pelos órgãos responsáveis e oferecer o serviço de forma segura para seus futuros clientes.

Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para se dar bem nos negócios. Siga os passos abaixo e confira o que é necessário para ingressar na área e trabalhar com transporte escolar:

Tudo o que você precisa saber para trabalhar com transporte escolar

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em seu transporte escolar. Além disso, o plano de negócios detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Deve-se pesquisar também o público que irá utilizar seu serviço de transporte escolar, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

Por se tratar de um negócio sobre rodas, não há a obrigatoriedade de ter um espaço físico, como um escritório. O mais comum é que os motoristas escolham seu “ponto”, ou seja, a escola onde pretendem oferecer seus serviços como “tio da van”, forma como a função é popularmente conhecida.

A concorrência do ponto é o principal fator para se levar em consideração. É importante calcular a quantidade de alunos que carecem do serviço com o número de profissionais que já oferecem o transporte escolar no local. Verifique também se há alguma região que ainda não seja atendida pelos concorrentes e invista caso houver disponibilidade.

Fiscal fazzendo análise, representando como trabalhar com transporte escolar

Estrutura e equipamentos regularizados

Para abrir um transporte escolar a estrutura mínima é possuir um veículo que atenda entre 8 e 19 passageiros, além do motorista. No entanto, deve-se estar atento também na lista de requisitos estipulados pelos órgãos reguladores. Sendo assim, o veículo deve estar de acordo com todas as exigências catalogadas no Código Nacional de Trânsito, além de respeitar as regras específicas de seu município, já que cada cidade tem seu regulamento. Confira abaixo as regras básicas que são válidas em todo território nacional:

  • O veículo deve conter faixa horizontal amarela com 40cm de altura a inscrição ESCOLAR á meia altura
  • Abaixo da faixa de identificação, faixas refletivas também são obrigatórias
  • Lanternas para alertar sobre a altura do utilitário devem ficar nas extremidades superiores
  • O tacógrafo, aparelho que registra a velocidade do veículo, é outro item obrigatório e deverá passar por verificação periódica
  • O cinto de segurança deve estar em todos os assentos, incluindo o  do motorista
  • O condutor de veículo deverá portar o registro atualizado de cada aluno transportado, contendo nome, data de nascimento e telefone

Além da vistoria que é feita para a legalização do ofício, os veículos devem passar por fiscalização periódica pelo Detran de seu estado duas vezes ao ano para verificação itens de segurança e análise da conduta do motorista, já que os registros do tacógrafos também deve ser apresentados.

Divulgação e dicas

A divulgação de seu é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados. Uma dica é deixar algumas unidades na secretária da escola onde presta serviço como indicação para pais que precisem do serviço. Não deixe também de investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, crie uma página nas redes sociais e faça publicações recorrentes para gerar interação pelos usuários.

Por ser um negócio que existe em todas as cidades do país, a concorrência é muito alta. É importante conseguir se destacar, seja no custo dos serviços ou à forma diferenciada de prestar um serviço.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar conquistará sucesso ao abrir um transporte escolar!

Documentação necessária

Os documentos necessários para trabalhar com transporte escolar são simples:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Além disso, é necessário ser capacitado em curso obrigatório no Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN (com carga horária de 50 horas aula) e portar carteira de habilitação categoria “D”.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que seu transporte escolar seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

foto de uma tapioca - como abrir uma tapiocariafoto de várias garrafas de vinho, representando como abrir uma distribuidora de bebidas